Em nota enviada ao portal JC neste domingo (30), o secretário de Saúde de Alenquer (PA), Antônio Fernando Costa, rebateu denúncias feita pelo presidente do Conselho de Saúde do município, Márcio de Siqueira Arrais, sobre vacinação infantil e medicamentos com prazo de validade vencido.
— LEIA: Justiça nega novo recurso da defesa de ex-prefeito cassado; Argemiro continua no cargo.
NOTA OFICIAL
Alenquer, domingo, 30 de janeiro de 2022
— ARTIGOS RELACIONADOS
A Prefeitura de Alenquer, ESCLARECE A VERDADE sobre a visita do Conselho Municipal de Saúde, realizada no último dia 27 de janeiro de 2022, em postos de Saúde do Município.
As acusações que o Presidente do Conselho faz em vídeo postado na internet são FALSAS e INFUNDADAS.
Quando ele acusa a Secretaria de Saúde de Alenquer de atrasar a vacinação infantil, ELE SE EQUIVOCA OU DESCONHECE AS NORMAS DE APLICAÇÃO DE VACINA INFANTIL.
A VERDADE É ESSA: para se aplicar vacinas em crianças é necessário treinamento dos agentes envolvidos na vacinação de COVID-19. Esse protocolo é determinado pela Secretaria Estadual de Saúde, com a finalidade de evitar erros vacinais, como já ocorridos em outros estados e municípios do Brasil. Agentes municipais já foram capacitados e a vacinação das crianças de Alenquer começa na segunda-feira, 31 de janeiro. ESSA CAUTELA FOI NECESSÁRIA PARA NÃO COLOCAR NOSSAS CRIANÇAS EM RISCOS.
Outra ACUSAÇÃO FALSA é quando ele fala sobre medicamentos vencidos no almoxarifado da Secretaria de Saúde de Alenquer.
A VERDADE É ESSA: quando um medicamento é vencido, ele é separado e armazenado em local próprio, aguardando destinação adequada. Como foi o caso dos medicamentos citados pelo Presidente do Conselho, ou seja, os medicamentos que ele se refere só estão no aguardo de descarte, já que não podem ser jogados em qualquer lugar.
Ressaltamos que antigamente os remédios vencidos eram ‘queimados’ no lixão, mas isso ocasionava muitos danos às pessoas que moram perto do lixão, assim como ao meio ambiente.
Desde o ano passado, o município conta com o DECRETO 10.388 DE 5 DE JUNHO DE 2020, que institui a logística e destinação de medicamentos vencidos. A Prefeitura de Alenquer já está no procedimento de construção do INCINERADOR MUNICIPAL. Assim que a obra estiver pronta todos os medicamentos vencidos serão incinerados. Enquanto isso, eles vão permanecer armazenados em local separado e sem risco algum de serem utilizados.
A TERCEIRA INVERDADE é quando o Presidente diz que a Secretaria de Saúde não participa das reuniões do conselho.
A VERDADE É ESSA: A Secretaria de Saúde de Alenquer sempre participou das reuniões do conselho em que houve convocação oficial. Com exceção da última reunião, haja visto que o Gestor Municipal, juntamente com os demais secretários, participavam de reuniões com membros da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, em Santarém.
- Antonio Fernando da Silva Costa
- Secretário Municipal de Saúde de Alenquer
Essa desculpa de treinamento pra vacinação em criança dada pelo secretário de saúde de Alenquer tá furada, desde quando vacinação pra adulto se diferencia de vacinação pra criança?, conta outra. Isso deve ser mais um doente negacionista que segue os ditames do marginal presidente da República.