Plebiscito
Excito a plebe
A plebe excito
A dar um grito
Um grito breve
E irrestrito
Sumário rito
Que se conserve
Além do mito
Além do escrito
Que seja leve
Porém aflito
De um conflito
— ARTIGOS RELACIONADOS
Além da verve
Aquém maldito
Porém contrito
Excito a plebe
A plebe excito
A dar um grito
Que se preserve
No infinito
Do veredicto
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
De Jota Ninos, poeta amazônico nascido em Belém e “naturalizado” tapajônico.
Leia também dele:
Overdose.
Excelências.
Soneto da mais pura inveja.
Édito.
Unanimidade.
Intertexto.
S.O.S.
aí os separatistas não tem coragem prá perguntar pro pessoal de óbidos monte alegre e oriximiná se querem ser mandados pelos mocorongos !!!! se fizerem uma pesquisa vão ver o índice de simpatia deles mais baixo que traseiro de sapo !!!!!
poema do separatista metido a esperto !
vamos separar !
que eu tô a fim de mamar !
vamos separar !
que eu quero me esbaldar !
vamos separar !
que eu quero me arrumar !!
vamos separar !
que eu quero me apadrinhar !
vamos separar !
que eu quero me atrasar!
vamos separar belém de santarém ( the swamp city ) !
que eu tô afim de me dar bem !!!!
QUERO O MEU PARÁ GRANDE!!!
Digo não à Carajás. Digo não ao Tapajós!!!
Sou paraense, melhor, altamirense!!
Com que propriedade vocês afirmam que a divisão do Pará é a vontade do Oeste paraense?
Alguns moradores até queriam essa divisão, mais jamais votarão a favor desse ato com Santarém já declarada capital, e detalhe é que os santarenos ja até batizaram o nome do Estado, só pq eles qerem, mostrando o Total EGO dos santarenos e interesse em concentrar todos investimentos possíveis a sua amada cidade!! Vai mudar o que se tirar o poder de Belém pra arruma o ninho de gato que se encontra a cidade de Santarém, mais gastos e mais atraso ao Oeste. Ai que ta o pecado do plebiscito, será um fiasco, pq ninguém quer Santarém capital. Converso diariamente com galera de Itaituba, Altamira e cidades vizinhas e compactuamos do mesmo pensamento.
Eu já sou mais radical, sou contra totalmente pq nao ha estudos financeiro de viabilidade economicas pra se criar esse Estado, o que os santarenos sempre ouviram foi na fala dos politicos que estão em buscas de poder e status, mais cargos politicos é mais roubo. Os salários deles é garantia certa, ja do povo do oeste é incerteza total. E Oeste geograficamente mal localizado e sustentado pelo resto do Pará, simplesmente será o estado mais pobre do país e concentrando grandes bolsões de pobreza e mazelas. Triste!!!
É isso ai, Zeck Martins, sou paraense da Cidade de Itaituba, e concordo contigo em grau, numero e genero.
NÃO A DIVISÃO.
NÃO A SANTAREM CAPITAL.
Jeso,
Agora a ladainha empoeirada, de R$ 1,99 dos cretinos contra a criação do Estado do Tapajós, já não é mais os custos, alto investimentos, desmatamento e interesses da elite santarena, agora os cretinos querem alegar que a imprensa inteligente santarena quer um cargo politico. Essa foi de lascar mesmo! Nunca vi tanta baboseira deseperada!
Telma
Porém, só para teu conhecimento uma passagem bíblica do Rei Salomão, onde ele foi muito sábio em sua decisão!
1 – Reis 3
Salomão pede sabedoria
16 – Então, vieram duas mulheres prostitutas ao rei e se puseram perante ele.
17 – E disse-lhe uma das mulheres: Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, morando com ela naquela casa.
18 – E sucedeu que, ao terceiro dia depois do meu parto, também esta mulher teve um filho; estávamos juntas, estranho nenhum estava conosco na casa, senão nós ambas naquela casa.
19 – E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
20 – E levantou-se à meia-noite, e me tirou a meu filho do meu lado, dormindo a tua serva, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou no meu seio.
21 – E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era o filho que eu havia tido.
22 – Então, disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho, o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho, o vivo. Assim falaram perante o rei.
23 – Então, disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho, o morto; e esta outra diz: Não, por certo; o morto é teu filho, e meu filho, o vivo.
24 – Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
25 – E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo: e dai metade a uma e metade a outra.
26 – Mas a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o seu coração se lhe enterneceu por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o antes.
27 – Então, respondeu o rei e disse: Dai a esta o menino vivo e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
28 – E todo o Israel ouviu a sentença que dera o rei e temeu ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”.
Essa é a diferença entre o verdadeiro e o falso Paraense.
O verdadeiro diz, NÃO, a divisão. O falso diz SIM.
caros colegas estou começando a acreditar que o Jeso já tem um carguinho prometido nesse novo Estado. Veremos! Quando dividir se ele vai assumir ou não! hahahahaha oportunistas!
ops… eu queria dizer: “esses exemplos de imprensa ISENTA e IMPARCIAL, o Liberal e o Diário do Pará ….”
E só para reafirmar, hoje e sempre, Estado do Tapajõs, JÁ!!!!!!!
Quer dizer, zeck martins, que esses exemplos de imprensa isenta e parcial, O Liberal e o Diário do Pará, podem fazer campanha diária contra a emancipação do oeste do Pará, e o Jeso não pode manifestar-se a favor??? Quem és tu, algum “gato” do rominho maiorana ou algum “laranja” do jader???/ Quem sabe não és o alter-ego do zénada coutinho??? O Estado do Pará, quer vocês queiram ou não, já está dividido. O plebiscito, com as graças de Deus, apenas vai confirmar esse fato !!!!
Estado do Tapajós, Já !!!!!!!!!!
(…)
Excito a plebe
A plebe excito
A dar um grito
Que se preserve
No infinito
Do veredicto
?????
e eu me pergunto, prao que?
Veredicto popular
ver e dicto
visualizar e dizer?
Jota,
Estava até agora trabalhando, viajo amanhã a trabalho. entrei no Blog agora para relaxar, e senti um alivio lendo essa poesia/manifesto, desculpa a audácio de colocar manifesto, é que já sinto e vejo um movimento. Temos que fazer algo palpável, um método de trabalho, um confronto inteligente e que atinja muitos.
Gostei muito e estou com o coração apertado para dar este grito “Tapajós Sim” a caminho do Veredito. Coloque ess Grito e Plesbicito em todos os sites e twiter dos contra e até do senado. Posso divulgá-lo, tu me autorizas?
Precisamos nos mexer. “Atitude Urgente”
Abs no coração, tapajônico.
Telma Amazonas
Telma, desculpa não te responder antes. muito Ocupado. Pode usar e abusar do texto!. Abs.
Parabéns grd Jota!
O poema, simplesmente, é belo, impecável.
Que bom ter vc por perto com sua visão precisa para ofertar um poema tão denso…
Perfeito!
Obrigado, Everaldo!
As águas do Tapajós são insuficientes para lavar as sujeiras da ficha do Lira Maia.
Notório que algum político ja garantiu algo ao Jeso!!!
Há mui interesse!!!
Vamos postar tbm aqui a visão de economistas sobre o assunto, só nao vale profissionais ligados a politicos Santarenos
Lira Maia pai do Estado do Tapajós (Ficha liiiiiiiiiiiiiimpa)
Certamente o nosso amigo Jeso já deve ter sua fatia desse bolo da politicagem do Tapajós, né?
Notório!!
Que campanha permanente e ativa (incansável)
Além, do grito e do voto, sempre sobra alguma coisa para a plebe…
Oi Jeso,
Mostre para todos que você não faz politicagem e nem fecha os olhos para os erros dos políticos do Tapajós que tanto queres que exista e questione o fato do Sr. Dep. Alexandre Von se recusar a assinar a CPI da Assembléia Legislativa do PA, ora caso Jeso, quem nao deve, não teme! Se o nosso querido político está enrolado até o pescoço na Assembléia Legislativa do PARÁ, na Assembleia Legislativa do Tapajós ele vai fazer a FARRA hein? Cobre do Deputado a assinatura para provar a mim e a todos os Santarenos, e ao Oeste do Pará todo que estamos errados em desconfiar da atitude do Deputado! é assim que querem nos convencer a ser a favor da Divisão do Estado? Com Lira Maia roubando $ da merenda escolar, Alexandre Von metido até o pescoço nos roubos da Assembléia, ta difícil querido!
Um abraço