por Paulo Cidmil (*)
Acompanho o pouco que se pode ver, ler e ouvir sobre as propostas dos candidatos à Presidência, os rumos que o país irá tomar nos próximos 4 anos, pelo que é possível vislumbrar até o momento, são uma incógnita.
Assisti ao debate dos candidatos a vice-presidente, e, SINCERIDADE, só era possível perceber nos candidatos do PV e do PSOL. Temer e o seu PMDB representam todo o oportunismo que sempre fez parte da política brasileira, ele mesmo um político sem brilho.
Eleito deputado por São Paulo graças aos votos da legenda, é mais um rato dos subterrâneos palacianos, atuando nos conchavos e arranjos de bastidores para vender caro a maioria no Congresso, sempre de olho em um ministério, secretaria, autarquia, estatal, seja lá o que for que represente cargos e uma participação no dinheiro do contribuinte, que escoa pelo ralo da corrupção que recentemente ganhou um novo nome: “taxa de sucesso”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Sobre o vice de Serra, nem vale tecer muitos comentários. Um embusteiro que tenta iludir o eleitor com cara de bom menino e um discurso de moralidade (esteve no centro do governo César Maia no Rio de Janeiro. Governo com dezenas de casos de corrupção e malversação do dinheiro público).
Tenta, junto com Serra, transformar a campanha em um escândalo sobre corrupção como se a população brasileira não percebesse que esse problema está nas entranhas de todos os Partidos sem exceção.
Serra não tem um projeto político para o país. Ele e sua coligação estão enchendo os eleitores de promessas. Como a do salário mínimo de 600 reais já no próximo ano. E vem apresentando algumas iniciativas exitosas na área social realizadas no estado de São Paulo, prometendo multiplicar essas ações por todo o país. Dizem que vão dar continuidade a todos os projetos sociais do Lula, e mais: irão ampliá-los, provando que não conhecem do que falam porque mais que ampliação esses projetos precisam ser aprimorados.
Serra já apareceu com Lula, prometendo ser um Lula melhorado, já disse para a população que para Lula retornar em 2014, sua única chance será com a sua vitória, pois se houver uma vitória de Dilma ela fará um governo tão desastroso que eliminará as chances do PT e Lula de retornarem ao poder.
Serra e Índio da Costa parecem dois ilusionistas tentando enganar a população, mentem em tudo que dizem com um cinismo poucas vezes visto, acreditam que o eleitor ainda esta no tempo dos caras pintadas. Ao perceberem que as pesquisas não lhes favorecem, tornam-se mais agressivos e sem nenhum escrúpulo, se é que é possível falar assim de duas figuras que nunca mediram os meios para atingirem seus objetivos.
O PT, é hoje, um partido tão envolvido com a corrupção quanto DEM, PMDB e PSDB. E, como tem o controle da maquina estatal, seus ratos tem se esforçado para superar em corrupção todos os outros partidos juntos. Fazem isso sem culpa, pois acreditam ser lícito, uma vez que parte do dinheiro desviado vai para as campanhas milionárias que o partido realiza pelo país. O projeto mais profundo do PT é permanecer no poder.
Dilma roerá um osso para controlar os ratos de seu partido e sua sanha por cargos e recursos públicos. Ao seu redor ainda terá o PMDB com mais poder e uma teia de partidos sem nenhuma matiz ideológica, uma coligação guarda-chuva, onde o que interessa é um naco do poder para atender às suas necessidades fisiológicas.
Nas candidaturas de DILMA e SERRA só é possível ver de forma clara e inequívoca a ânsia pelo poder. PT e PMDB contam como favas contadas a eleição de Dilma ainda no primeiro turno. Isso será desastroso para a Amazônia. A eleição de Dilma no primeiro turno dará a ela o aval necessário para implementar a sua política desenvolvimentista para a Amazônia, que não respeitará as nossas peculiaridades e nossa diversidade biológica e cultural.
Nomeará o Ministro do Meio Ambiente, o presidente do Ibama, do Incra, da Ana, e todos os órgãos relacionados as questões ambientais, da terra e de minorias, que autorizaram a toque de caixa projetos de mineração, de hidroelétricas e da expansão do agronegócio sem que sejam respeitados prazos e sem a participação popular.
Dilma é uma tecnocrata, ótima executiva, mas extremamente comprometida com políticas desenvolvimentistas que atendem mais aos anseios de expansão do grande capital que ao desenvolvimento social das populações locais. E é bom lembrar capital para investimento é o que não falta no Brasil de hoje.
Grandes investimentos não significam necessariamente desenvolvimento social de populações locais. A Amazônia está cheia desses exemplos. É preciso mudar o foco das políticas desenvolvimentistas para a Amazônia.
Não podemos ser eternamente exportadores de matéria prima, esses recursos, todos sabem, são finitos, e proporcionam poucos postos de trabalho, não distribuem renda, o pouco que contribuem com impostos não retorna para a população local. Vão para o poço sem fundo do Estado e principalmente da Federação.
Foi Dilma que defenestrou MARINA SILVA do Ministério do Meio Ambiente, queria maior agilidade nas autorizações e liberações para implantação de projetos que pouco levam em conta as populações locais na Amazônia.
Já é difícil discutir uma Belo Monte, a mobilização popular regional é precária. Imagine uma dezena de Belo Montes espalhadas pela Amazônia. Hoje a nova utilidade da Amazônia é a transformação de seus rios em matriz energética. Só para o Rio Tapajós existem três projetos de grande e médias hidroelétricas.
Para a Amazônia, no momento só existe um voto possível: MARINA SILVA. Não porque ela tem origem amazônica, mas por suas propostas e compromissos com as questões ambientais. E é MARINA SILVA que tem apresentado novas alternativas de desenvolvimento para a Amazônia que levam em conta a sua diversidade e sua gente.
Uma expressiva votação em MARINA SILVA pode não a levar a um segundo turno com Dilma Roussef, mas a transformará no fiel da balança para um segundo turno.
Será com MARINA SILVA que Dilma e Serra terão que negociar apoio para um segundo turno. E Marina não sentará-se à mesa sem colocar as políticas ambientais como questão central dessa negociação. O PV e MARINA não sairão dessa sem a pasta do Meio Ambiente. Nada mais justo para o Partido brasileiro mais comprometido com a preservação ambiental e com propostas e alternativas sustentáveis para o desenvolvimento.
A Amazônia precisa de um segundo turno para a eleição presidencial, como sua floresta precisa de água e sol para se manter de pé.
Segundo turno para Presidente é vital para a Amazônia e saudável para a Democracia. Meu voto é MARINA SILVA, escrevi tudo isso para pedir o seu também!
——————————————-
* Santareno residente no Rio de Janeiro, é produtor cultural. Sem filiação partidária.
vamos acabar com o pt no brasil, serra vai para o segundo turno, vamos ganhar em minas no 1º, em sampa tambem e aqui no pará, adeus dilma e sua quadrilha desgraçada, pt nuca mais.
serra 45 na cabeça
Em qualquer jogo é preciso saber ganhar e saber perder.
Apoiar-se num belo texto para reanimar-se é comum aos que não costumam ou não sabem escrever. Agora congecturar sobre pesquisas apócrifas é falta de inteligëncia mesmo.
A ex-companheira Marina Silva perdeu o bonde da história, gostou dos holofotes da burguesia nacional e internacional e embarcou numa espécie de aventura midiática, muito arriscada, que foi sua candidatura à presidëncia da República. Seu destino político será o mesmo da ex-senadora HH, que pena.
Milton Peloso
São duas personalidades extremamente diferentes, vc esta muito enganado. Marina é agregadora e Heloisa Helena é autoritária como a maioria do PT.
dizer que Marina deslumbrou-se com os holofotes da burguesia soa até engraçado. O PT há anos anda de braços dados com o que temos de pior do que vc chama de burguesia, e com as oligarquias e os coronéis da política brasileira. veja só: Jader Barbalho, Sarney, Quercia. Dê uma olhada na lista de contribuições das grandes empresas e bancos que tem “investido” nas campanhas do PT. A palavra adequada é investimento mesmo porque eles cobram depois.
Se tem um argumento que os PTistas não podem usar nas eleições é o discurso da moralidade ou de classes sociais.
Um pequeno reparo: Quércia está com o Serra e Geraldo.
O PV do Brasil não tem nada de povo, exceto a ex-companheira Marina. O resto é a direita travestida de progressista, escorando-se à sombra do grande Petista CHICO MENDES. Pelas pesquisas dr., o PT é o partido com maior aprovação popular.
Milton Peloso, não basta ter uma visão saudável é preciso compreender o que se vê. Cegos com boa visão existem aos montes, vc é um deles.
Não estou questionando se Partido A ou B tem mais ou menos crédito com a população. Dê uma olhada nas mesmas pesquisas que mencionou e veja o que pensa a população da classe política. Nos últimos anos o PT foi o Partido que mais contribui para o crescimento desse DESCRÉDITO.
A questão é a conjuntura política e as perspectivas de desenvolvimento da Amazônia para os próximos 4 anos.
Qual o desenvolvimento regional proposto por Dilma? vc sabe melhor do que eu, ela é do seu Partido.
Será que vc irá se manifestar quando ela resolver tirar do papel as hidroelétricas que estão programadas para o Rio Tapajós? Ou vc pensa que ela irá escutar as mentes brilhantes do PT regional que sairá derrotado ainda no primeiro turno nas eleições do Pará? Em Santarém vcs jogaram as nossas esperanças na lata do lixo.
Se não houver mobilização regional e nacional, se as propostas de um desenvolvimento sustentável não saírem fortalecidas e os movimentos sociais e ecológicos/ambientais (e não os preservacionistas) não tiverem as suas vozes amplificadas, os tratores desenvolvimentistas de Dilma Rousseff passaram por sobre as nossas cabeças sem discussão.
O coisa que mais precisamos na Amazônia hoje, é debater sobre o seu futuro.
A Amazônia pertence ao povo brasileiro e prioritariamente ao povo que nela habita.
O futuro desse povo, o seu desenvolvimento social, o acesso à riqueza extraída e produzida em território amazônico por suas populações, assim como o manejo sustentável de suas bacias hidrográficas e florestas, é o ponto central dessa discussão.
Milton você é brilhante, parabéns!
Paulo Cidmil
Milton, sabe pq o PT esta nesse sufoco , é pq tem certos servidores que não dão a miníma para os contribuintes, tem na secretária de finanças algumas funcionárias que tratam mal pra caramba as pessoas que necessitam daquela secretária.
Então abrem os olhos se não o PT vai começar perder espaço na politíca do Pará!
Santareno.
Dr. Paulo, parabens para vc que não é cego mas repete peremptoriamente o discurso neo/capitalista preservacionista – “a defesa da amazönia” – para o futuro. Que futuro?Pergunte ao ribeirinho se ele prefere o velho remo ou a rabeta? O remo é bom para o turista americano, europeu, etc., tirarem foto, e nada mais. Defender a amazonia passa por defender melhores condiçoes de vida para o seu povo, a saida do isolamento, do imobilismo. O Presidente Lula, a futura presidenta Dilma, o PT e muita gente boa defedem isso, inclusive a ex-companheira Marina Silva.
E mais dr., nos vamos para o segundo turno no Pará a direita e seus colaboradores querendo ou não.
Paulo o seu discurso é belo, masé um discurso.
Milton Pelúso, com relação ao desenvolvimento você repete o que eu disse e venho dizendo há tempos. E confirma o que eu suspeitava: você vê o que está dentro de vc e só o que interessa às suas convicções. Será atropelado pela realidade.
Não sou e nunca fui preservacionista. Não sou de fazer discurso e expressar às minhas opiniões sem que elas sejam coerentes com minhas atitudes,
Há 21 anos que me manifesto sobre as questões amazônicas, não apenas no discurso, fiz seminários, manifestos, revista, manifestações, eventos, nunca atrelado a Partido, sempre como cidadão. Se tiver dúvidas pergunte a Aldemir de Oliveira, Camilo Viana, Marcus Barros, Marcio de Souza, Lucio Flavio Pinto, Muriel Saragoussi, COIAB, APIR, SOPREN, Emir Bemerguy, eles talvez possam lhe dizer como me conheceram.
Claro que você desconhece, como de resto desconhece tudo que não seja produzido pelas cabeças iluminadas de seu Partido. Seu PT deveria chamar-se Partido dos Totalitários.
Mas vou insistir e repetir o que já disse aqui e você não soube ler:
“Se não houver mobilização regional e nacional, se as propostas de um desenvolvimento sustentável não saírem fortalecidas e os movimentos sociais e ecológicos/ambientais (e não os preservacionistas) não tiverem as suas vozes amplificadas, os tratores desenvolvimentistas de Dilma Rousseff passarão por sobre as nossas cabeças sem discussão”.
“O coisa que mais precisamos na Amazônia hoje, é debater sobre o seu futuro. A Amazônia pertence ao povo brasileiro e prioritariamente ao povo que nela habita. O futuro desse povo, o seu desenvolvimento social, o acesso à riqueza extraída e produzida em território amazônico por suas populações, assim como o manejo sustentável de suas bacias hidrográficas e florestas, é o ponto central desse debate”.
“Grandes investimentos não significam necessariamente desenvolvimento social de populações locais. A Amazônia está cheia desses exemplos. É preciso mudar o foco das políticas desenvolvimentistas para a Amazônia”.
“Mas para ver atendidas as reivindicações locais frente ao olho gordo do grande capital transnacional a Amazônia precisa da mobilização nacional. MARINA SILVA, com boa votação, pode a princípio, ser interlocutora de nossos anseios, para um desenvolvimento a partir de uma perspectiva amazônica”.
Tente, não é difícil de compreender
Saudações ecológicas e futuristas
Paulo Cidmil
Paulo tua análise é muito boa, principalmente em relação aos candidatos petista e tucano, também avalio que uma vitória no primeiro turno fragiliza a democracia, pois um grupo político com muito poder é sempre um perigo. Acho que tua expectativa com a Marina está um pouco acima do que ela é realmente capaz de fazer, pois durante o mandato de ministra engoliu diversos sapos, quase nunca teve as rédias nas mãos, e não soube avaliar a hora certa de sair, por isso perdeu meu voto. Só para colaborar informo que o projeto do complexo tapajós prevê 5 usinas e não 3. Abraços.
josé wilson, percebo as deficiências de Marina, ocorre que hoje ela representa o movimento ambientalista nacional e tambem seguimentos da sociedade que não querem compactuar com os vampiros de PT/PMDB e PSDB/DEM.
Outra coisa que não podemos duvidar é de seus compromissos com as questões do meio ambiente e com a Amazônia.
Espero que tenha aprendido com o período em que esteve vacilante e e titubiante à frente do Ministério do Meio Ambiente sem saber se saia ou permanecia.
Infelizmente as alternativas são poucas
Mas para ver atendidas as reinvidicações locais frente ao olho gordo do grande capital transnacional a Amazônia precisa da mobilização nacional. Marina, com boa votação, pode a princípio, ser interlocutora de nossos anseios, para um desenvolvimento a partir de uma perspectiva amazônica.
Parece time grande em crise, é melhor perder no segundo tempo, se possível de pouco, e já será bom. Tem gente que nem dorme pensando na vitória da Dilma. Sofre porque quer, dia 3.10, vai ser uma vitória consagradora do homem e da mulher que mudaram a cara do Brasil. Marina é tão despreparada que já pediu até voto pro candidato da baixaria.
Em tempo: Pesquisa Traking/Ig/band, de 21.09: Dilma: 52%, Candidato baixaria: 25%, Marina: 8%.
Abs
Se permitir, amigo petista, gostaria de lhe corrigir, em alguns pontos:
1 – Em 21 SET Marina 9 %;
2 – Não existe ninguém com 25%, que tenha o nome candidato da baixaria. Quando quero menospresar uma pessoa, chamo-a apenas por petista é muito mais elegante.
3 – Se for para segundo turno, a maioria dos especialistas políticos, preveem, que Dilma, derreta;
4 – Em 07 SET, tracking vox populi: Petista 56%, Serra 21%, Marina 8%, coincidentemente, neste dia o presidente petista foi ao programa Político de Dilma, fez seu discurso, e no final deste, todo Brasil ficou sabendo que a petista, além de sombra e ausente, também precisa de muletas para andar;
5 – O Vox Populi, quando diz um número, sempre podemos dar um desconto, pois o Marcos Coimbra, agente já conhece;
Por estas e outras digo: É sim possível termos uma segunda rodada, novos debates, mesmo horário eleitoral para ambos candidatos e aí sim uma escolha mais amadurecida para o futuro do nosso País.
Edson, voce parece desesperado com esses numeros da pesquisa, mas acredite o povo liquida esta fatura no dia 03 de outubro, não tenha medo a gauchada sempre
voce está diante de um fenomeno eleitoral, saiu de 3% para 52% isto é marketing inteligente,
Tucano, partidario do Serra falar em elegância. Já é deselegante quando duvida de Marcos Coimbra. Foi o Vox Populi quem desmacarou o DataSerra ou melhor, falando elegantemente, o DataFolha quando este manipulava as pesquisas.
Não sou tucano, sou o anti-LULA, anti-PT e agora o anti-DILMA. Por q estes petistas ficaram 20 anos na oposição desejando a desgraça de todos e de tudo, para chegar ao poder, e quando chegaram (eu inclusive fui um iludido em 2002), fizeram do governo o quintal da casa deles, aparelharam as instituições públicas e montaram um esquema de corrupção como nunca visto, com o único intuito, o da perpetuação do poder.
O PT não governa, ele faz campanha eleitoral integral durante seu governo, por isso não me estranha o populismo de LULA.
Apesar da minha mágoa com o PT, posso discorrer sobre política democráticamente, quando citei o Marcos Coimbra do Vox Populi, é porque eu conheço o sistema:
O DATAFOLHA, sempre dá alguns pontinhos, dentro da margem de erro, para o tucanato, já o Vox Populi se usa do mesmo critério,e beneficia os petistas.
Por outro lado o IBOPE, aparenta ser um pouco mais coerente, mas as vezes também erra, não sei se por incompetência ou por interesses.
Na semana passada o datafolha, ibope e vox divulgaram as suas pesquisas, a diferença dos votos de Dilma e a soma dos demais candidatos, respectivamente foram; 12, 14 e 17, portanto confirma a minha opinião.
Acontece q o datafolha acabou de divulgar sua nova pesquisa e a diferença caiu dos 12 para 7. Então o q falei + cedo em outro comentário, está mais vivo do que nunca, sobre tendência de queda da petista, e sobre a real possibilidade de segundo turno.
Prezado amigo Paulo Cidmil, gostei do seu post, criou um pouco de polemica, e isto é interessante na confirmação da democracia.
Marina emburreceu sua campanha. Suas prioridades se perderam dentro do horizonte de uma suposta “economia do seculo XXI” sem saber explicar o que isso significaria. Além do mais, seu “Evangelismo” mostrou a mesma caretice de Heloisa Helena nas questões éticas e morais.
Até a Amazônia saiu de suas prioridades.
No Acre virou a última roda do carro.
Hoje ela está fazendo campanha no Sul e em São Paulo tendo segurar o sangramento de José Serra.
Pois ela só pode crescer com o sangramento do Serra.
Mas Serra mais Marina não dá segundo turno.
Segundo turno só pode haver se Dilma sangrar… para Marina.
Mas Dilma não vai sangrar para o lado Marina.
Marina (na base de Lula) tem a mesma reijeição de Serra.
Tiberio Alloggio
Por mais difícil que pareça, confio na realização do 2º turno.
Ao se aproximar do dia ‘D’, é que a grande maioria dos eleitores começa a se politizar, a respeito da eleição, e isso já começa a acontecer.
Caro Paulo Cidmil, sua voz já vem sendo ouvida, na Região NorteCentro Oeste(Amazônia), a vantagem da Petista caiu 9 pontos, no sul foram outros 2, e deve ser uma tendência. A grande vantagem no Nordeste para Dilma, que só crescia, deve dar uma pausa ou até uma redução, por conta da ausência da Petista no Debate SBT-Nordeste, que vem causando grande repercussão negativa. A minha grande dúvida é a região Sudeste.
Mais especificamente, na nossa região, o Baixo Amazonas, a Petista está em desvantagem em relação aos adversários, segundo a última pesquisa IBOPE.
Vote Serra, Vote Marina, Vote Plínio, mas não vote Dilma!!!
Todos pelo 2º turno.
O PT com apenas 08 anos no poder, conseguiu colocar o Brasil em posição de destaque em todos os aspectos, destaque esse que os partidos anteriores não tiveram capacidade nem competência para fazer. Sou brasileira, voto na Dilma para que o meu Brasil continue crescendo e seja um Brasil com mais oportunidades para todos.
Tendo ou não segundo turno o LULA leva com dilma federal e ana no PARÁ.
Amigo, Lula não é candidato.
Ana Júlia não deveria ganhar, nem para vereadora.
Acho q o povo do Pará, não fará o deserviço de mante-la no poder.
Jeso,
ontem tive a imensa oportunidade de ler este, em primeira mão, equanto estava em sala de aula…Gostei do que li, parabéns ao Paulo.
abraços
Grande,
Paulo Cidmil, Parabéns!
Tenha certeza , que não são favas contadas como as Viuvas do PT, andam propagando por ai….
vai SIM, ter 2º turno…tenha certeza disso.