Desabamento de serraria patrimônio histórico em Fordlândia atingiu 9 veículos
Os veículos atingidos com o desabamento. Foto: divulgação/PMA

Contabilizado: foram 9 os veículos da Prefeitura de Aveiro (PA) atingidos pelo desabamento de um dos prédios históricos do distrito de Fordlândia no final da tarde de sábado (27).

A estrutura caiu por conta de uma forte ventania, segundo revelou ao Blog do Jeso o vereador Neto Pessoa, que reside no distrito. O local servia como garagem para veículos das secretárias municipais de Saúde, Educação e Agricultura.

 

Nenhuma pessoa foi atingida. É que na hora da ventania o expediente já havia encerrado. Os 9 veículos danificados foram: 3 ônibus escolares, duas caçambas basculantes, duas caminhonetes, 1 trator e uma roçadeira agrícola.

O galpão abrigava, nos tempos áureos de Fordlândia, a serraria erguida ali por ordem pelo Henry Ford.

“Um dos primeiros galpões construídos em Fordlândia não era para o beneficiamento de borracha, mas uma serraria para beneficiamento de madeira que servia não somente para a construção das casas, mas era enviada nos navios americanos para o milionário dono da Fordlândia”, relembra o historiador Sidney Canto.

Retrovisor. Henry Ford era também madeireiro, Fordlândia vista da serraria em funcionamento
Operários em ação na antiga serraria. Foto: arquivo/Sidney Canto

LEIA também: PT lança chapa puro sangue para prefeito em Oriximiná: Zequinha e Sávio

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Desabamento de serraria patrimônio histórico em Fordlândia atingiu 9 veículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Estevam Conde Neto disse:

    É uma pena que este patrimônio esteja à mingua sem reconhecimento do governo federal e tao pouco do estadual, onde tudo está se perdendo, apesar do esforço de poucos, a Vila de FORDLANDIA está perdendo toda sua característica Americana, vamos lutar contra esse desaparecimento.