
Morreu na manhã desta segunda-feira (17), em sua residência em Santarém, oeste do Pará, o historiador, escritor e ex-vereador Hélcio Amaral. Ele estava prestes a completar 79 anos. Lutava contra um câncer.
O corpo, segundo informações de seu filho Podalyro Neto, será velado na capela mortuária da igreja Santíssimo Sacramento, no bairro do Santíssimo. O enterro está programado para amanhã.
Helcio Amaral de Sousa, natural de Juruti, é o terceiro ex-integrante da Câmara de Vereadores de Santarém morto neste ano — Argemiro do Vale, antes, e Faustino Sales, semana passada.
Era casado com a professora aposentada Rosinete Amaral. Tiveram 3 filhos e adotaram mais 2. Comerciante, foi presidente (1981-1982) da antiga ACS, hoje Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Autor de vários livros, em 2017 lançou O Guardador de Memórias – Fragmentos Históricos da Amazônia. Ocupava a cadeira de nº 16 da Academia de Letras e Artes de Santarém.
REPERCUSSÃO ⤓
— Neucivaldo Moreira, professor e escritor:
“Hélcio era uma lição sempre. Cada momento de conversa com ele na Academia [de Letras e Artes de Santarém] era sempre muito significante. Demonstrava muita força sobre a morte”.
— Wildson Queiroz, professor e historiador:
“Com tristeza recebi na manhã desta segunda feira a notícia do falecimento do escritor e historiador Hélcio Amaral, figura com destacada atuação no campo cultural de Santarém, onde, entre muitas funções, exerceu o cargo de secretário de Cultura. Hélcio Amaral teve destacada atuação nas reuniões preparatórias para a fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós – IHGTap, do qual é sócio fundador e também participou da fundação da Academia de Letras de Santarém, Alas. Em seu último livro, O Contador de Histórias, publicado em 2018, abordou temas relacionados ao desenvolvimento da região amazônica, com destaque para a região oeste do Pará. Uma grande perda para a cultura e a literatura paraense”.
— Edu Dias, cantor e compositor obidense:
“Seu Hélcio era uma pessoa imprescindível para a historiografia e cultura do Baixo Amazonas. Autodidata, tinha um interesse pelo estudo dos ciclos econômicos na Amazônia, conhecia a história das famílias, escreveu livros e fazia palestras. Um sábio. Eu frequentava a varanda da sua casa em conversas quase intermináveis, de não fosse a intervenção pra almoçar ou jantar, era assim. Santarém e Óbidos acaba de perder um grande personagem. Meu amigo querido, que os anjos o recebam de braços abertos na companhia do pai celestial”.
Dizem que não existem pessoas insubstituíveis. Esse homem simples,estudioso por natureza,benfeitor e orientador de muitos interioranos e de todos os que o procuravam é com certeza uma honrosa exceção.Passar por
Santarém sem uma visita para uma conversa com esse Professor da Vida, sempre construtiva e amigável, perdeu seu encanto.
A sua querida família nossa amizade e carinho de sempre.Que Deus os conforte e ilumine os caminhos do nosso fraterno amigo.
O Baixo Amazonas ficou mais pobre com a perda de um de seus filhos mais nobre,atuante e um obcecado benfeitor de pessoas,sobretudo das menos favorecidas.
Meus sentimentos à família do grande ser humano e historiador Hélcio Amaral. Que saudade…
Minhas orações nesse momento difícil , à família, em especial à Profa. Rosinete,além de professora era minha confidente, ela sempre me chamava pra conversar após as aulas,ela conhecia meus pais, todos se conheciam antigamente, tempo de gente que tinha palavra … eu amava ouvi-la. Agora o seu marido partiu,está no céu. Fico tranquila pois sei que Cristo, a Mãezinha do Céu, seus filhos,netos,noras, genros e amigos vão reanima-la para ela continuar seguindo em frente como sempre:sábia, bela e feliz. A vida é passageira;um dia nos reencontraremos no Reino de Deus e será só festa,definitivo.Isso é como 2+2=4. Seu Hélcio está agora no Reino de Deus. Ele foi um exemplo de VIDA, deixou um legado inestimável que deve ser presevado. Meus sentimentos à sua família, em especial à agora viúva,Profa. Rosinete,minha amiga do coração pra sempre
A cultura do Baixo – Amazonas está de luto. Perdemos nesta manhã o Sr. Hélcio Amaral, profundo conhecedor das nossas raízes. Descanse em PAZ meu grande mestre.
Os nossos sentimentos de pesar à toda família.