Um escárnio em gestação

Publicado em por em Educação e Cultura

Será um graúdo escárnio se o governador eleito do Pará, Simão Jatene (PSDB – foto), bater o martelo para esta articulação política em andamento na região: entregar a 5ª URE, a sucursal da Seduc nos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, para o ex-prefeito e deputado federal Lira Maia (DEM), seu aliado.

Por que escárnio?

Porque é justamente por gestão fraudulenta na área da educação que o parlamentar santareno responde a vários e vários processos em tramitação hoje no STF (Supremo Tribunal Federal).

Fraudes variadas, de desvio de recursos do antigo Fundef (hoje Fundeb) a licitações forjadas, entre outros descaminhos.

Lira Maia pode até não ter na 5ª URE a mesma margem de manobra que tinha na Semed (Secretaria Municipal de Educação)/Santarém, para novas falcatruas. Pouco importa.

O que se levará em conta é a simbologia desse favor político. Algo como o galinheiro sendo entregue à gerência da raposa. É bom lembrar: à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta.

Que se entregue a Lira Maia outros nacos do governo, mas Jatene deve negar ao aliado áreas ligadas à educação, sob pena de soar como rotundo escárnio. Um prêmio tucano à gestão do ex-gestor pelos relevantes serviços prestados no setor educacional.

Maria José Maia, professora e irmã do ex-prefeito santareno, é a mais cotada hoje para assumir o lugar da socióloga Graça Pedroso na 5ª URE em 2011.

Foto: Diário do Pará


Publicado por:

54 Responses to Um escárnio em gestação

  • Fala sério, crucificar a professora Maria José é fácil. Como se ela não tivesse capacidade profissional para exercer a função, só porque ela tem o sobre nome “Maia” não quer dizer nada, pois será que todos pensam que a mesma não tem opinião própria sendo um simples fantoche. E sua capacidade onde fica?

    Se a professora assumir, isso não quer dizer que é o Lira Maia vai mandar e desmandar! Não concordo que a pessoa seja crucificada pelo que seu irmão supostamente fez.

    Tenho dito!

  • Caro leitores, independente do passado do dep. Lira Maia frente a PMS, digo a todos que a profª Maria José Maia tem competencia para assumir a 5ª URE ja que mostrou trabalho quando foi assessora da região de planalto, junto a SEMED, no gov. Lira Maia. É uma boa indicação.

  • Olha se isso for verdade na politicatudo é igual, muda os atores mas a pratica é a mesma. Sim, pois Jatene falou muito sobre essa questão do governa Ana Julia e agora fará o mesmo para atender os interesses dos seus aliados. Onde esta o interesse do povo que ele tanto pregava? O que é pior, entregar um setor importante para o estado que é a educação, para alguem que tem os maios processos, justamente em relação a educação em sua administração. Acho que chegou a hora da população se unir e cobrar de Jatene que ele forme seu governo em base solida em favor do povo e não em favor de interesses iscusos

  • É incrível que os olhos de rapina do Ilustríssimo Lira Maia sempre está voltado aos resursos destinados à Educação. Não é mera coincidência!

  • VEJAM POR QUE O MEDO DA MUDANÇA NA 5ª URE
    LEI N° 5.810, DE 24 DE JANEIRO DE 1994*
    Dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará.
    Art. 178. É vedado ao servidor:
    V – valer-se do exercício do cargo para auferir proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função;
    X – tratar de interesses particulares ou desempenhar atividade estranha ao cargo, no recinto da repartição;
    Obs: Cabe penalidades aqui também para Raimunda Nonata que se ausentou da 5ª URE quando era diretora, para ministrar aulas pela UVA em outros municípios, deixando a URE sob NOVA DIREÇÂO).

  • É meu caro Jeso, tem muita gente preocupado em quem vai assumir a 5ª URE, muitos estão com a barba de molho, pois a era do bem bom pra muitos que não trabalham direito e não respeitam ou honram o serviço público está acabando.

    São tantas as pessoas que ganharam dinheiro neste governo sem trabalhar, esses sim estão preocupados. Seja quem for assumir a 5ª URE, vamos cobrar uma gestão mais decente do que essas duas que passaram por lá: Raimunda Nonata e Graça Ninos.

    A 5ª URE só estagnou nesses 4 anos. Nós professores tivemos que muitas vezes recorrer a um telefonema pra SEDUC Belém pra resolver uma coisa tão simples que elas foram incompetentes e não resolveram. Vi muitas vezes professores recorrendo a professora Marinete para resolver situações, de até informações erradas que foram dadas na 5ªURE. Essa sim, deveria voltar pra 5ª URE, mas ela sabe muito bem do descaso da 5ª URE.

    Cadê o dinheiro da 5ª URE do fundo rotativo? O gato comeu. Nós que somos servidores há mais de 25 anos da SEDUC percebemos o descaso, nem se quer um prego novo foi aplicado com o dinheiro, deixaram tudo se acabar e não fizeram manuntenção de nada. Eita governo que não sabe gerenciar o patrimonio público.

    Cadê a Raimunda Nonata que está lotada com 280h no Estado e não cumpre com sua carga horária. Você sabe o que significa 280h de carga horária? Significa que ela teria que trabalhar de manhã, de tarde e de noite pelo Estado. E como explica isso se ela ocupa um cargo na SEMED de coordenadora de algum programa.

    Você que é servidor público, que cumpre com suas obrigações, você concorda com esse privilégio? Tem muita coisa pra apurar nessas duas Gestão da 5ª URE.
    Falar em perseguição, essas duas perseguiram muita gente, eu é que os diga. FALA SÉRIO!

    1. Anastasia, divirjo de você com relação à gestão da socióloga Graça Pedroso. Nunca soube de fatos ou ações truculentas que desabone a conduta dela à frente da instituição.

  • A SENHOR SO JESUS PARA SALVAR ESTE ESTADO DO PARA. E SO BRIGAR POR PODER E BENEFICIO FAMILIAR.

  • Caro Jeso,

    O mais intrigante de tudo é que a fatura pro Jáder Barbalho ainda nem começou. Quem acompanha o Diário do Pará, sabe que o Jáder apoiou Jatene e, com certeza muitas surpresas irão acontecer.
    Aguardemos.

    Abs

    1. Será que apoiou Jatene ?

      Mas Ana Julia declarou seu segundo voto como senador seria dele , ou vc esqueceu ?

  • jeso, meu caro, depois do Maia estar respaudado pela voto o que impede do Jatene, de dar este mimo a thurma do cipoal, afinal de contas so na perola foram mais de 75 mil votos. é a voz do povo dizendo o que quer, e viva a democracia.

  • Até parece que o Oculista vai ser o gestor da transparência e da probidade no governo do Jatene. “Dentro dos limites da probidade”. Vai falar isto para a dupla Maia-Von. Eles te darão um chute.
    Conte esta história para outro. Tremenda de uma falácia este teu argumento.
    O Jatene só fez a coligação com Maia apenas pelo Poder. Apenas isto. Aliás, o projeto do Jatene é o Poder.
    É fato público e notório que o Lira Maia e sua turma gostam de desviar dinheiro público. Esta pecha, oculista, tanto o Jatene como o Helenison já estão carregando e vão carregar por muito tempo.
    Como diz o brocardo popular: “me diz com quém tú andas que te direi quém és”.
    Portanto, o governo do jatene já começa errado.

  • Jeso, não é só em stm, em Alenquer a coisa vai pelo mesmo rumo. É a turma do Paulo Macedo irmão do candidato a vice do Maia em 2008 que vai dar as cartas. eles já dominaram a prefeitura com montagem de empresas só para ganhar licitação na prefeitura e davam um cachorro quente e 10 reais pra quem comparecia nas reuniões da dupla Maia-von na campanha, agora dizem que vão dar rasteira no João Piloto lançando um membro da família candidato a prefeito, tudo com apoio do Jatene e do elenilson Pontes, que já está apoiando eles a pedido do Maia. Na festa da vitória do Jatene na principal praca da cidade, eles faziam a maior baixaria gritando palavrões, bebendo e agarrando adolescentes.

  • Garanto a vocês que isso tudo não passa de factóides políticos.O espaço administrativo na gestão Jatene-Helenilson que será dado aos membros do DEM dirigido hodiernamente a nível regional pelo Dep. Federal reeleito Lira Maia ficará condicionado aos limites da transparência e probidade no trato dos recursos públicos.
    Cumpre ressaltar que as respectivas regras de condutas éticas não valerão apenas aos Democratas, mas sim, a todos os integrantes das siglas partidárias que prestaram apoio à candidatura vitoriosa de Jatene-Helenilson.
    Desse modo, todos, indistintamente todos, estão sob a égide principiologica da legalidade e moralidade nas realizações do múnus público.

  • São todos parecidos, o que é um nôjo. Achar que tudo isso é normal, é mais nojento ainda. É inaceitável o Hospital Regional continuar na mão do antonio rocha e cia ltda, entregar a SEDUC/OESTE do PARÀ ao lira maia ou continuar entregando a esses politicos órgãos importantes que cuidam de saúde de educação de meio ambiente, é fazer o mesmo que a ana júlia fez. Então para quem fez campanha achando que mudando o governador ficaria melhor, meus pêsames, pra quem está chorando porque a ana júlia perdeu meus pêsames. Por fim o Armando S S Junior dizer que tá tudo certo, talvez esteja na hora de mudar para Armando Barbalho S Junior.

    1. Nelson eu nao acho que ta tudo certo … mas a realidade e essa e a culpa e do povo , quem da poder a essas figurinhas e o povo.

  • Cabral Silva, faço minhas suas palavras, a familia Maia não tem competencia para administrar nada.

  • Aos pessimistas. Se a coisa tá ruim, porque não torcer para que as coisas mudem para melhor???
    Com essa torcida, não tem governo que preste.

    1. Torço, Joshua, para que o novo governo (leia-se Simão Jatene) seja mais competente, tenha melhor desempenho que o atual. E isso não é nada difícil.

  • O anônimo das 09;51 esqueceu de citar uma parcela da população santarena que é a elite destas plagas ,que não só fez campanha, mas tbm financiou as campanhas dos malfeitores,ladrões e corruptos de todas as cores da nossa querida “PÉROLA”.

  • É verdade Jeso,

    A turma do cipoal vai voltar com força para a educação estadual agora, e o pior é q tds já sabemos mt bem como funciona a metodologia deles, vão perseguir os servidores.

    Maria José Maia será o exemplo vivo da ex-secretária que já se foi, na mesma linha de Marinete e Aldo. Mas foram os educadores q escolheram assim, que preferiram essa mudança.

    O povo tem o governo que merece! Quem sofram todos os santarenos!

    1. Querido ou querida, procure conhecer melhor as pessoas para falar, Deus sabe. Nunca julgue o seu proximo, principalmente se não conhece.

  • Jeso, gostaria de saber o que o PSDB fala sobre isto. O Helenilson Pontes não vai se manifestar?

    Já pensaram as empresas dos parentes do Lira Maia ganhando as lcitações. São elas: Milserv Engenharia, Construtora Tupaiu Ltda, Francisco Araújo Lira Ltda, etc etc.
    Vamos assistir outra vez ao festival de fraudes que a turma do cipoal vai implementar no Governo JATENE-HELENILSON PONTES?
    Depois não vão dizer que avisei

    1. Esse mesmo comentario tu poderias dizer das empresas que ganharam as licitações no estado, seriam elas todas ligadas aos ptzinhos?…acho que não, ou voce desconheçe, ou se sabe, faz de conta que não sabe como funciona a administração publica.

  • Caro amigo Jeso.
    Outro dia eu escrevi dizendo que o seu caso com o Lira Maia e pessoal, até o momento o Maia não foi condenado nos processos, acho que vc esta o está condenando ante do jugamento, deixe pra justiça jugá-lo. Maia hoje e a maior liderança do Oeste do Pará vc querendo ou não. O governo do PT que tanto vc admirava já não esta correspondendo as espctativas do povo de Santarém. Dias ataz vc foi infeliz a comentar sobre a Santa na residencia do Maia. É amigo acho que realmente o caso e pessoal.
    Um abraço.

    1. Paulo, não há nada pessoal. Todas as minhas críticas ao senhor Lira Maia são feitas ao homem público, ao parlamentar, ao ex-prefeito. Não há, pois, nada de pessoal.

      Vc. tem razão: Maia ainda não foi condenado. Mas até lá, Jatene deveria suspender qualquer nomeação do deputado federal para a área educacional.

      1. Não se pode punir ninguém antes de ser julgado. Até então ele continua sendo um líder para a nossa região.

    2. Maior liderança politica da região? Não creio que o capo do cipoal, tenha esse “poder” todo, mera ilação sua. A votação de LM, deu-se ao grande volume de dinheiro gasto na campanha, e não representa liderança de nada. Quanto ao LM, ser condenado pelo supremo, é uma questão de tempo.

    3. Paulo é por causa de pessoa como você que a improbidade adminstrativa, desvio de verba pública, Fichas Sujam correm soltas no Pará, nada nem ninguém tem pessoal com esse cidadão, está nas contas da Prefeitura e no TCM, não é invenção de ninguém, são fatos. Ele pode ser teu parente teu patrão sei lá, mas fez miséria na prefeitura por 8 anos. Aceita os fatos e luta por uma política menos suja camarada!

  • O eleitor santareno irá pagar as contas!!!
    Quem mandou não saber votar!!!
    Cada povo tem o “DEMO” que deseja!!!
    Isso é Pará!!!
    Isso é Santarém!!!

    1. De olho de uma maneira ou de outra o eleitor iria pagar …

      Ou voce acha que Ana Julia se eleita iria escolher seu secretariado no Vaticano ?

  • Não adianta estrebuchar o povo SANTARENO gosta de malfeitores,corruptos e ladrões.Basta ver os mais votados na “PÉROLA DO TAPAJÓS”.É o Liroca é quem a partir de Janeiro de 2011 é quem dará as cartas,viva a sabedoria popular induzida pelos formadores de opinião.

    1. Anonimo isso é nacional …..

      Vemos Tiriricas , Romarios e tantos outros pelo pais afora , isso não é exclusividade dos paraenses .

  • Jeso, você toda a razão.
    O ex-prefeito convocará todos os seus parentes que fizeram parte da turma que dilapidou o cofre da SEMED quando dos períodos de seus mandados.
    Nos processos, há provas irrefutáveis que comprovam o desvio de recurso público na SEMED.
    Para a gente ter a certeza de que ele vai convocar seus parentes, é so aguardarmos as nomeações no Diário Oficial do Estado.
    Digo mais, coitado do povo de Santarém que vai ter de conviver, novamente, com essa gente que gosta de se beneficiar dos recursos público.

    1. DETRAN – Raquel Santana, principal cabo eleitoral em Santarém de Jatene.
      5º URE – Galera do Cipoal, a maioria dos professores se reuniam com Lira Maia onde ele prometia apoio.
      SESPA – não sei quem.

      1. Acho que todos estes comentarios sobre nomes para os cargos estão “gelados” ,inclusive a nível de secretariado, HOJE a única certeza que temos é que, no dia 1/01/2011, Dr. Simão Jatene e Dr. Helenilson Pontes, tomarao posse. O que eu posso garantir é que o PSDB, sempre utilizou critérios técnicos para ocupar seus cargos de confiança,e não a carteira de filiação.
        Quanto a mim, EU, lhe garanto que não cogito assumir o Detran, ja tive o meu ciclo, e tenho certeza que, alguem com competência assumirá.

        1. Há muitas certezas, sim, Raquel. Ou tu achas que o secretariado de Simão Jatene já não se encontra em gestação? Com relação aos critérios a serem utilizados pelo PSDB para formar o 1º escalão, não basta o técnico. O ético também tem que ocorrer simultaneamente, Se não, vira escárnio.

        2. Jeso, é muita pretensão sua, quanto a ética. Vc já viu nomear alguém com ética!
          Fala sério!!
          Os nomes dizem tudo!!

          1. É pretensão mesmo. Mas não vou abandoná-la. Brigo sempre por uma sociedade mais justa, com menos bandidos soltos à rua, mais democrática, mais tolerante com as diferenças e mais fraterna. Pretensão? É sim.

      2. Porque tu estás preocupado colega? É porque vc é um tremendo malandrão né , não trabalha né, e está com medo . Marajá da Seduc, em vez de está atacando as pessoas de bem, vai pagar o dinheiro que ganhou sem trabalhar, te cuida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *