TRE notifica empresários do "sim"

Publicado em por em Política

Donos de lojas e similares em Santarém estão sendo notificados pela Justiça Eleitoral (leia-se TRE, Tribunal Regional Eleitoral), para retirar todo e qualquer cartaz alusivo à defesa do “sim 77” no plebiscito sobre a criação de 2 novos estados no Pará – Tapajós e Carajás.

A proibição tem respaldo legal.

Não se tem notícia de idêntica ação em Belém, onde cartazes do “não 55” campeiam no comércio local, inclusive em prédios públicos.

Leia também:
Nem “sim”, nem “não”. Por quê?.
Pará, o penúltimo em desenvolvimento.
Por motivo de união.


Publicado por:

35 Responses to TRE notifica empresários do "sim"

  • TRE, voce e responsavel pela volta do voto de cabresto. voces são um bando de palhaço, que não conseguem trabalhar sem uma forcinha do governador, seus fanfarrão.

  • Acho bom o TRE acompanhar também a programação da Ponta Negra que EXPLICITAMENTE faz campanha pelo Sim, falando de modo a influenciar aquelas pessoas que não sabem bem nem mesmo o que é o plebiscito e o que está em jogo, usa seu poder de persuasão e é completamente parcial.

    A imprensa no oeste do Pará deve se conter mais, pois parece que esqueceu que esse debate é, acima de tudo, político e que a imprensa deve, no mínimo, se comportar como imprensa e agir de maneira imparcial.

    Independente do que seja, se pelo Sim, pelo Não, essa é atitude covarde da imprensa santarena
    Opinião é pra ser formada e não plantada!

      1. Antes quero esclarecer que me refiro à imprensa televisiva, infelizmente a de maior alcance.

        Até onde pude constatar e pelo que procurei saber, a imprensa em Belém não chegou a esse nível. Falar explicitamente pra população votar 55, isso não, Até porquê sabem das implicações que isso pode acarretar junto ao TRE.

    1. caro RENATO, não vejo essa atitude covarde da imprensa santarena que voce fala, pois ate mesmo na campanha eleitoral, se ve toda hora nos meios de comunicação, propagandas a favor de um ou doutro candidato, vejo inclusive, que nas emissoras de tv de Santarém, existem masi propagandas apooiando o~”não” que o “sim”, agora lhe pergunto voce sabe o que e um plebiscito? voce consegue defender a susa opinião a respeito de um dos dois lados, ou voce e so mais um morador do futuro pará, que e iludido diariamente com informações falsas e que não condizem com a realidade?
      sabe o que acho mais ilario, nisso tudo, e que os defensores do “não”, dizem na maior “cara-de-pau” que não conseguem viver sem as duas areas que querem se emancipar. e isso mesmo sem tapajós e carajás,o estado do pará, não consegue nem mesmo sobreviver. o governo esta acostumado a roubar o dinheiro dessas duas regiões e investir na região metropolitana de belém.

      1. Por favor, assim também não. Só o Grupo Yamada na cidade de Belém deve arrecadar mais em impostos para esta que todo comércio varejista no centro de Santarém. Claro que o SIM é uma reivindicação nossa, minha, de todo o Oeste do Pará; mas…

      2. Caro ANDERSON COSTA,

        Não estou falando de propagandas, pois estas são direito das frentes em campanha.
        Falo de jornais como o ROTA e até mesmo o JT, embora a ficha deste já tenha caído, entre outros de cidades vizinhas, como em Oriximiná e Itaituba, os quais também pude presenciar. Ou você acha que é papel da imprensa lhe dizer em quem deves votar? Você pode não aceitar, pois presumo que tenhas conhecimento suficiente para formar sua própria opinião (espero mesmo que sim), mas e a pessoas pobres, pouco instruídas e com pouquíssimo acesso à informação, as quais temos aos montes na cidade e principalmente no interior da nossa região? O que acha que estas pessoas fazem? Simplesmente reproduzem o que se pede na TV, uma vez que quem os dirige a palavra através das ondas VHF é um apresentador tido como “formador de opinião” na cidade e que tem contato fácil com essas pessoas através de uma linguagem simples, sempre defendendo o povo depois de apresentar suas matérias.
        Você me pergunta se sei o que é plebiscito e eu lhe pergunto: sabe o que é imprensa? Sabe o que é Código Eleitoral? Sabe o que é tratamento isonômico observado pelas emissoras de rádio e TV?
        O que parece, meu caro, como se vê no dia a dia, é que todos são cegos e mudos, mas claro, de acordo com o que convém a cada um.
        Iludido, eu? Tire as vendas e poderemos descobrir juntos através de uma conversa saudável quem ilude melhor no Pará do meu suor.
        Se você ousa dizer que não sei defender minha opinião quanto ao SIM ou NÃO (opinião esta que nem sequer expressei) porque é tão difícil você aceitar a crítica que faço que nem é contra você ou ao que você apoia e sim contra a imprensa televisiva?

  • Nós que fazemos parte não temos nada haver com isso!
    Isso é uma atitude isolada do responsável que é de Belém e está metendo os pés pelas mãos. Querendo negar o direito lutamos muito para conquistar. Estamos tristes com esta atitude do colega.
    Mas aqui somos 99,99% SIM. E as urnas vao comprovar isso!

  • Caro Jeso,

    Vamos fazer uma campanha, pro Duda divulgar mais o nosso 77, nos programas do SIM, ele pouco divulga. Axo que um JINGLE bem feito, cairia bem.
    Abraçs.

    ISSO TEM QUE MUDAR, SE É BOM PRA TODOS, NÃO DIGA NÃO, DIGA SIM!!!

  • Caro Jeso,
    Vamos dividir e dxar só a cuia do tacacá pros políticos sacanas que apoiam o NÃO,,,,rsrsrsrsrs.

    Vamos levar o tucupi, camarão, jambu e a goma e eles vão fikar só cm a cuia.

    Dpois eles vão ter que pagar pelo tucupi, camarão, jambu e a goma, pois a vários anos eles só comem sem saber qto custa,kkkkkk
    E nós, coitados, pagamos(com a falta de assistência) tdos estes anos pra eles enxerem a pança deles.
    ISSO TEM QUE MUDAR, SE É BOM PRA TODOS, DIGA SIM-77.

  • TRE, tu és palhaço não é, como é que tu vens aqui querer tirar o meu DIREITO de DIZER SIM ao TAPAJÓS. AGORA é que eu VOU ENCHER ERRA RUA DE SIM. quero ver TREzinho vir aqui tirar minhas bandeiras e opnião.

    1. vamos fazer uma passeata contraria a atitude do TRE, isso e pura brincadeira, sacanagem.
      danilo, voce e uma pessoa que consegue, ve a verdadeira realidade parabéns.

    2. Então, tenta! E, aguenta as consequências! O TRE não é submisso a partidos políticos, é um dispositivo federal, não há razão para “puxar saco” de governador e outros. Dura lex sed lex!

  • Então, vamos usar uma estrategia diferente, pois a legislação eleitoral nos permite que podemos usar os nossos muros na medida de 02m/04m. Tenho uma suegestão, colocaremos os nomes dos politicos contra a criação do ESTADO DO TAPAJÓS, em cabeçando o primeiro da lista o Sr. Zenaldo Coutinho e outros, para conhecer melhor essas figuras…

  • Em Belém eles só faltam colocar adesivo na cabeça, tem por todo lado. Em tudo qto é carro tem iclusive taxi e caros do governo. Eu nunca vi tanta bandeira do estado em casas comerciais. Em frente ao shopping Pátio tem uma enorme bandeia do Pará na facha de uma loja. Cadê esse rigor aqui?

    1. aconteçe que eles tão e comedo, de perder as duas regiões que fizeram o que belém e a região metropolitana se tornou neles, emancipação ja.

  • Jeso,

    Orgãos publicos,estive no sesc da Doca recentemente, o estacionamento da prefeitura ao lado Ve-o-peso e tudo mais está adesivado em Belém….não estou acreditando nisso…Belém inteira está adesivada.

    Empresas privadas usam a carteira de clientes para enviar adesivos do Não para seus clientes via mala direta, como é o caso da Lotus administyradora de condominios.

    Telma

  • Em Belém ate táxi que é uma concessão pública usa o adesivo do não. Aqui tudo é proibido. Essa é a democracia do “Jateme”. 77 neles.

    1. A qualidade do seu português demonstra o seu grau de inteligência, por isso és burro o suficiente para votar “não”. Diga não e não para o abandono, vote SIM 77!

      1. cabano loco, voce e um fanfarrão,kkk. voce e uma pessoa sem opinião, que segue a vontade do governo, pelo jeito voce não consegue nem defender a opinião pelo não.

  • Jeso gostaria de saber qual é exatamente o respaldo legal da proibição para exigirmos o mesmo tratamento em Belém.

    1. A legislação eleitoral só permite esse tipo de propaganda em residências particulares. Em prédios públicos, lojas e similares é vetado.

  • Tem um carro OFICIAL do Tribunal de Justiça do Pará modelo corola preto de placa n°005 com um adesivo do NÃO…e esses caras querem proibir empresários de Santarém da livre manifestação!!! Palhaçada…

  • Eu não vou tirar o adesivo da frente de minha produtora nem que vaca tussa, o prédio é meu, a produtora é minha, o vidro da porta é meu, e o adesivo eu ganhei, então é meu, e foda-se quem achar ruim.

  • Em Belém estão cheias de cartazes as paredes dos institutos da UFPA, especialmente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

  • Quer dizer que o “SIM” em Santarém é proibido, enquanto o “NÃO” em Belém é permitido?

    Muito legal assim né TRE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *