Lixo e encontro das águas

Publicado em por em cidade

Lixo no rio. Foto: Bob Barbosa

Do leitor Bob Barbosa, pelo e-mail do blog:

Essa foto tirada pelo meu celular ontem (18) em frente à Igreja Matriz de Santarém. É o encontro dos rios Amazonas e Tapajós com o lixo.

Vale lembrar que a Prefeitura de Santarém não se inscreveu em 2012 no projeto de parcerias que o Governo Federal (Plano de Resíduos Sólidos) está formalizando com as prefeituras para coleta e reciclagem de lixo.

Esperamos que o novo prefeito Alexandre Von cumpra sua promessa de dar tratamento mais adequado para o lixo na maior cidade do interior da Amazônia.

Leia também:
Leitora questiona concurso do Banpará.


Publicado por:

10 Responses to Lixo e encontro das águas

  • Decididamente vcs acreditam am Cegonha, Papai Noel…….eles jah ganharam a eleição…Acordem, todo mundo já desceu do palanque, agora é vida real…….E TUDO VAI CONTINUAR A MESMA MERDA.
    .

  • Sra. Giselle, todo lixo que chega à praia vem do rio , é colocado por nós mal educados.Não só do rio vem o lixo, é jogado na praia também.As estacas de cimento que foram deixadas na areia pela Construtora estão quase tôdas sepultadas pela areia, dá para enxergarmos algumas, estas não vieram do rio.Quanto ao esgoto e águas que correm a céu aberto é descaso dos nossos administradores,entra governo e sai governo e tudo continua na mesma.Isso tudo é consequência também do subdesenvolvimento nosso.

    1. Concordo plenamente com vc. O lixo que vem do rio é evidentimente jogado por pessoas, sejam elas passageiros, tripulantes. O lixo que os barcos/navios trazem para coleta no porto, com certeza não é o total. Boa parte é jogada no rio. Por isso falei na responsabilidade e obrigação de todos. Proprietários de barcos/navios, frequentadores das praias, quem comercializa na praia, etc…Concordo também que povo mau educado se corrige com a correta aplicação das leis. Se houver uma fiscalização rigorosa, com aplicação de multa para quem poluir, como se vê em países civilizados, a situação melhora. Acredito que quando doi no bolso, a pessoa muda na marra…

  • essa sebozeira não vai acabar nunca! o povo é mau educado, coloca dificuldade em tudo tem preguiça de subir a escadaria e deixar o lixo na beira da rua p/ o caminhão do lixo levar, por isso deixa na beira da praia deixando a frente da cidade horroroza…povo que só espera pelos outros!!!

    1. Essa seboseira é consequência,realmente, de povo mal educado, tem plena razão.A nossa cidade será menos horrorosa quando nos conscientizarmos de que fazemos parte dela.

  • A sujeira toma conta de nossa Pérola do Tapajós!

    Pergunto: E o que fazer em relação à água servida lançada todos os dias nas ruas da cidade? Em alguns pontos é impossível andar sem o nariz tapado, devido ao mau cheiro. O trecho da Av. Mendonça Furtado, entre os 2 CRs, é um exemplo. Parece que ali o supermercado é um dos responsáveis pelo cheiro.

    É lamentável ver quase todas as moradias da cidade, de todos os tipos, de casebres a mansões, com seus canos lançando a água de pias, tanques, lavabos, chuveiros direto na rua.

    Economiza-se a fossa (que tem vida útil aumentada) e a população que se dane com o cheiro e a sujeira que atrai e engorda ratos, cães e urubus…

    E o poder público não faz nada. É possível que muitos de nossos políticos também lancem sua água servida na rua também.

    Lamentável… Será que o novo prefeito vai resolver isso? Ficaremos aguardando.

  • Caro jeso, na quarta-feira antes do feriado do dia 15.11, estava caminhando em companhia da minha esposa e ao passar em frente a escadaria da orla dos includentes, deparei com muitos sacos com lixo descarregados das embarcações.
    Comentei com minha esposa, que se todoo aquele lixo não fosse retirados da beira do rio, os urubus, cachorros e ratos iriam rasgar os sacos e espalhar o lixo pela praia.
    Pelo que vejo, o lixo não foi recolhido e que vai sofrer as consequências é o Meio Ambiente, e logicamente, o PLANETA.

  • Independente de Prefeitura, temos nossa parcela de culpa e contribuímos ,também, para a poluição dos rios, avenidas e ar atmosférico.Se ficarmos esperando por nossos administradores, permaneceremos eternamente praticando crimes contra a natureza.Queiram verificar nossas areias que estão insepultas pelas águas, quanta sujeira em nossa orla.Pedaços de estacas de cimento, pneus,lixo de tôda a espécie abundam em nossas praias.A educação de nossas crianças é mandatória, quanto aos adultos mal educados, multa.Há necessidade de uma polícia voltada exclusivamente para a fiscalização do meio ambiente urbano.

  • A maior parte do lixo que chega na praia vem do rio. Na praia em frente a minha casa, já vi de tudo, desde garrafas plásticas, até descarga de vaso sanitário. São jogados no rio pelas embarcações e trazidos pela correnteza. Embora vc limpe constantimente a praia, no outro dia já está cheia de lixo. O trabalho ai é árduo, caro Bob Barbosa. Vai desde a conscientização da população, até os proprietários da embarcações e, evidentimente, a manutenção constante da limpeza das praias pelo poder público e também pelas pessoas que utilizam a frente da cidade como forma de ganhar dinheiro. Ex: os proprietários dos barcos/navios que fazem linha na região, os que utilizam a praia como porto particular, construtores de barcos, todos poderiam ter a obrigação de limpar a faixa da praia onde ancoram seus barcos/navios. Assim como moradores, bares próximos, cada um fazendo a sua parte. O que vc acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *