Do leitor Augusto Paixão, sobre o artigo Mais hidrelétricas ou ética dos politicos?, de Edilberto Sena:
Padre Edilberto, trabalhei na construção da linha de transmissão de Tucuruí a Manaus, sendo que a empresa que eu estava, a Andrade Gutierrez, ficou para construir o trecho Oriximiná à Subestação Engenheiro Lechuga, que fica próximo à capital amazonense.
Esse trecho quem ficou com a concessão de uso foi a Manaus Transmissora de Energia S/A, empresa da qual participam a Eletrobras-Eletronorte, Eletrobras-Chesf e a espanhola Abengoa, o trecho de 586 km, em 500 kV.
Na época, perguntávamos o porquê da energia não ser rebaixada para atender as cidades a qual o linhão passou praticamente dentro das cidades na área do Pará, e a resposta foi igual ao ditado popular, curta e grossa: “Não é de interesse da Manaus Transmissora rebaixar essa energia para as cidades, o objetivo principal e o Polo Industrial de Manaus (PIM) e Boa Vista”.
Ficou então demonstrado claramente que o ex-presidente Lula, que foi o presidente que articulou a construção desse linhão de 1800 km, não tinha interesse de atender as pequenas cidades do Pará, pois o projeto iniciou no seu governo e terminou no governo de sua sucessora, a presidenta Dilma.
Esse linhão é de circuito duplo de 500 kv, que posteriormente será direcionado de Manaus para Boa Vista (Roraima), com o objetivo de cortar a grande dependência que esse estado tem da energia vinda da Venezuela. Ocorreu uma grande falta de interesse do Governo Federal (Presidente Lula) ,e principalmente dos políticos paraenses, em pressionar o governo federal em mudar o projeto e rebaixar a energia para as cidades que o linhão Tucuruí-Manaus, passou.
Obs: Padre Edilberto, todos os investimentos que estão sendo feitos em Manaus pelo governo federal é para atender as demandas que irão surgir na Copa 2014, e o PIM (Polo Industrial de Manau), e não a Zona Franca como o senhor citou, pois existe um diferença entre o polo industrial e a zona franca.
a energia começará a ser rebaixada a partir de nhamundá que é dividida de terra santa apenas por um rio, dai vai para parintins, barreirinha, urucurituba, urucará, boa vista dos ramos, itacoatiara, silves itapiranga, rio preto da eva chegando até manaus.
puro desinteresse dos politicos paraenses
acorda povo….
Jeso, veja só isto:
https://novoblogdobarata.blogspot.com.br/2013/08/ufpa-reitor-suspeito-de-patrocinar.html
Explica porque o sr. Edir Veiga caiu de pára-quedas nas eleições da UFOPA dando pitaco mal intencionado. O Maneschy é presidente da ANDIFES. Cadê a isenção deste sr.?
https://www.andifes.org.br/