Nova operação da PF em Óbidos deve resultar em prisão na área da Saúde

Publicado em por em Justiça, Óbidos

Nova operação da PF em Óbidos deve resultar em prisão na área da Saúde
Agentes da PF na operação Contraste em Óbidos

O Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) ainda se debruçam, com lupa à mão, nos documentos e todo material eletrônico apreendidos em Óbidos (PA) na operação Contraste, deflagrada há 20 dias e que tem como alvo a gestão do prefeito Chico Alfaia (PL).

Uma nova fase da Contraste não está descartada.

Desta vez para prisão (preventiva ou temporária) de servidores e ex-servidores públicos da área da Saúde, assim como empresários que venderam produtos médicos hospitalares à prefeitura nos anos de 2017 e 2018.

 

Somente para 5 empresas, conforme levantamento feito pelo Blog do Jeso, o prefeito Chico Alfaia pagou quase R$ 800 mil reais em 2017. A maior fatia foi abocanhada pela Allgreens Hospitalares, que ficou com mais de 50% desse total.

A linha de investigação da PF é se os valores que foram efetivamente pagos aos fornecedores resultou em produtos recebidos e distribuídos à população – no caso dos medicamentos – pela Semsa. Ou se a expedição de notas fiscais à época foi só manobra para desviar recursos públicos.

Nos dois primeiros anos do governo Chico Alfaia, 2 secretários dirigiram a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde): Melina Braga e Moisés Portela, ambos já interrogados pela PF. A pasta é atualmente comandada por uma odontóloga, Nathália Rodrigues.

Prisão

Nem MPF, nem PF têm prazo para analisar o conteúdo do material apreendido na operação Contraste. É só depois desse serviço é que será avaliada a necessidade de novo desdobramento da operação.

A prisão de envolvidos no suposto esquema — uma quadrilha da qual Chico Alfaia faz parte, segundo o vereador Preto Sousa (PSD) — não está descartada. Nesse caso, será feito o pedido ao juiz da 1ª Vara Federal em Santarém, Domingos Daniel Filho.

Foi ele que determinou a busca e apreensão, solicitada pelo MPF e executada por agentes da PF, no início deste mês (dia 5) em diversos setores da Semsa em Óbidos.

— Leia também sobre o caso:

 

Contraste 2 | Vereador que denunciou “quadrilha” da Saúde em Óbidos se aliou ao prefeito

Ex-secretária de Óbidos acusa prefeito de calúnia, e diz que não cometeu ato ilegal

Não quer calar. Quem acertou: Melina Braga ou Preto Sousa?

‘Odebrecht’ de Chico Alfaia, Allgreens sumiu de Óbidos após ser denunciada ao MPF


Publicado por:

4 Responses to Nova operação da PF em Óbidos deve resultar em prisão na área da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *