"Calçadas livres". Denuncie!

Publicado em por em cidade

Elevador de carro na calçada. Foto: Ronaldo Carneiro
O elevador foi "chumbado" pela Premac em plena calçada. Foto: Ronaldo carneiro

A campanha Calçadas livres, sugerida por leitores e encampada pelo blog, começa com a publicação das fotos que flagram um absurdo maiúsculo em matéria de desrespeito ao pedestre em Santarém. A loja de auto-peças Premac, localizada na avenida Magalhães Barata, bairro da Rodagem, avançou sobre a calçada e a transformou numa oficina. Até um elevador de carro foi “chumbado” ao chão do passeio público.

A denúncia foi feita pelo leitor que se assina Jota Pessoa.

Elevador de carro na calçada. Foto: Ronaldo Carneiro
A calçada virou oficina mecânica da loja de auto-peças. Foto: Ronaldo Carneiro

Participe também da campanha! Mande para o blog fotos e flagrantes de calçadas das quais os pedestres foram expulsos. E-mail: jesocarneiro(arroba)gmail.com


Publicado por:

22 Responses to "Calçadas livres". Denuncie!

  • Realmente concordo com alguns pontos de vistas, muita gente desrespeita as leis e não tem consciência que calçada porra é dos pedestres e ponto final. Tá certo a campanha tem objetivo de coibir este abusos, demorou….

  • A calçada é minha rua
    Rua dos pés no chão
    Só não andas na minha rua
    Por causa da omissão.

  • Bela matéria Jeso, é muita sacanagem tbm desses restaurantes que colocam suas mesas quase na rua, pondo em risco a vida de pessoas. Mete o cacete!!!!

  • Calçadas, quanta saudade. Jantávamos e colocávamos nossas cadeiras e conversávamos por horas, falávamos sobre a vida dos outros( até certo ponto é salutar), nossos problemas particulares, nossas notas na escola, dos parentes distantes, dos afazeres do dia seguinte. Das filhas de Maria, suspeita de alguma paquera do padre, tempos idos e vividos.Calçadas, quantas saudades.Ia esquecendo: de repente chegava o Médico da cidade, cafezinho para ele; como estão vocês, saúde boa? Sim doutor, graças a Deus.Qualquer coisa me procurem. Obrigado. por favor , meus amigos, a calçada é nossa, dê-nos uma chance de podermos usá-la, poderemos nos proteger dos carros e motos. Obrigado.Ainda é tempo de colocarmos nossas cadeiras e papearmos depois do jantar.

  • com a prefeita ocupada o tempo todo em viajar r prá lá e prá cá prá defender o seu falido mandato não é a toa que a várzea city vire a house of joanas’ mother !!! e o sociológo mais uma vez , com é compusilvamente do seu naipe fica do lado herrado !!! me faz lembrar da velha piada do mexicano que estava dirigindo na contramão em uma high way nos estados unidos e reclamava que todos os motoristas estavam dirigindo herrado e só ele estava certo !!! esse sociologo é de morte !!!

  • Muito bacana esta campanha. Precisamos sim fazer algo para melhorar a cidade.
    Mas como cobrar calçadas, senhores, se os “empresários” de Santarém sequer deixam vaga para estacionar seus clientes no centro comercial.
    Porém… neste caso específico, o passeio se dar depois da coluna, o resto pertence a PREMAC.

    1. O Santareno ignorante, a calçada e 2,50 mts. Pela foto não equivale a medida que a PREMAC colocou, ou seja, ela invadiu a calçada.

  • Não quero aqui defender a PREMAC

    Mas acho muita sacanagem coloca-la na BERLINDA enquanto todas as calçadas da Avenida Magalhães Barata encontram-se ocupadas (nos dois lados) por todos os tipos de estabelecimentos lá instalados, inclusive bares e botecos.

    O problema é geral….. Ruas, Praças, Avenidas, Orla, etc…etc….de Santarém.

    Empresários, Comerciantes, Ambulantes, Moradores, Condutores de Veículos, usam e abusam das calçadas (quando existem claro). Ademais nunca cuidando delas como deveriam fazer por obrigação. Inclusive despejando águas brancas e escuras, de banheiros, cozinhas, piscinas e tudo mais, acabando com nossas ruas, asfaltadas ou não.

    O problema é geral… é o costume da população santarena….. velha e nova…. ou seja: abusar dos direitos e culpar os outros pelos deveres.

    Precisamos de uma campanha de sensibilização… de todos os segmentos, econômicos, políticos e sociais, a começar pelos empresários… para colocar os afinhados de cada um na linha certa.

    Só assim a Prefeitura poderá “reprimir” os que insistirem em não respeitar os “códigos”.

    Se assim não for, terão que chamar o “exercito” e declarar o estado de sitio, para coibir os quase 300 mil habitantes de Santarém, ricos e pobres, que enquanto fazem denuncias, estão se lixando de toda essa “campanha”.

    Enfim…..

    Tiberio Alloggio

    1. Sempre do lado errado nê Tibe! A Campanha tem que começar por algum lugar, se formos pensar igual a vc ficaremos sempre na mesma!

      1. Que nada Greg ! Estou do lado certo.

        Vou até lhe dar o caminho das pedras…

        Primeiro cria-se um grupo disposto a alcançar o objetivo.

        Depois encontram-se com os segmentos (Aces, Associação de Moradores, Prefeitura, Vereadores, Institutos de Ensino, Mídia, Ministério Público, etc.)

        Logo em seguida define-se uma estrategia de curto, médio, longo prazo.

        O resto é fumaça, fotografias, denuncismo que não levam a nada.

        Tiberio Alloggio

        1. Tibério não podemos cconfundir a história do “sempre foi assim”, chega de convivermos com uma cidade sem cumprimento das normas básicas. Parabéns Jeso e internautas que se revoltam com isso, precisamos fazer que promotor leia isso ou o secretário da pasta respectiva tome uma decisão em benefício do cumprimento da legislação.

        2. Já se tentou isso várias e várias vezes, Tiberio. Qual o resultado?

          É preciso pressionar sim. Sem pressão da sociedade, do cidadão que se sente ultrajado, não se chegará a lugar nenhum. Denuncismo ou qualquer outro termo que queiras dar, vale a pena sim mergulhar na campanha.

          É preciso motivar o cidadão a participar de campanhas como essas, para que também ele tenha consciência de que é parte do processo. Partidos políticos, associações, vereadores, câmaras nada fizeram até agora para ao menos minorar o problema. A campanha é uma tentativa séria para ao menos bloquear o avanço desse “câncer” urbano.

          Participa, Tiberio! Manda a tua foto! Denuncismo? Que seja! Não importa. Importa é a tua participação cidadã.

          1. Esse é um motivo forte q/ faz Santarém ter fama violenta de TERRA SEM LEI ou TERRA DE NINGUÉM.
            Agora realmente a coitada da Premac serviu de boi de piranha, Jeso! O vaselina tem razão !!!!
            Certa vez eu tava aperriada la no centro da cidade e por questão de segundos um reporter tava tirando foto do meu carro sobre a calçada, fiquei p da vida pq sabia q/ era p/ divulgação por isso quase eu cobria ele de bala, so não fiz isso pq tava claro e tinha muita gente olhando. Mas se ele não tivesse corrido eu tinha cobrido ele de pancada. Sei q/ isso é muito feio , horrível mas o q/ qero deixar claro é q/ se todo mundo bagunça e o poder público q tem a obrigação de fiscalizar preventivamente e repressivamente, se as autoridades nunca fazem nada, e TODO MUNDO DESRESPEITA , por que logo eu , na flor da minha idade, ía servir de boidepiranha?!
            Agora sei q/ ta tendo essa camapanha e todo mundo tem celular com camera, então não vou desrespeitar nem rapidinho as normas e ja avisei em todo mundo de minha casa.

        3. Denuncismo nada, todos estão vendo!
          Precisa sim da pressão da sociedade. Que coisa mais feia dizer que é costume da população, assim você vai me induz dizer que quem emporcalha a cidade, a maioria não é santareno(a).

    2. Span nele, anônimos , pseudonimistas .Quando não está pendurado nos cremastéricos dos Petistas, faz declaração explicita de admiração ao Cristiano Ronaldo, queria dizer: aos comerciantes!!! Brincadeira, PTIBÉRIO.

  • Absurdo ,essa empresa invadiu toda a esquina, é só observar , tomou conta da rua . Esa história de recuo é papo furado, a calçada é do pedestre, quem tem clientes que faça estacionamento em seu terreno .

  • Jeso ,

    cadê o novo código de postura do município, que já deveria ter sido votado pelos nossos “vereadores” ? Até agora nada… O código atual é muito antigo… tem que multar pesado que faz isso… vERIFICA ISSO JESO …

  • È muita cara de pau Jeso. Demais, acho até que deveria ter um boicote de seus clientes, verdadeiramente santarenos, para que ele respeite a nossa cidade. Um absurdo!

  • Não proprietários de empresas e seus administradores são responsáveis por total falta de respeito ao cidadão, seja ele usuário de veículo automotor ou não, ele passa passa pelas calçadas, mas a culpa também também de quem é conveniente com tal situação, quem leva o carro em uma oficina dessas, ou estaciona o carro na calçada de alguma loja ou oficina, ou na própria calçada da garagem de casa ou empresa. Há ainda a desculpa do “não, é rapidinnho, só vou ali e volto”.

  • Não entendo dessa lei de calçada mas me parece q os macacos foram colocados no recuo q deve pertencer ao imovel da Premac.

    1. A calçada é pública, não existe dono…este recuo existe quando vc pega parte do seu terreno e emprega na calçada como forma de compensar por exemplo a falta de estacionamento público. Neste caso foi construído na calçada…basta olhar o restante da avenida e perceber que neste ponto não existe o recuo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *