Dois homens com armas automáticas, coletes balísticos e máscaras emboscaram uma equipe de fiscalização do Ibama e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) na manhã de hoje (28) na BR-163 [Santarém-Cuiabá], à altura de Cachoeira da Serra, no distrito de Novo Progresso, no Pará.
Os veículos da fiscalização foram obrigados a parar por causa dos troncos dispostos na estrada e, imediatamente, os homens os abordaram.
Leia também:
Aprovado o 1º CAR em Novo Progresso.
Policiais ambientais do Pará acompanhavam os fiscais e trocaram tiros com os mascarados que acabaram fugindo pelo mato. Nenhum dos agentes
foi ferido.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Há cerca de duas semanas, Ibama, ICMBio e Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater desmatamento ilegal.
Ontem, durante sobrevôo com o helicóptero do instituto, identificou-se um acampamento e uma grande área de floresta derrubada. A equipe que estava a bordo desembarcou próximo ao local para monitorar as ações e o helicóptero retornou à base para buscar apoio terrestre.
Na manhã de hoje, duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade onde houve o confronto.
Os fiscais que permaneceram a noite aguardando a equipe de apoio foram resgatados no final desta manhã pelo helicóptero do Ibama.
Não é a primeira vez, que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, uma equipe apreendeu dez caminhões carregados de madeira ilegal e quando passou pelo distrito foi cercada por uma população irada com a ação contra a os crimes ambientais, comuns naquela região.
Fonte: Ibama
Madereiros nunca esconderam suas ganâncias, devem ser tratados como criminosos comuns.
https://analisedeconjuntura.blogspot.com.br/2012/03/emboscada-no-para-contra-fiscais-do.html
O país e o governo não podem e não devem tolerar milícias armadas, seja onde for – no Rio, onde elas infelizmente proliferam, no Pará, onde elas montam emboscada. Não pode admitir que elas existam formadas por quem for, por bandidos assumidos ou por jagunços de grileiros ou madeireiros ilegais.
Desta vez, o absurdo ocorreu no Pará, onde fiscais foram emboscados e alvo de tiros, durante ação de combate ao desmate ilegal. A equipe de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) era formada por três fiscais e seis policiais militares ambientais do Pará.
Ela seguia pela BR-163, em Novo Progresso, quando se deparou com o caminho bloqueado por troncos de madeira. Foi abordada por dois homens armados, com máscaras e coletes à prova de balas. De acordo com o boletim de ocorrência, um policial militar estava no banco da frente da caminhonete do ICMBio e, quando o fiscal Márcio Rabello, que dirigia o veículo, reduziu a velocidade por conta do bloqueio, o policial colocou a mão na arma, fazendo um dos homens marcarados disparar contra o veículo. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Os autores da emboscada, não identificados, fugiram.
O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, disse que a Polícia Federal (PF) que está deslocando agentes de Santarém (PA) para o local e que solicitou a presença da Força Nacional na região. E é exatamente isso que deve ser feito.
A Força Nacional deve ser enviada imediatamente, junto com a PM paraense e a PF , para desarmar essas milícias, prender seus participantes, responsáveis, financiadores e mandantes, a serviço de quem quer que seja – latifundiário, pecuaristas, grileiros, madeireiros clandestinos. Ou, até mesmo, de empresas que acreditam que vivem em um país sem lei.
Essa matéria está errada. Cachoeira da Serra é um distrito de ALTAMIRA, e não de Novo Progresso. E eu, particularmente, duvido desse fato. Pra mim pode ser mais um argumento para justificar a presença da Força Nacional na região, e assim comer mais diárias do Povo Brasileiro.
Caro Cesar, aconteceu sim. Realmente parece inacreditável, mas aconteceu…
Isto é coisa da turminha do h.
Esta atitude é de uma minoria que continua lucrando com o crime,desmatam e vendem madeira ilegalmente e acabam trazendo prejuízo a toda a sociedade e tem indivíduos que por serem por eles patrocinados ainda os defendem , estes são os piores incitam a sociedade a atitudes criminosas.
Em Novo Progresso teve um individuo que ,pasmem, foi na Câmara de vereadores em plena seção dizer que iria expulsar a TNC e o IMAZON e queimando as suas caminhonetes.
Esses são os patrocinados por quem desmata, queima e mata.
Quem é o vereador, caro Hugo? Nomeio-o!
Não e vereador o individuo ocupou lugar na câmara de vereadores veja :https://roteirodigital.blogspot.com.br/2011/05/presidente-do-sindicato-dos-produtores.html
Tudo aconteceu após entrevista do vice-prefeito Ricardo Faccin, na radio comunitária de novo progresso na ultima segunda feira.
O vice-prefeito anunciou depois da viagem de Belém, onde esteve junto a Secretaria de meio ambiente estadual e ouviu da secretaria de meio ambiente o projeto de “Desmatamento Zero” tendo como exemplo a cidade de Paragominas no Pará,em parceria com IMAZON e outras ongs. Ricardo chegou a comentar na vinda destas entidades ao municipio.
O problema segundo Agamenon que o programa é administrado pelas ong’s e o SINPRUNP(sindicato dos produtores rurais de novo progresso) é contra a permanência deles no município.
A anos estamos lutando contra estes interesses internacional na região agora vem este vice-prefeito sem preparo político, nem sabe o que é um “CAR” não entende da legislação ambiental e quer entregar o município nas mãos de ongueiros, o desmatamento zero não existe, é impossível de aceitar esta imposição do governo.
Caso isto vier acontecer iremos queimar os carros e expulsa-los da cidade não queremos ONGS por aqui, Novo Progresso não vai aceitar imposições destes órgãos no Município, finaliza Agamenon.
Agamenon fez uso da tribuna na sessão legislativa de ontem terça-feira (24) e levou a diretoria completa até o plenário da casa.Fonte: Folha do Progresso
Os mandantes são os que tem lucro com o desmatamento e quem é patrocinado por eles são os mesmo que patrocinaram o acorrentamento do helicóptero no ano passado os mesmos que mandaram assassinar o João Chupel Primo em Campo verde.
Precisamos de ajuda!
GREEN PEACE, TNC,IMAZOM VAMOS EXPULSAR TODAS AS ONGS
Você é que seria ser expulso!!!
O ganho financeiro fantástico de quem grila, desmata vende a madeira e depois as terras, nesta terra sem a presença de governo ou com a presença fugas intempestiva e quase sempre desastrosa permite a formação de verdadeiras quadrilhas que passam a atuar como organização criminosa organizada e capaz de corromper e ou patrocinar pessoa e instituições sindicatos e até políticos.
As quadrilhas passam a corromper administradores funcionários principalmente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A corrupção em cargos elevados e a falta da aplicação da lei florestal fomentam o mercado de extração ilegal de madeira no Brasil que aumenta os lucros destas quadrilhas e sua capacidade de corromper cada dia mais.
O desmate para valorizar e vender com lucros astronômicos, com a impunidade assegurada pelo poder econômico e sua capacidade de corromper, continua e é apenas um grupo muito pequeno que lucra e todos nos perdemos.
GENTE ACORDA!!!!!!!
ISSO TEM TUDO HAVER COM O MALDITO GREEN PEACE QUE NÃO QUER O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA REGIÃO VAMOS COLOCAR MAS UMA VEZ ESSES BIOPIRATAS PARA CORRER DA NOSSA CIDADE E DA NOSSA REGIÃO.
FORA GREEN PEACE QUEREMOS O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA REGIÂO COM O ASFALTAMENTO DA BR-163 , O PROPRIO JORNAL IMPRESSO “A GAZETA DE SANTARÉM” DISSE QUE ELES NÃO QUEREM O PLANNO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DA BR-163.
GENTE VAMOS COLOCAR ESSE MALDITO GREEN PEACE PARA CORRER DE SANTARÉM E REGIÃO SE NÃO SERÁ O FIM!!!!
TODOS FICAREEMOS POBRES E MISERÁVEIS SÓ COM MATO NOS CERCANDO!.
FORA GREEN PEACE
FORA GREEN PEACE
FORA GREEN PEACE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fala sério Ferreira … nem você mesmo acredita nisso ….
Para de querer culpar os caras , leia novamente o artigo , IBAMA , ICMBIO E Policia Ambiental, onde estava o Green ?
Bons tempos aqueles que os indios apaches emboscavam as caravanas no velho-oeste americano!
Não concordo, mas quem procura acha, são de um arrogancia impar.
Antes a arrogancia deles que a devastação dos madereiros …….