Morre médico do PA referência em medicina tropical

Publicado em por em pessoas, Uncategorized

Médico infectologista e diretor do conselho curador da FDB (Fundação Amazônica para Defesa da Biosfera), Heitor Vieira Dourado morreu de infarto no domingo (22) na cidade de Aracati (Ceará).

Ele é paraense de Belém e foi professor do curso de Medicina na UFPA (Universidade Federal do Pará).

Seu corpo chegou na madruga de hoje (24) em Manaus, onde será sepultado.

Aposentado, o médico morava na cidade de Majorlândia (CE).

Especialista em malária, ele foi o fundador da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, centro de referência nacional e mundial para o tratamento de enfermidades tropicais.


Publicado por:

2 Responses to Morre médico do PA referência em medicina tropical

  • Jamais esquecer de sua célebre frase: “Estamos fazendo por você o que sua mãe faria, se entendesse de Medicina Tropical.” Perda irreparável.

  • Eu, no início de carreira no jornalismo impresso, no começo dos anos oitenta, o professor Heitor me passou grandes matérias sobre doenças tropicais. As suas entrevistas eram verdadeiras aulas, com destaque para a malária. Aqui no Amazonas ele era muito respeitado, e ocupou destacados cargos públicos no universo da saúde pública. O já pequeno mundo científico da Amazônia perde um grande maralogista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *