Blog do Jeso - bandeira do Tapajós - Paulo Costa

Bandeira do Tapajós idealizado por Paulo Costa

Neste ano de eleição, em que a bandeira da criação do Estado do Tapajós volta a tremular nas mãos de oportunistas, principalmente os cá de dentro da área tapajônica, é oportuna a leitura o artigo “Os nacionalismos”, de Leonardo Padura e publicado hoje (26) na Folha de S. Paulo.

Escreve o escritor cubano:

Aspas - Blog do Jeso… as páginas mais lamentáveis dos nacionalismos foram escritas  quando eles foram manipulados como elemento mobilizador das massas, com finalidades políticas que, na realidade, são as finalidades e os interesses dos grupos de poder”.

Leia também:
Tapajós: um estado para Lira Maia chamar de seu.
Estado Sustentável do Tapajós.

  • 3
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Eu recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • luiz fernandes de oliveira disse:

    Sai daí, no Tapa. Se não tens nenhuma idéia boa pra dá; paciência ! Parabéns ao Paulo Costa, que esplanou com conhecimento de causa, ao ilustre amigo Dr. Ismaelino Valente, cidadão aposentado do MPE; promotor de justiça. Que prestou relevantes serviços em Santarém e … Doutor, tens a minha admiração, pelo que fez, e ainda mais por estar se preocupando com os interesses da coletividade regional; sem nenhum interesse político-partidário. Boa noite a sua excelência e família. Sua participação sempre será bem vinda. “Santarém, futuro Estado do Tapajós – Sonho de todos nós – Alavanca do desenvolvimento – Nosso povo tem sentimento”. Viva o futuro Estado do Tapajós ! Tá dito e expresso.

  • jorge moraes disse:

    TÁ FALTANDO COLOCAR UM ACARI ASSADO DENTRO DE UMA CUIA PINATADA NO LUGAR DA ESTRELA REPRESENTANDO A EXPRESSÃO DA “CULTURA ” MOCORONGA!!! QUA ! QUA!!QUA!!!

  • No tapa disse:

    Primeiro, não existe hoje povo mais nacionalista no mundo hoje do que cubano, pois sua nação é o mundo todo. Onde houver alguém precisando de alguma coisa é só pedir que esses virão em socorro. Foi o que aconteceu quando milhões de pobres sem médicos daqui gritaram nos ouvido de Padilha. Depois, os criadores do Estado do Tapajós nunca engaram com essa história do,e nacionalismo, só otário finge que o que sempre quiseram era mais mamata mesmo e nem seriam nacionais se não fosse tal qual todo mundo sempre foi.

  • Ismaelino Valente disse:

    Não teria sido melhor se o amarelo ouro ocupasse o lugar do triângulo verde e o verde o lugar do retângulo amarelo ouro? Assim, no plano superior, estaria simbolizada a floresta; na parte inferior o “himeueu das águas” do Amazonas e Tapajós.

    1. Paulo Costa disse:

      Ismaelino bom dia,

      lhe mando a explicação das cores e símbolos que me veio na hora da concepção da criação da bandeira.

      O retângulo em amarelo ouro, representa o Rio Amazônas que corta o estado em toda a sua extensão, o seu significado para o Estado é a riqueza , o alimento o sustento.
      A o triangulo na cor azul é o Rio Tapajós, rio que sede o nome em homenagem aoa novo Estado, representa a beleza do povo e a natureza, ele cruza grande parte do estado e desemborca no Amazônas onde é seu principal afluente.
      O verde bandeira representa a floresta, o seu significado é o compromisso do povo Tapajônico com a preservação da natureza e o futuro das gerações.
      A estrela no meio da bandeira na cor branca, representa o espírito hospitaleiro do povo e ao mesmo tempo o compromisso de paz tanto entre a população local como também com todos estados da nação brasileira.
      Esta bandeira não é a oficial, apesar de ser a mais divulgada inclusive por sites nacionais ela foi inscrita junto com outras e espero sinseramente que possa ser a escolhida, a
      No próximo mês devo confeccionar camisas para divulga-la e se você permitir guardarei uma pra lhe presentear.