Denúncia revela que pescadores fakes recebem seguro defeso em Monte Alegre
A denúncia foi protocolada nesta semana – dia 5. Foto: Reprodução

Uma denúncia anônima, e explosiva, foi protocolada nesta semana (dia 5) no MPPA (Ministério Público do Pará) em Monte Alegre, região da Calha Norte. Pescadores fakes, ou seja, que não exercem a profissão, estariam recebendo seguro defeso. Imediatamente foi aberta investigação preliminar para apurar o caso.

O epicentro da prática ilegal, que contaria com a cumplicidade do Sinpesca e Colônia de Pescadores Z-11, é Jaguara, comunidade da zona rural do município.

— LEIA ainda: Defesa do prefeito e 7 réus em processo de cassação é feita pelo procurador de Monte Alegre.

Há, segundo a denúncia, dono de padaria, comerciante, costureira, comerciária, vendedor de joias, entre os fakes pescadores e pescadoras. Alguns deles, inclusive, residem em Santarém.

Seguro defeso é um benefício pago pelo governo federal ao pescador artesanal, que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie. Tem o valor de um salário mínimo mensal, e é pago enquanto durar o defeso até o limite de 5 meses.

A Z-11 e o Sinpesca não foram localizados pelo portal BJ. Essa matéria será atualizada assim que o contraponto dos dois sindicatos for enviado à redação.

— Atualização: A matéria foi corrigida, pois foi grafado erroneamente um dos sindicatos de pescadores acusados e aqui relacionados. É Sinpesca – e não Sindpesca – que aparece na denúncia. Além da Z-11.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Denúncia revela que pescadores fakes recebem seguro defeso em Monte Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Wellington Ferreira disse:

    Sindpesca monte alegre ate agora nao lancou nem um seguro se quer no sistema pois e o primeiro ano q vamos recpicionar o seguro defeso
    Portanto busquem as informações corretas pois estao eqvocados os denuciantes quanto ao sindpesca