por Beto Faro (*)
Alguns meses atrás, quando ainda era discutido no Congresso Nacional a possibilidade de realizar ou não o plebiscito sobre a divisão no Pará, participei intensamente das negociações políticas a favor do plebiscito, e até destinei uma de minhas emendas parlamentares para que houvesse recursos financeiros para a realização do evento.
Aprovado a realização do plebiscito e iniciado os debates entre o SIM e o NÃO, tomei a decisão de me manter neutro na questão, uma vez que para me tornar deputado federal obtive votos em todas as regiões do Pará.
Avaliei que, aguardar em silêncio pela decisão da maioria do povo paraense, era a melhor maneira de respeitar os anseios, sonhos e determinações de meus eleitores.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Minha neutralidade, entretanto, não exigia que amigos, companheiros e até colaboradores do meu mandato se envolvessem nas campanhas de ambos os lados, conforme fosse a vontade e a determinação política de cada um.
Acompanhei a evolução do processo e assisti debates acirrados, pró SIM e pró NÃO, entre pessoas bem próximas a mim e ao meu mandato. Me mantive firme na decisão de neutralidade. Pena que o nosso governador do Estado não conseguiu ter o mesmo comportamento: prometeu neutralidade e no meio da disputa se envolveu por uma lado, fragilizando a sua condição de homem público.
Encerrada a votação plebiscitária, e tendo se verificado a decisão popular majoritária pela não divisão do Estado, penso que é hora de aceitarmos, democraticamente, o resultado das urnas e retomar a nossa luta mais geral pela melhoria da qualidade de vida do povo paraense; resida ele em qualquer um dos 144 municípios do nosso Estado.
Sei que o processo deixa cicatrizes, mas é nosso dever procurar os melhores remédios para curá-las aos poucos. Sei também que o sonho e os anseios pela criação dos Estados do Tapajós e do Carajás não vão se extinguir de uma hora para outra, ao contrário a disputa plebiscitária pode ter tido até o papel de fortalecer estes sonhos.
Por outro lado, a decisão dos que votaram pela não divisão, também é legítima e deve ser reconhecida. Assim, cabe a todos nós, a partir de agora, encontrar os caminhos da reconciliação e do entendimento. E ao governador Jatene, cabe entender que o estado paraense, mesmo permanecendo grande geograficamente, é ainda muito pequeno na execução de seu dever de assistência a todos os seus filhos.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – –
* É deputado federal do PT.
Sr. Roberto, primeiramente pegue uma água sanitária, uma escova e limpe sua boca para poder falar de manaus, pois sou tapajoense mas moro em manaus há muitos anos e lhe garanto que Belém perto de manaus não é NADA VÍRGULA NADA, por curiosidade fui visitar Belém, pois me disseram que era uma porcaria e realmente É, aquela feira fede mais do q um chiqueiro, me deu nojo e lhe garanto que não recomendo pra ninguém
Quanto a vc JESO tem que dar espaço aos comentários sim, porque a verdade dói, não ligue para o q os parazinhos falam.
OBRIGADA
Realmente Manaus não tem os galerosos matados as pessoas bem, corruptos roubando, os Becos são umas maravilhas todos com saneamento básico, as áreas dos Bodós é uma maravilha não fedem e o saneamento é de primeiro mundo , prostituição não tem em Manaus, as feiras dos Bairros; V8, Cachoeirinha etc… Você realmente não encontrar resto de peixe, carne, verdura podres , tudo fica armazenado em recipientes próprios, traficantes de drogas também não tem, crianças pedindo na rua é coisa rara de se encontrar. Como Você ver as mazelas somente existem em Belém e no resto do Brasil, Porque Manaus é realmente um Paraíso de Cidade.
Vai te catar, Não percebeu que pertencemos ao Estado do Tapajós e não somos paraenses.
O projeto do deputado Roberto Faro é ser governador do Estado do Pará pelo PT. Ficar calado durante o pleito foi a estratégia para não se queimar com nenhum dos eleitores, já que como ele mesmo disse “obtive votos em todas as regiões do Pará”.
O discurso de conciliação que ele prega agora, é o mesmo dos outros líderes políticos que combateram o SIM. Isso o aproxima deles. Entre os liderados de Beto Faro na região, um dos militantes que mais mostrou a cara foi Pedro Peloso, que sempre usou as mídias sociais para defender a ideia separatista.
Mas acho difícil alguém ainda querer votar, em 2014, nos candidatos que não são da região. Há quem diga que já estariam até tramando a junção de candidatos do Tapajós e Carajás, para formar uma chapa e disputar o governo. Isso é besteira. E se acontecer apenas dará crédito ás afirmações dos paraenses de Belém que só queriam um cargo.
Nunca fui favorável em pregar o voto nulo. Sempre achei isso covardia. Mas em 2014, acho que o melhor seria votar nos candidatos da região para deputados estaduais e federais, e não votar para nenhum dos candidatos a governador, como forma de protesto.
TAPAJÓS, SEMPRE!
É muita cara de pau desse senhor. Seu Beto Faro quero dizer que o sr. é um COVARDE da pior espécie, pois com medo de perder seus eleitores ficou em cima do muro. Espero que quem tenha votado em vc se lembre desta declaração deplorável. Aos amigos TAPAJÔNICOS quero dizer que isso é so o início de nossa luta. Ainda não perdemos a BATALHA, só fizemos ouvir nosso primeiro grito de liberdade.
Viva o TAPAJÓS agora e sempre!!!!
Isso não é posição, isso se chama em cima do muro.
Sai pra lá, aqui não terão mais votos pra ninguem do Parazinho. Ta querendo voto já? A campanha ainda nem começou. Votaremos somente na prata da casa, mal ou não, votaremos.
NINGUÉM RECONCILIA COM POVO BURRO E MASSA DE MANOBRA, NÃO E NÃO PROS LADRÕES DE BELÉM…
RECONCILIAR COM ESTES SAFADOS DA CAPITAL…JAMAIS…QUE MORRAM!!!!!!!!!BANDIDOS EGOÍSTAS!!!!!!
Nossa luta deve continuar!
Vamos cobrar do Governo e do “PARÁ grande” por enquanto, o que nos é de direito, Investimentos de 16% JÁ.
Beto Faro Porque não te calas????
e a revolução das bajaras ??? como vai ?????
O QUE FALTA EM NOSSO PAÍS É EDUCAÇÃO!!!POIS TEMOS UM POVO SEMI-ANALFABETO,QUE ACABA VOTANDO EM POLITICOS CORRUPTOS.
OS QUAIS SÃO VERDADEIROS ” RATOS DA CORRUPÇÃO” , “BANDIDOS ” ,” SAQUEADORES”
A BEM DIZER A “OPERAÇÃO FAROESTE” ,LEMBRAM????? PROTAGONIZADA POR TAL AUTOR,QUE DISPENSA APRESENTAÇOES.
MAS UM DIA,EM ALGUM LUGAR NESTE PLANO OU EM OUTRO,ESTES ” LADROES” VÃO PAGAR CARO,NÃO TEMNHAM DÚVIDA DISSO
NÃO queremos reconciliação, queremos LIBERTAÇÃO. NÃO E NÃO NINGUÉM VOTA MAIS EM POLÍTICOS DE belém.
Meu Deus! Quem daqui ainda votar nele… Nós provamos larga insatisfação! Na verdade, fomos vencidos por um equivocado entendimento do corpo constitucional (CF/88), aliás, arma dos ricos contra conquistas dos mais fracos. A insensibilidade ainda está na frente…
Pelas vias que chamam de democracia vai ser difícil. É lamentavel essa questão do Pará. Qualquer cidadão com pouco de lucidez consegue identificar a necessidade urgente da divisão.
Do meu modo isso se resolve assim. Todos que tenham uma égua em idade fértil, deixem que ela emprenhe. Vamos arregimentar uma boa cavalaria. Todos os sitiantes que possuem um trator, vamos equipá-lo com cabine blindada. Verificamos então até onde vão as fronteiras dos municípios do Tapajós onde o SIM foi vitorioso e estabelecemos o domínio sobre o território. À frente os tratores blindados em seguida a cavalaria. Muito mais emocionante do que essa brincadeirinha de urninha eletrônica.
Senhor Beto, seria melhor vc continuar calado e em cima do muro e não ter escrito nada. Seu texto é, no mínimo, desrespeitoso com os eleitores desta região que votaram em vc. Mostra que vc. tbm não conhece a realidade da população daqui. Não venha com texto de consolação, pois 98% da população desta região disse, com todas as letras, o que deseja para o seu futuro, e isso o senhor e tantos outros políticos que agiram igualmente não podem ignorar.
Deputado Beto Faro,
O senhor talvez não tenha medido as consequências negativas para o senhor mesmo de seu próprio comentário. Ou talvez tenha, e se fôr esse o caso, o senhor além de um declarado OMISSO, (para não lhe chamar de covarde), subestima os seus próprios eleitores achando que alguém iria respaldar a sua opinião que, diga-se de passagem, não lhe legitima para a dar mesmo sendo o senhor um deputado federal, pois a sua condição e a sua atitude não lhe capacita para tal. Percebe-se nitidamente que a sua principal preocupação é com o seu próprio mandato, com o seus próprios interesses e muito menos com os dos seus próprios eleitores. Se o senhor foi eleito com os votos de todas as regiões do estado, mais um motivo para o senhor zelar por todas elas mostrando que a criação de três estados é justamente para a melhoria de todas as regiões. O senhor preferiu ficar na sua “zona de conforto” em detrimento de seu mandato. O que o senhor chama de “se manter firme na neutralidade”, eu chamo de manter-se firme escondido, entrincheirado. Seus colegas deputados e nós cidadãos precisando do senhor, e o senhor não saiu da trincheira. Só agora o senhor sai e ainda sai opinando, que vergonha deputado! Qual o seu legado para a sua posteridade, para a sua descendência deputado?
Nâo venda o seu caráter como fez a Marinor, Valdir Ganzer, e outros.
Sua obrigação agora é se redimir de seu erro, ajudando de todas as formas na redefinição e reordenamento de estratégias para a continuação da nossa luta para a nossa emancipação. Caso contrário, o senhor será mais um a se revelar no meio de tantos que se revelaram quem são realmente apartir de agora, pois para isso serviu e muito esse plebiscito, para mostrar com quem realmente estamos lhe dando, quem realmente são nossos inimigos, e quem está de fato conosco nessa luta.
TAPAJÓS SEMPRE!
Então continuem elegendo Lira Maia, Antonio Rocha, Zé Geraldo, seus tapajônicos!!!
Deve ser essa a razão por vcs estarem onde estão, na miséria.
A culpa é de vcs, bandos de…………………………, se dependesse de nós tinhamos se livrados de vcs ontem, nós queremos deixar de pertencer a este Pará do que mandam é quem tem mais Força ,se estamos na miséria, a culpa é de Belém.
Pker não nos deram nossa liberdade, 98% de Stm, não quer mais tar ligado ao Pará, se toquem bandos de Paraenses ridículos, nós queremos é ser do Tapajós!!!
“INDEPENDÊNCIA JÁ”
XEGA DE PARÁ!!!
E vocês continuem elegendo o Jáder e família, Mário Couto, Flexa Ribeiro, Duciomar, Wlad, Robgol, Jatene, Almir Gabriel, Zenaldo, Ana Júlia, seus cheira-vala do Parazinho e da capital mais fedida do mundo.
mas todos são bandidos mano…….
“O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso.” C. F. Kettering
A luta continua… “Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram.” Alexandre Graham Bell
A votação de mais de 95% da população das regiões do Tapajós e Carajás, não foi respeitada.
A maioria da populaçãao da região metropolitana, deixou-se ludibriar por meia dúzia de póliticos oportunistas e aproveitadores ( Zenaldo, Sabino, Jatene, Helenilson, faltam 02) que de desenvolvimento e melhoria de vida para a população de nada entendem.
Santarém há alguns anos abraçava Belterra que depois que emancipou-se passou a ter outra realidade, ou seja, separou de Santarém ganhou mais recursos do FPM, melhorou mudou, avançou, resolveram todos os problemas concerteza não, mas esta bem melhor do que rea antes de ser municipio. Agora será a vez de Mojui dos Campos ganhar vida própria, receber mais recursos, investimentos, força politica e dar um passo maior na história. Lembro-me que no plebiscito para a criação de Mojui dos Campos a população de Santarém exerceu seu dever votou no SIM e aprovou, em momento algum questionou-se aas ” DIMENSÕES TERRITORIAIS, RIQUEZAS, CRIAÇÃO DE NOVAS PREFEITURAS, CAMARA DE VEREADORES” ou seja qual for o argumento sem fundamento que a meia dúzia de oportunista do NÃO usou e os desinformados da região metropolitana aceitaram.
Ficou claro o quanto a população da capital é manobrada por seus politicos.
Santarém dividiu em três (Santarém, Belterra e Mojui dos Campos) pra ter uma vida melhor, e temos, assim seria a criação do Tapajós e Carajas.
Mas o resulatdo aqui so fortalecerá a região contra a vinda dos INGRATOS nas próximas eleições.
haja choro !!! ninguém chuta cachorro morto !!!!
Tibério, espetacular o teu comentário. É exatamente isso.
Jeso nos do Tapajós e Carajás podermos hoje bater no peito e dizer que não fazemos mais parte deste parazinho, somos independente de fato só de temos uma votação expressiva de mais de 98 % isto significar uma vitoria do povo destas duas regiões e num estado de direito deveria se respeitado, eu na qualidade de cidadão mim sinto com dever cumprido, e agradeço de coração os três % de pessoas sensatas da região metropolitana que abraçaram a nossa causa, infelizmente lutaram em uma luta desigual contra pessoas que olharam apenas para seu ego e esquece que acima de tudo existem vidas.
Hoje passei em frente à câmara municipal e ao vê aquele bandeira hasteada mim deu um sentimento de repudio, por que eles não nos consideram como paraense por tanto nos não precisamos considera estas pessoas.
Uma sugestão que seja criado em todos os municípios nas prefeituras e câmara o dia do Tapajós e seja hasteada a Bandeira do Tapajós em repudio a este povo do “PARAZINHO”. QUERO VE ESSE VEREADOR DE PEITO A APRESENTA ESTE PROJETO DE LEI.
Sou Farense pke nasci em Faro, gente da marca desse Beto Faro, graças a Deus não existem por aki.
Nós votamos pela divisão, é pker não queremos mais comer das migalhas dos Belenenses, na região fomos mais de 91% em média, então meu povo, vamos nos unir sim, mais as lutas pela divisão.
” PARÁ, NOS DÊ NOSSA LIBERDADE, NOSSA REGIÃO NÃO QUER MAIS SER DOMINADA POR VCS PARAENSES INGRATOS, JÁ QUE A NOSSA VONTADE NÃO PODE SER ACEITA, PELO MENOS NOS PASSE PARA O ESTADO DO AMAZONAS, AIR TEREMOS UMA NOVA ESPERANÇA DE PROSPERIDADE, POIS ENQTO FORMOS MANDADOS POR BELÉM, CONTINUAREMOS ESCRAVOS”
Beto, FORA. Precisamos de líderes autênticos, coerentes e corajosos.
Beto Barbosa se revolta com plebiscito
Cantor promete tirar a família do Pará
Beto Barbosa Pará – Dois artistas paraenses, duas reações sobre o plebiscito que rejeitou a criação dos Estados de Tapajós e Carajás a partir do território paraense. A cantora Fafá de Belém festejou. Já Beto Barbosa, famoso pelo sucesso “Adocica”, ficou amargurado com a derrota da divisão.
Radicado em São Paulo, o cantor prometeu tirar seus familiares do Pará. “Na primeira oportunidade que eu tiver, vou tirar minha família de lá. Saí do Pará há 25 anos e há 20 anos não faço show lá, nem por R$ 1 milhão. Não podemos ser egoístas e impedir as pessoas de crescerem.”
Beto Barbosa se diz revoltado principalmente pela diferença social entre as regiões. “Se Tapajós e Carajás virassem Estado iam crescer e mudar aquela situação de total carência das pessoas que moram naquela região. É inadmissível saber que existem pessoas que ainda moram em palafitas, sem banheiro, sem médicos e tem de enfrentar dias de barco, doentes para um socorro, que muitas vezes não têm.”
“Não tenho do que me orgulhar do Pará dessa forma que está. Tenho pena do povo e, como cidadão, não posso ficar calado e deixar que o Estado continue nesse atraso”, completou o cantor de sucesso nos anos 80.
Ele afirma que vai continuar na campanha pela divisão do Estado. “Nasci em Belém e uso minha voz para fazer a voz do Pará esquecido, carente e desassistido. Continuo fazendo parte dos 35% que querem a divisão daquele Estado, que quer a independência.”
Beto Barbosa classifica o Pará como um “barril de pólvora” violento e desordenado. “Num país democrático como o nosso não poderia existir um Estado tão grande em território porque o povo fica desassistido de tudo, onde o atraso e a corrupção predominam. Vejo a decadência do Pará e do seu povo sofrido, que agora vão sofrer nas mãos desses políticos que continuam a se revezar no poder.”
Isto si e pessoa de caráter e não si curva aos poderosos do Parázinho e este tem moral pra fala porque ele conhecer a realidade deste povo, ao contrario de muito que si diz representante do povo mais não hora nem as calças que veste.
Mas este cantor adocica depois de 20 anos que tira os familiares do Pará, por que não levou antes então, agora dizer que não faz show no Pará nem por um milhão mesmo e por que suas musicas entraram para o passado e sabe se vier fazer algum aqui vai dança pois em 1.000 vai vender de ingresso.
Se era tão a favor do SIM por que não fez campanha como a Fafá, Dirá Paes, Leila Pinheiro e outros tanto, agora depois vim pousa de bonitão e bem típico dele.
Mais assunto encerrado ganhamos dentro da democracia e vcs tem que aceita e para de chora pois ja deu no saco tanta besteira.
Se é neutro nem deveria ser político. Um político eleito está representado uma parcela da população, que tem ideais e opiniões. Neste caso, ou se representa os favoráveis a divisão ou os que são contra. Se é pra ficar de enfeite apenas recebendo o salário sua profissão deveria ser bola de árvore de natal, mas não deputado.
Desculpe Deputado, sem levar pra seara política , mas reconciliar o que. Queremos só justiça, somos 16% da população do pará, queremos que sejam aplicados 16% dos recursos. Já seria um bom começo , e neutralidade tem mais cara de NÃO , é melhor assumir e defender a posição .
Mas é impressionante o cinismo desse senhor. Santarém não esquecerá daqueles que se acovardaram, nas próximas eleições. 98% disse SIM ao estado do Tapajós Sr. Beto Faro.
Somos tapajônicos, e não nos acovardamos.
Discurso típico de covardes. É assim, depois da chuva os urubus saem para secar ao sol. Essa “autoridade” é mais uma daquelas que ainda virá opinar sobre a emancipação do Tapajós.
Deputado, o senhor perdeu uma boa oportunidade para ficar calado. Se o senhor morasse lá no Riozinho do Anfrizio talvez o senhor não vinha com esse papo de reconciliação. Não esqueça que que esse povo morno Jesus vomita. As pessoas tem que ter lado.
O oportunista está doidinho para passar de mala e cuia para o lado dos pseudo-vencedores. Não conhece nada a respeito do povo lutador e guerreiro dos dois Novos Estados que acabam de ser criados pela vontade popular de mais de 70% de sua população. Queríamos apenas confirmar essa outorga do nosso povo. Foi para isso que o tal plebiscito manipulado serviu. Os votos dos que desejam continuar açambarcando as riquezas e recursos naturais dos explorados valem exatamente ZERO!
neutro dou outro nome para isto COVARDIA, pois agora devira continuar neutro pois sua opinião não faz diferença
Muita audacia desse deputado covarde. que fica em cim do muro.. agora vem pregar seu depoimento de uniao. a fala sério.
Esses que ficam em cima do muro. são covardes…..Vamos dizer não aos covardes em 2014.
Vou resumir para os leigos o que a votação mostrou: a mulher quer se separar do marido e ele não quer. A única saída é uma separação litigiosa.
Vamos começar agora a nos reconciliar.
Esta na hora da Tuma do não participar!
Quero ver se eles agora vão dizer não e não.
Pois o problema existe e fazem de conta que esta tudo bem.
Eu estou com câncer!
Seu governado o povo paraense pede encarecidamente a substituição imediata de todos os tubos d água de amianto que provoca câncer.
Só em Santarém existe kilometros dessa tubulação cancerígena talvez o motivo de um grande índice de câncer em nossa região.
Infelizmente só nos resta agora cobrar do parazinho providencia
Diga que estou falando mentira………………..
Ha, tinha esquecido deputado Beto o senhor foi Convarde!!
Caro deputado, por contar com pessoas como voce que decidiu ficar em cima do muro , que deveria defender os anseios daqueles que votaram no senhor aqui na regiao, é que tivermos esse resultado contrario. A partir de agora mais do que nunca temos que avaliar os politicos que ficaram em cima do muro, dar um basta neles, assim como os paraquedistas.
Com mais de 90% de votos favoraveis nossa regiao sai do jogo perdendo conta das regras, mas ganha pela consolidação da vontadade deste povo. Perdemos uma batalha nao perdemos a guerra ela está apenas começando.
Temos que cobrar do governo do Pará os investimento que esta regiao tem direito, ja que os belenenses querem um estado grande de pobres e ignorantes, pois, nao conhecem nossas realidades regionais.
Estado do Tapajos a luta continua.
Sinto muito deputado Faroeste, digo Beto Faro, não há mais reconciliação. Este é um casamento falido em que todas as tentativas de reconciliação já foram esgotadas. Eles (o pessoal de Belém) não nos querem e nós não os queremos. Moramos na mesma casa, mas não falamos a mesma língua, aliás, nem nos falamos mais. Falar em união agora é no mínimo hipocrisia, pois nós nunca estivemos unidos e jamais vamos estar. É o fim deputado, ponha isso na sua cabeça. Não há mais volta e, detalhe, a culpa não é nossa, pois não somos nós que temos a chave do cofre e o poder nas mãos. Pará nunca mais.
O sonho não acabou, TAPAJÓS PARA SEMPRE….
É hora de ação.
É hora de exigir do governo do Pará grande que cuide dele, em toda a sua extensão territorial.
É hora de fixarmos muito bem os nomes de covardes e egoistas que querem manter as regiões mais distantes de Belém no atraso, para rechacharmos suas pretensões eleitorais em nosso meio.
Concordo com vc Anselmo, precisamos criar comissões para levantar todas as demandas da educação, saúde, infraestrutura, saneamento dentre outros, vamos dar visibilidade dos problemas da região para o Brasil, vamos exigir nossos direitos, pelos meios legais e divulgar nos meios de comunicação de veiculação nacional. Quando o governador e politiqueiros como BF, virem a Santarém do Tapajós, vamos manifestar o nosso repúdio.
Quanto a vc Roberto esse território nos pertence de fato e de direito, contente-se com seu igapó.
Não te preocupas forasteiro Deputado Federal Beto a tua hora vai chegar o teu nome está na nossa lista terás muita coragem de pedir o nosso apoi se nós tivermos vergonha na cara nunca precisaremos da sua ajuda, agora desceste de cima do muro e vá para junto dos seus que aqui não tem lugar para gente da sua marca. Aqui só tem gente de Coragem vamos a luta outra vez sem medo de ser feliz.
O Estado do Tapajós nunca existiu, não existe e nunca vai existir, via o Pará imenso e forte. E aviso aos “navegantes” quem não quiser ser paraense, que se mude para Manáus pois lá vcs serão muito bem tratados e se 100% dos santarenos não querem ser paraenses, melhor ainda pois ai todos vão para Manáus e deixem a floresta crescer novamente na beira do rio tapajós.
Santarém, a principal cidade da região oeste do Pará, tem muito mais vínculos com Manaus do que com Belém. E só para seu conhecimento eu já moro em Manaus, mas ainda assim luto por um futuro melhor ao povo dessa região que tanto sofre com a desigualdade que o governo do estado pratica.
Perdemos uma batalha meu caro, mas a guerra continua!!! (Claro que no bom sentido)
PELO MENOS TEM EMPREGO EM MANAUS E EM BELÉM SÓ TEM EMPREGO PRA QUEM TEM UMA ARMA NA MÃO, E NÓS VIVEMOS EM UMA DAS MELHORES CIDADE DO BRASIL( ALIAS VCS NÃO ACRETIDAM DADOS OFICIAIS) SEGUNDO O IBGE, VCS SÃO COMO RABETA, MASSA DE MANOBRA E POR GENTE INCOMPETENTE) MAS VCS DO PARAZÃO VIOLENTÃO, QUE VIVEM EM UMA DAS CIDADES MAS VIOLENTA DO PAIS, POR PURA INCOMPETÊNCIA DE VCS, E VCS QUEREM NOS ARRASTAR PARA O MESMO BURRACO QUE VCS ESTÃO SE ENTERRANDO
primeiramente Roberto volta para mobral pois não existe acento na palavra Manaus, em segundo lugar gostaria de saber quantas vezes tu já saiste do parazinho(por vcs denominado e vieste conhecer o Estado do Tapajós?) hoje sabemos através do plebicito que vcs dependem de nós ESTADO DO TAPAJÓS e do CARAJÁS, e muito bom saber disto.Hoje o estado do Pará amanheceu dividido em 3( parazinhoooo, Estado do Tapajós e Estado do Carajás) tu querendo ou não.
A derrota atrai simpatias; mas se for mal digerida acaba com a dignidade do perdedor e se ainda por cima for alimentada com rancor e inveja …aí começa a fica engraçada.
O Estado do Tapajós já existe de fato, só falta existir de direito. Por acaso vocês que moram na região metropolitana de Belém acham que tem mais direito de opinar sobre a região do que nós que moramos aqui?? Tem graça mesmo….
mas vcs gostam qd duda mendonça , o pjornalista vendido pau henrique, essa turma pode ne?
E o que dizer de Fafá de Portugal, Paulo Henrique “Santos” Ganso e a Dira Globo…..será que a imensa maioria da região que votou no sim (verdadeiros interessados) é toda de “forasteiros”?? hahaha
Roberto querido… Isso tudo ainda é dor de cotovelo por causa da Copa de 2014 perdida pra Manaus? Não adianta… Belém vai ficar 50 anos atrás de Manaus, mais ainda do que já está. Se conforme, rss
FORA DEPUTADO, NÃO QUEREMOS SER O BURRO DE CARGA DESSES BELENENSES EGOÍSTAS QUE NÃO PENSARAM NO FUTURO DE NOSSOS FILHOS.
kkkkkk, é pra rir, fala sério! cuidado minha gente, muito cuidado, vai parecer muitos desse nível aí, até mesmo os da região do SIM, não podemos esquecer estes nomes.
Também acho que é dever de um homem público com mandato se posicionar sobre assuntos tão importantes como este. Que dizer que para não se queimar com ninguém se fica neutro? Não nos esqueçamos que de bobo este senhor não tem nada.
Eu quero ver é como vai ficar a rivalidade dos torcedores nos jogos do parazão 2012, porque Santarém do Tapajós possui dois representantes.
Defender causas sociais vão além da neutralidade, é preciso coragem, é preciso correr risco. Assim, fizeram os grandes líderes da humanidade é só consultar a História. Precisamos de líderes autenticos e corajosos. Em qualquer aspecto da vida, do mais simples ao mais complexo, ficar em cima do muro é a posição mais cômoda, mais interessante. O processo de reconhecimento de verdadeiros líderes, também é difícil, mas o povo está aprendendo.
Neutralidade, é sinônimo de COVARDIA. É impressionante o cinismo com que esse senhor, deputado federal, agora quer beneficiar-se do embate entre o SIM e o NÃO. A covardia desse senhor, em nada contribuiu para o processo, ao contrario, só serviu para observar que “vale tudo”, pra se eleger, e vale tudo, pra manter-se eleito. Lamentável tamanho cinismo, ser apresentado nesse momento, como sendo um ponto positivo. “o faroeste”, perdeu a grande chance de sua vida, de ficar calado.
Ledo engano seu Deputado. Nada pára. A luta continua. A pretensão, o sonho de se tornar emancipado vem de dentro do coração do povo. Vocês políticos já nos enganaram muito. Já estamos escaldados e não confiamos mais em vocês. O plebiscito, embora seja um instituto legal, não é justo não e digo por que: “A EMANCIPAÇÃO DE POVOS ATRAVÉS DO PLEBISCITO É UMA IMPOSIÇÃO DESUMANA, INJUSTA E CRUEL, POIS, OS QUE DESEJAM A LIBERTAÇÃO DEPENDEM DA CONCESSÃO DOS QUE OS QUEREM VÊ-LOS SEMPRE SUBJUGADOS AO SEU MANDO” (Paulo Paixão). Continuamos unidos e tudo será diferente daqui pra frente…Os políticos de hoje, com algumas exceções não estão “nem para os necessitados”. Só Deus e nossa fé para nos salvar. A revolução, sem-violência, pela justiça continua!!!
Jeso
Colocar no seu pôster um comentário desta figura patética e muito triste, ate a PF o conhece muito bem, choroso ele e, pensa que vai enganar a quem, será que esta preocupado de ter ficado neutro e perde votos de vcs e quer agora fazer meia culpa.
Tai um ótimo políticos para vs votarem, despejem os votos de vcs de Santarém e cobrem dele alguma coisa.
Vamos poupar de ver figuras como esta em blogs.
Erro triste o seu amigo blogueiro, se fosse vc teria evitado pois aqui não e lugar para politicagem barata.
Freire, faz o contraponto à mensagem, às teses, às ideias do deputado. E não atirando no mensageiro. Este blog é plural, meu caro.
Pô Jeso, o cara tá certo. Tu tens muita paciência para aturar esse BO do Zenaldo e Jatene. E ainda passa isso prá gente. Transcrevo o que essa figura escreve no final do seu bostejo aí de cima.
“Erro triste o seu amigo blogueiro, se fosse vc teria evitado pois aqui não e lugar para politicagem barata” para os sanguessugas cheiradores de vala de Belém.
Olha seu dr freire
Somente agora estão expondo os podres do Parazinho
Noticia n° 1 oglobo
comemorar o que!!!!!!
https://oglobo.globo.com/pais/para-espera-despertar-governo-federal-para-problemas-do-estado-3431393
A PF também conhece o teu patrão.
Lembra do caso CERPASA?
TRISTE
A PATETICA PESSOAL DE ALGUNS QUE COMENTAM AQUI, SEM COTEUDO E IMBECIALIDADE GRITANTE, PENA MESMO.
Imbecilidade de R$ 16 milhões, ó BO. Pergunta prá ele.
Esta é o perfil democrático dos eleitores do Não. Somente eles podem se expressar. Hai Hitler!
Doutor F. pessoas como voces plantaram a semente da mais nova nação da América.
Viva a Guiana Tapajonica. Não somos Estado nem Brasil, sairemos da condição de áreas griladas de barões para um novo país. Pará jamais.
Trocando em miúdos, o deputado quis dizer o seguinte: “Santarenos, deixem essa mágoa de lado porque nas próximas eleições precisarei dos votos de vocês para me perpetuar no poder.”
É exatamente isso!
Reconciliação?!
Dificil. O Estado do Tapajós já existe, ideológicamente. Ninguém mas canta o hino, alunos colocaram adesivos em cima do brasão. Concordo que o ódio não deve existir. Espero que a mobilização continue, esqueçamos os políticos, esqueçamos os partidos. Finalmente, o que pessaram o supremo quando decidiram que a emancipação das cidades só consultando a parte que deseja se desvincular? As vezes a população, em sua maioria, só deixam partes de um municipio se desincular, quando essa parte é um peso para o todo. A maioria da população fica na metrópole, o que se esperava?
Esse final já era previsto, agora vamos nos desvincular ideologicamente deles, até pq o Estado é deles, como eles gostam de falar: O Meu Pará.
Tapajós não existe, quer tu queira ou não!
O Pará existe!
Ta bom santinho… Eu acredito, seu muito bem qual tua intenção!
Aparecer depois do fim do jogo sai fora………………
Beto Faro: “não sou contra nem a favor da divisão. Muito pelo contrário”
hahaha
Sei… agora vão começar a aparecer os sumidos com papo de neutralidade. Outra coisa, não tem como aceitar um processo desses se 95% da população esquecida quer a emancipação para busca de uma vida melhor.
Devia ter continuado calado.
É MUITA CARA DE PAU DO SR. FARO. SE DECLARA EM CIMA DO MURO E AGORA JÁ COMEÇA A CHOROMINGAR ATRAS DE VOTOS. SAI PRA LÁ……..
Você está na mesma situação do HP. Nessa luta não há neutralidade.
Engana-se quem entende o resultado do Plebiscito como o fim de uma reivindicação separatista.
Na verdade ele representou o inicio de um longo processo. Um processo que mudará radicalmente a atual organização territorial da Região Norte do Brasil.
Um processo que acabará por envolve uma redefinição do Pacto Federativo e uma Reforma Politica.
Portanto, o Plebiscito no Pará e seu resultado quantitativo não acabou com a reivindicação de criação de novos estados.
Apenas registrou o que a população pensa, nos seus respectivos territórios.
O Plebiscito sancionou o SIM da grande maioria dos habitantes do Tapajós e do Carajás para a emancipação dos seus territórios.
Assim como a grande maioria do Pará remanescente NÃO quis abrir mão do domínio sobre essas regiões.
O NÃO acabou prevalecendo no seu próprio território, graça a sua densidade demográfica.
Mas o resultado politico do plebiscito foi a divisão de fato, ainda que não de direito.
A conquista do direito á emancipação está começando agora.
O Pará, já não é mais o Grão Pará…. ele sai menor desse Plebiscito
Tiberio Alloggio
Diferença de mais de 1.000.000 de votos!
Ninguém ta se importando o que acham ou não!
isso é uma democracia, acostume-se!
A maioria escolheu, e é isso que basta!
QUE IMPORTA É QUE NÓS TEMOS OPINIÂO PRÓPIA E VCS FORAM NA CORDA DO ZENALDO ESCROTINHO E DO ABESTADO SABINO, TE INFORMA PRIMEIRO.
Minha neutralidade . . . . K K K K K
BETO FARO cara-de-pau
Ó Tibério ao alho e óleo, por que não segues o conselho que e Rei Juan Carlos de Spania deu para o Hugo Chavez. Seria melhor até para o PT