Ufopa abre inscrição para engenharia e agronomia em Rurópolis e Novo Progresso
Rurópolis, no oeste do Pará: cursos da Ufopa. Foto: Divulgação

A Ufopa lançou nesta terça-feira (8) o edital do Processo Seletivo Especial (Prosel) 2020 para selecionar candidatos às vagas dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Agronomia.

Os cursos de graduação, na modalidade presencial e com duração mínima de 5 anos, serão ofertados nos municípios de Rurópolis e Novo Progresso. As vagas são destinadas a candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente ou os concluirão no ano letivo de 2020.

 

A expansão da oferta destes cursos de graduação faz parte do Programa Forma Pará, uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que juntamente com instituições de ensino superior (IES) públicas e prefeituras municipais visa a expandir a oferta de vagas de cursos de graduação (modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológica) em municípios que não possuem polos das universidades ou onde não exista a oferta de determinado curso.

Ao todo, serão 50 vagas para o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ser ministrado em Novo Progresso, e outras 40 vagas destinadas ao curso de Agronomia, com atividades em Rurópolis.

As vagas serão distribuídas entre candidatos de ampla concorrência, PCD’s e em sistema de cotas. A previsão de início do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental é para março, e o de Agronomia para agosto, ambos do ano de 2021. 

Só pela internet, avisa Ufopa

A inscrição ser feita exclusivamente via internet, a partir desta quarta-feira, 9 de setembro. Ao solicitar a inscrição, o candidato deverá, primeiramente, fazer um cadastro e, em seguida, preencher o formulário eletrônico de requerimento de inscrição. 

Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor R$ 80,00. O candidato que comprovar não ter condições de pagar o valor da inscrição poderá solicitar isenção de taxa, por hipossuficiência financeira, no período de 9 a 18 de setembro. 

A seleção conterá prova objetiva, com 35 questões (cada questão valerá 1 ponto) de múltipla escolha, cujo conteúdo a ser estudado consta no anexo do edital, e uma prova de redação, de no mínimo 20 linhas e máximo 30, que valerá 10 pontos.

 

Será reprovado na prova objetiva, e eliminado do processo seletivo, o candidato faltoso, ou que obtiver pontuação inferior a 10 pontos. Serão avaliadas as provas de redação em língua portuguesa somente dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados até o limite de 2,5 vezes o número de vagas ofertadas para cada curso. 

Será eliminado, e não terá classificação alguma no processo seletivo, o candidato que não tiver sua redação corrigida ou obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) da pontuação máxima prevista para essa prova.

A divulgação do resultado final preliminar do Prosel está prevista para até o dia 8 de janeiro de 2021. Haverá dois dias após essa data para recurso contra o resultado e cinco dias após o prazo de recurso para divulgação do resultado final definitivo. 

Com informações da Ufopa

LEIA também: Doxa aponta vitória de Taká para prefeito de Rurópolis com mais de 55% dos votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *