
Em manifestação na fase de alegações finais de um processo que tramita na Justiça Eleitoral desde dezembro do ano passado, o MP (Ministério Público) Eleitoral se manifestou pela cassação do prefeito e do vice de Monte Alegre (PA), acusados de abuso de poder econômico e político na eleição de 2020.
O promotor eleitoral David Nunes Pinheiro, que assina a peça de 9 páginas, também pede a cassação do registro de candidatura de Adina Antônia, candidata a vereadora do MDB que teve 358 votos e não se elegeu.
— LEIA AINDA: Advogado adoece e audiência sobre cassação de prefeito é adiada para dia 16.
Além ainda de aplicação de multa a outros envolvidos no suposto esquema montado na campanha para favorecer a candidatura de Matheus Almeida (MDB) e Cabo Leonardo (PL), eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito. São eles: Ademir Brasil, Dicivaldo Pantoja, Adson Vicente, João Tomé Filho e o ex-prefeito Jardel Vasconcelos (MDB).
— ARTIGOS RELACIONADOS
David Pinheiro diz não ter dúvidas com relação ao uso da máquina pública municipal em favor de Matheus Almeida e Cabo Leonardo, que acabaram vencendo a eleição com margem apertada para o 2º colocado.
A dobradinha obteve 31,04% dos votos válidos, contra 30,71% conseguidos por Anselmo Picanço (PSDB). Diferença de apenas 118 votos.
A terceira colocada, France Vasconcelos (PSC), contabilizou 8.460 votos (23,85%). No total, 7 candidatos participaram da disputa, sendo que um deles, Jean Vasconcelos (PTB), teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
Afirma o promotor nas alegações finais:
David Pinheiro arremata, no final de sua manifestação, pedindo a penalidade de todos os acusados de envolvimento no esquema ilegal, nos seguintes termos:
O parecer do MPE é peça importante a ser analisada pelo juiz do caso antes de proferir a sua sentença.
Que pena. Sinto mt. Monte Alegre não ter um Homem á altura pra pra ganhar uma eleição sem q não tenha esse problema. ” compra de votos ” isso é inaceitável um prefeito receber seu salário injustamente isso e caso de polícia mesmo.
Ha anos esta pratica de corrupcao por compra de votos e feita em Monte Alegre. Esperar pra ver se o Juiz e atraves da Justica pugne pela punicao dos envolvidos e os eleitores decidam pelo seu melhor governante.