Do empresário nascido em Belém Olavo das Neves, via contato do blog:
Como belenense, amo meu Pará e tenho orgulho de ser paraense. Mas lamento que conterrâneos meus pensem de forma pequena como tenho observado. Muitos continuam com o discurso mentiroso que uma minoria quer separar. Hoje já são mais de 80% no Oeste e Sul do Pará que querem seguir seus rumos. Infelizmente o universo daqueles que não querem enxergar essa realidade se resume a Belém e Salinas, e num sentimento egoísta e com total falta de sensibilidade e solidariedade pensam exclusivamente só neles.
Lamentável.
Como querer continuar casado com alguém que não quer mais você? Belém será a grande responsável por este resultado… e seja qual for o resultado estou de consciência tranquila, pois poderei olhar a esmagadora maioria do Sul e do Oeste do Pará e dizer EU, BELENENSE, FIZ MINHA PARTE E VOTEI “SIM”. MEUS PAIS DE MARAPANIM TAMBÉM FIZERAM A SUA PARTE E VOTARAM “SIM”…
— ARTIGOS RELACIONADOS
Não vou carregar jamais o fardo de ter sepultado o sonho de milhares de PARAENSES como eu.. e não é porque são do INTERIOR ou que tenham ADOTADO nosso ESTADO que são menos paraenses que eu.. E mais: garanto que muitos destes tem mais legitimidade que vários que se dizem legítimos paraeneses.
Acorda, Belém, e vota SIM.
Adoro o povo paraense. Mas fico triste quando vou visitar esse Estado e vejo a região de Belém com esgoto a céu aberto. Sem saneamento básico no mínimo. Imagino como deva ser o restante do Pará, tão distante da capital. Vejam os exemplos que deram certo. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Se a divisão do Estado não for feita o Pará vai ficar para trás, vivendo apenas com esmolas dadas pelo governo federal. Não sendo auto-suficiente. NÃO SEJAM COVARDES E DIGAM SIM A DIVISÃO. Com os Estados menores e os políticos mais perto do povo será mais fácil reivindicar direitos contra as mazelas dessa enorme região. Um abraço ao povo paraense.
O Estado do Tapajós está na espectativa, o TRE, julga neste sádo, dia 10, direito de resposta ao governador Simão Jatene no rádio e na |TV.
Uma comissão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se reúne hoje 10), às 8h30, para decidir se concede direito de resposta a Frente Pró-Tapajós sobre o pronunciamento que o governador Simão Jatene teve, na última terça-feira, ocupando todo o programa eleitoral das Frentes Pró-Tapajós e Pró-Carajás, também como direito de resposta.
Na tarde desta sexta-feira (09), a comissão, formada por três juízes da corte, esteve reunida com os advogados da Frentre Pró-Tapajós, e do Governador do Estado, mas nenhuma decisão foi tomada. O impasse deve terminar ainda neste sábado para que o programa seja veiculado, mesmo que o período de propaganda eleitoral já tenha terminado.
PALAVRAS DA BELENENSE RIVANY RAMOS: VÃO VIAJAR E CONHECER O ESTADO E A MISÉRIA DO NOSSO POVO, SE CONHECESSEM VOCÊS NUNCA DIRIAM NÃO!
Qual o problema em ter mais médicos, mais defensores e mais dois estados no Pará? Isso é um direito de todos. O Brasil, é rico, tem mais que dividir melhor essa riqueza! Tão desesperados, como se dividindo, e CRIAR esses novos Estados do Tapajós e Carajás vão deixar de ser Brasil! preferem viver de mentiras, de ilusão.
GRANDE PARÁ, CADÊ? TERRAS, TERRITORIALMENTE? O POVO PRECISA DE ALIMENTO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, SANEAMENTO ETC. SER UM ESTADO GRANDE, DEFINHE-SE DE DUAS FORMAS: UM GRANDE ESTADO COM SEU POVO NA MISÉRIA, OU UM GRANDE POVO EM UM ESTADO MENOR, MAIS QUE NÃO LHE ROUBE O DIREITO A UMA VIDA DIGNA! DIGO SIM! E SOU DA CAPITAL!
VÃO VIAJAR E CONHECER O ESTADO E A MISÉRIA DO NOSSO POVO, SE CONHECESSEM VOCÊS NUNCA DIRIAM, NÃO!
Rivany Ramos Iwamoto – Belenense, moradora de Belém a favor da Divisão do Pará.
Santarenos, Obidenses, Alenquerences e demais da região oeste e sul do Pará.
Separem um valor do seu bolso e saiam telefonando para cada Belenese que conhecem, peçam o Sim, sensibilizem seus conhecidos. Acreditem funciona.
Para quem está de braços cruzados, não deixem de falar com cada pessoa ao seu lado, inclusive na sua propria cidade. Você está se preocupando em perguntar para a pessoa do seu lado “Qual é o seu voto”?
Gente, isso tem funcionado a beça, perguntem e não deixem de falar pelo Sim!
O Olavo não vai carregar este fardo, e está de parabens, e nós? será que não temos tal fardo? qual foi a sua contribuição nesse processo que definirá a nossa vida? já se perguntou?
Estabeleça uma conversa sobre o plebiscito a cada1 hora e consiga um Sim a cada 3 horas. Tente, fale e consiga.
Quem são os herois anônimos? temos?
Telma
O movimento tem que ser do povo, para que o próprio povo saia da miséria.
Vamos buscar nossa sorte e criar um estado mais justo e desenvolvido.
Sim é 77
Com a divisão todos irão ganhar, inclusive o novo Pará. É preciso mudar , do jeito que está não dá para ficar, é muito miséria. Vamos nos fortalecer criando estados. 3 estados tem mais peso que um, vamos fortalecer a região.
O voto é 77 e 77
Senhores
Alguem pode me dizer o porque do nosso Vice-governador não pedir licença do mandato e escolher o seu lado, que seja de preferencia o lado do SIM, e reforçar a nossa luta pelo desenvolvimento da nossa região????
Que vergonha, é esse político que escolhemos para nos defender???
Marinor, Jatene e Helenilson vão pagar pela traição.
O Estado do Tapajós deve se emancipar
É muito linda a União dos Verdadeiros Paraenses do Oeste do Pará,esse povo guerreiro, que sofre e chora,passa fome,mas que acima de tudo , traz no coração , o amor , o respeito , a humanidade,a fé, a esperaça , a ética e a moral.
Eu amo Belém , amo muito Santarém , e também sou apaixonado por Maraba.EU SOU PARAENSE,POR RESPEITO AO VERDADEIRO POVO PARAENSE,EU DIGO SIMMMMMMM77.777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777777………………..
O Estado do Tapajós nunca morrerá, a divisão já está declarada, seja pelo amor, seja pela rivalidade ou seja pelo rancor.
Queremos defender nosso desenvolvimento.
Voto 77
Dignidade e respeito só vamos conseguir com a emancipação do estado do Tapajós.
De vez em quando tenho a oportunidade de ler alguns comentários, A turma do não expõe variais razoes pela não divisão, portanto vou deixar umas perguntas para vocês responderem, pois vocês acham solução para tudo.
Se me responderem voto no não e não!
Quantos anos mais o estado precisam para alcançar o desenvolvimento desejado?
Solução para saúde?
Solução para segurança publica?
Solução para atender milhares de comunidades isoladas por mais de 30 km que precisão de auxílio de embarcação para tratar de sua saúde e ate mesmo receber suas aposentadorias?
Solução para os ramais “PA” que os agricultores utilizam para escoar sua safra?
Centenas de pontes quebradas?
Corpo de bombeiro em dezenas de cidades?
Escola nas várzeas?
Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc… Etc…
É preciso emancipar para acabar com essa situação. Somente com a criação de novos estados o governo federal. implantará o maior projeto de desenvolvimento para essa região.
Sem a emancipação, nada mudará.
Quem não quer mudanças é porque é massoquista.
Eu quero desenvolvimento e um futuro melhor para nossos brasileiros.
Voto 77 e 77
Mandou bem cego, voce nem vê e sabe disso, e os politicos do Pará porque nao apresentam soluçoes para essas indagaçoes? Na saude é so olhar os 2 jornais da capital, que todos os dias estampam nas manchetes, pra ver como eles nao conseguem tratar os seus doentes imaginem os do interior.
Os políticos não apresentam soluções para desenvolver o Tapajós porque querem favorecer as elites de Belém.
Voto SIM
A turma do Não é simples egoísta com o povo do Taoajós.
77 neles
Eu sou de Santarém e voto Não a divisão do Pará, por entender que essa questão é pura e simplesmente para políticos roubarem mais e mais, temos e que cobrar verdadeiras polícas de mudanças.
Sr, Ronaldo para com a miséria é preciso emancipar essas regiões , o novo Pará estará livre desses problemas e o governo federal será obrigado a investir mais nessa região.
Por isso somente o SIM acabará com a miséria que é o atual Pará.
Voto 77
Quanto tempo mais tem que esperar políticos que tu sonha?
Talvez na outra seja tudo melhor.
… Ou seja no paraíso…
77
Ronaldo Freitas, tu és a vergonha de Santarém…
Muito me entristece ler o comentário do Sr. Ronaldo Freitas e de outros santarenos que pensam que essa questão é simplesmente para políticos roubarem mais. Os políticos aparecem, inevitavelmente. Eles devem aparecer… tem seus interesses pessoais, mas, neste caso, o interesse não se resume a um ou dois políticos. É interesse de todos, inclusive seu, Sr. Ronaldo, ter um novo Estado. Poderia ser até mesmo o Pará, tal como é em extensão territorial, contudo, tal como é tem sido a luta de mais de cem anos: grande, gigante e com respostas amenas, citando como exemplo básico a novela da COSANPA. Como é que um Estado que não garante água para a região mais rica em Rios de água doce poderá dar conta de suprir outras necessidades básicas a contento? E os ramais PA? etc, etc. Tenho certeza que o Sr. Ronaldo e tantos outros santarenos cobraram e cobram políticas de mudanças para melhor há muito tempo, porém, nossos clamores quase nunca são ouvidos e quando são, minimamente, é véspera de ano eleitoral. O Pará já está divido há muito tempo. Se o Sr. já teve a oportunidade de morar em Belém, poderá dizer com todo orgulho que é paraense e se sente como tal, porque lá, sim, de fato, há cobranças da população e há respostas do governo do Estado – ainda que tardiamente… Votar no SIM neste momento é vislumbrar um Novo Estado e um Estado Novo com outras frentes, dando maior representatividade para toda a região norte. É certo que não será fácil conduzir esta nova história, mas ela vai ser escrita como nunca se viu antes. Não nos preocupemos com políticos que só querem roubar mais… Eles podem roubar a cena por uns instantes, mas seremos nós, incluindo você Sr. Ronaldo, que conduziremos o Novo Estado. Os conflitos de interesses vão sempre existir, todavia, com o Estado do Tapajós, será possível, ao menos aos movimentos populares locais olharem de frente o Governante do Estado, ver a Sede, a Assembléia Legislativa, saber onde localizar os Deputados Estaduais. Enfim, sentir que estamos dentro de um Estado, de fato, e não apenas em Estado de sítio cultural, como diria Wal Luck. Votemos SIM porque não tem mais o que perder com esta estrutura que está aí.
Esses Santarém que são contra, são burros ou o que, não querem sua cidade ser desenvolvimento e capital de um brilhante estado.
O voto é 77
Mas tu nao sabe nada Ronaldo, essa conta dos politicos, paga voce, para nós, pagam todos os brasileiros.Mesmo sabendo se e o futuro é o certo, esperar por politicas que atendam as necessidades do povo desta regiao não dá mais….temos esperado por isso ja faz muito tempo.
O Povo ta cansado dessas mentiras, vamos votar SIM 77.
Ao Ronaldo, sua resposta demonstra total desconhecimento da causa, há mais de 150 anos existe um movimento para emancipar o Tapajós, conhecido também como Baixo Amazonas.
Se não ocorrer a emancipação agora, vamos ficar mais 150 anos nessa miséria.
Esse movimento é do povo do oeste, me admira que não queira que justamente sua cidade Santarém se torne capital. Tem alguma coisa errada com seu voto.
Veja o exemplo do Mato Grosso do Sul e Tocantins que deram certo.
Somente a emancipação trará o desenvolvimento. Não deseje o pior para seus futuro, pense no futuro, o Estado do Tapajós terá um futuro brilhante.
Voto ´pelo desenvolvimento ´77
Que vota contra o Estado do Tapajós é porque adora ver a desgraça alheia.
77 e 77
vamos respeita a opinião dele. pq vegonha ele tem pesonalidade.
Ele é um infiltrado da turminha do não. Pois o bom santareno jamais diria não. Ele quer que acreditemos que a população daqui tá dividida. kkkkk
SIM – TAPAJÓS
SIM – CARAJÁS
Sr. Ronaldo, maus políticos existe em todo os lugares, pelo menos teremos o direito de eleger nossos representantes daqui de nossa terra, O Estado do Tapajós.
Voto SIM
Como disse a jornalista Ana Célia Pinheiro: ” …e para além de toda sua beleza e sedução, este nosso PARÁ só será de fato grandioso, quando garantir DIGNIDADE e CIDADANIA para cada um de seus filhos…”
A criação dos Estado do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento para a Amazônia.
Vamos apoiar 77 e 77
CHAGUINHA DIZ:
É CLARO QUE EU VOU VOTAR NO SIM.
77. TAPAJÓS. CONFIRMA.
77. CARAJÁS. CONFIRMA.
E INDEPENDENTE DISSO PRETENDO ADOTAR DAQUI PRA FRENTE UMA NOVA POSTURA E UM NOVO SLOGAN EM RELAÇÃO À CAPITA: É DE BELÉM? NÃO QUERO!!
CHAGUINHA AD
Tem razão, se é de Belém , não quero.
voto 77
Todos falam dos cálculos do IPEA que mistura PIB da região com tamanho territorial, com formulas matemáticas que sinceramente acho que nínguem que os publica entende da onde vem, só sei de uma coisa, seus cálculos são estimativas, o que fizemos foram previsões levando em consideração o que é gasto hoje e o que vamos gastar, acho que se fizesse o mesmo calculo que o Rogerio Baueri em relação ao estado do Pará e considerando que o mesmo não arrecada praticamente nada com a mineração que representa de 35 a 40% do PIB do estado, o Pará seria um estado tão sustentável assim?
Mesmo que o IPEA apresentasse calculos verdadeiros a favor do Tapajós , os egoístas e escrotos da capital não aceitaria a separação. Como o escroto , há milhões de pessoas assim em Belém, por isso precisamos nos livrar do Pará e criar nosso próprio estado.
Esses radicais belenenses perderam a noção de humanidade, com certeza eles devem viver sem nenhuma dificuldade, devem ter educação de qualidade, segurança, ruas com toda infraestrutura, hospitais públicos a disposição e ainda curtir tudo a base de tacacá e ouvindo fafá de Belém. Amigos o Pará já está dividido, vocês devem mesmo é deixar nós de mão, a mesada que damos para essa galera já pesou no orçamento, deixa nós cuidarmos dos nossos sozinhos. Aqui em Santarém todo mundo é SIM.
Sou nascido em Belém, mas conheço a realidade deste povo (Tapajós e Carajás), pensei que o jogo estava perdido para o sim, porém recentimente estive em Belém e vejo que a realidade não e bem assim, sei que o não vai ganhar em Belém, mas não será de goleada como eles (não e não), pensam, bastar acessar alguns sites de belem, como (belémfm, o paraense) e vejam as enquetes o não ganha apertado, porém no tapajos e carajas a vitoria sera de lavagem, veja se ja houve alguma carreata do não, nestas regiões.
HML
Acorde para a realizada 30% de habitante do Pará esta nestas duas regiões, por isto o NÃO E NÃO 55 E 55, JA GANHOU E DE LAVADA MESMO, NESTA SEMANA NOVA PESQUISA.
Por que o Duda Rinha de Galo Mendonça e sua frente a favor da divisão não encomendam uma pesquisa, por que será? Falta de grana não e, pois arrecadaram 10 vezes mais do que a frente do Não.
Dr. Freira precisa de um tratamento com dr. Freud. Seus argumentos pequenos diante da grandeza de se criar o Estado do Tapajós.
Voto 77 e 77
A vitória do 55 e 55 já é certa, só não encherga quem não quer, até em Santarém e no oeste do Pará o índice do $$im vem caindo e a do NÃO crescendo e se assintiram o jornal nacional do dia 29/11/2011, só vota $$im quem realmente for cego,surdo e mudo ou tem algum problema para entender as coisa. Eu, minha família e todos os meus amigos (e olha que são muitos) Votamos 55 e 55, NÃO à divisão do Pará!
Querem obrigar a gente a ficar no MESMO BARCO… … Égu… … TÔ POLANDO FORA!!!
SEVENTY-SEVEN
Qualquer coisa que aconteça para o povo do Tapajos, em caso de vitória será melhor do que isso que temos recebido ao longo desses anos do governo do Pará.
Quais foram os inventimentos desses governos para que melhorasse a vida da população desta região? Alguém lembra de algum? Na minha contagem aparece apenas as obras eleitoreiras quase sempre não acabadas que existem na região.
Vejam como somos tratados: no inicio do ano o governo do Pará “Simão Jatene” veio com seu secretariado brincar de governar aqui em Santarém no Auditorio da UEPA prometeu alocar em seu Orçamento fictício os recursos de investimentos pra região, até agora nada, alguem acredita nessa promessa?.
Os investimentos que virão com a criação do novo Estado irá gerar emprego e renda, seja ele do setor publico como do setor privado, por esse motivo voto SIM 77..
É preciso fazer a crítica do discurso que está sendo usado nessa campanha pela turma reacionária que é contra a emancipação de tantas pessoas sofridas do interior que somente buscam melhoria de suas vidas e de seus descendentes.
Na campanha contra a emancipação da Região do Tapajós estão sendo utilizados todos os tipos de manobra, as quais vão da utilização descarada de veículo de comunicação concessionário da transmissão de TV como a ORM de Belém, passando pela utilização de falácias lógicas empregando o discurso de gente “famosa”(?) da Região de Belém, que de Política, Direito e Economia e muito menos da situação do interior entende quase nada, e que nem mesmo moram no Estado. Chegam à não bastasse tudo isso às mentiras de injúrias contra os integrantes da frente pró-emancipação. Mentiras como a insinuação de que a população do Pará remanescente pagará as contas dos novos Estados são difundidas. Insinua-se isso ao afirmarem que a criação dos órgãos trará despesas, as quais sabem serão arcadas como os recursos dos novos Estados não havendo, portanto, ônus ao povo do Pará remanescente. Isso é lógico: os paraenses não pagam as despesas do Estado do Amapá por exemplo.
O que os políticos à frente do movimento contra a emancipação da Região do Tapajós não apresentação são alternativas à Emancipação. O que eles não dizem é o porquê de não haver políticas públicas de descentralização de investimentos produtivos e que elevem a qualidade de vida e gerem empregos no interior.
O que por eles não é explicado é porquê de não haver em toda a Região do futuro Estado do Tapajós uma estrada estadual asfaltada que ligue uma cidade à outra (exceto o trecho entra Santarém e Mojuí dos Campos, isso porque esta virou município a pouquíssimo tempo).
Não dizem esses políticos que somente a menos de oito anos a Região do Tapajós ganhou dois hospitais estaduais em toda a história do Pará, ou seja, levou-se mais de trezentos anos para isso ocorrer. Mesmo assim esses Hospitais (Altamira e Santarém) não funcionam em sua totalidade, faltando serviços médicos e equipamentos.
Não dizem é que inexiste uma metro de esgoto sanitário construído pelo Cosanpa em todo o interior e que no Tapajós embora banhado por pela bacia Amazônica em Itaituba, por exemplo, segundo dados da Cosanpa somente 12% das residências possui água encanada e mesmo assim falta água todos os dias nas torneiras. Ressalte-se que essa cidade é a segunda maior do Tapajós
Dizem ainda os críticos da emancipação do Tapajós que quem quer emancipar-se é de fora do Estado. Ora, desde de quando os moradores de Óbidos, Santarém, Faro, Altamira, Almerim, Itaituba, Oriximiná, etc.., cidades com mais de trezentos anos tem na composição da sua população gente majoritariamente de fora do território do atual Estado do Pará? Deveriam andar mais pelo Tapajós para ver o quanto estão errados.
Deve-se perguntar por que tanta má-fé dessa gente que coordena a campanha contrária à emancipação do Tapajós? Essa gente eleição após eleição desembarca na Região do Tapajós, promete mundos e fundos e depois de eleita ou reeleita desaparece e se encastela na Capital. Ainda acusam, com a cara deslavada, aos moradores dessa região de tentarem esquartejar o Pará. Falam em gastos, mas como Zenaldo Coutinho defendem projetos de ingresso de gente no funcionalismo público sem concurso público, defendem ainda a nomeação mês a mês de assessores tipo Aspone do governador toda a semana, pagos com o dinheiro do contribuinte, enquanto isso faltam aos tapajônicos, estradas, saúde, educação de qualidade e seus moradores têm sua dignidade afrontada dia após dia.
União é mais que estar ligados geograficamente ou será que uma casal que está brigado há anos e sem se falar pode ser considerado unido somente por vier debaixo do mesmo teto. Esse podo contrário à emancipação age assim como o marido que não gosta e nem cuida da esposa, mas “não quer dar o divórcio”, porque ninguém pode dividir o que está junto por sua unilateral vontade.
Égua mano tu viste o JN Nacional, agora?
Querem retalhar o nosso Pará para ciarem tres Estados pobres.
Esse Carajás apesar de fIcarem com toda a riqueza do nosso Estado, ele já nascerá devendo mais de 1 bilhão de reais por ano, e como ficará os investimentos para o progresso que eles tanto propalam, e o Tapajós como não ficará então, que pelo que eu saiba ela será o mais pobre de todos os Estados brasileiros?
Será que vai sobrar alguma coisa para os investimentos reclamados por eles/
Se Carajás o deficit é desse tamanho, imagina Tapajós.
É por isso que sou contra essa divisão é porque não houve estudos sufucientes e capazes de avaliarem tal reforma geopolitica, está cada vez mais claro que tudo isso não passa de interesses politicos.
Vamos aguardar amanhã para ver de quanto será o deficit do Tapajós.
E o parazinho que eles querem deixar? Como ficará, vamos ver, porque o que eles dizem no programa eleitoral, todos nós já sabemos que são mentiras.
NÃO E NÃO! NINGUÉM DIVIDE O PARÁ.
Pensa que sou leso, é?
Mano dividri pobreza para gerar riqueza isso não existe, só nas cabeças dos separatistas.
Queremos a emancipação, o Pará já era. O casamento fracasso, vamos deixar de ser colônia desse estado pobre. O Estado do Tapajós terá um futuro brilhante.
Seu marcu,
Caso haja déficit o mesmo será nosso, se você acha que a região gerara prejuízo porque fazem tanta questão da mesma, só te lembrando o estado do Pará não pertence à região metropolitana de Belém e sim de todos os paraenses inclusive do oeste e sul do Pará.
Com relação ao déficit se houver; não e o povo paraense que paga a conta como vocês arrotam na campanha.
Para uma região que esta abandonada a mais de quinhentos anos nada mais do justo do que a nação reparar a desigualdade social
O BONDE VAI ANDAR… …VAI DEIXAR ELE PASSAR. Dois estados coladinhos ao seu. Pense nisso. Concursos públicos federais, etc… …tá preparado para encarar? Quer mudar de vida? Vota YES e vem p’ra Ka.
SEVENTY-SEVEN
Jornal Liberal 2ª Edição – Esse Rolando Lira Maia quer retalhar o Estado do Pará porque a cultura, as tradições e os costumes do Oeste do Pará são diferentes do Norte, Nordeste do Pará. Isso é motivo? Não e Não. Além do mais, o cara, ex-prefeito de Santarém e parlamentar há anos por aquela região, admite sua própria incompetência quando cita as mazelas do Oeste criadas por ele mesmo também, pois sua ficha corrida justiça já lhe denuncia! Não e Não, Ninguém divide o Pará – 55 e 55!
Temos de estar cientes sobre a história do teu Estado, a luta pela criação do Estado do Tapajós, possui mais de cem anos e o Professor Manuel Dutra da UFPA tem seu blog tem demonstrado isso. Quanto ao Lira Maia é só mais um político o que conta é vontade do povo dessa região que abandonado por séculos de centralização de poder pollítico e econômico na capital, pretende enfrentar seus problemas de forma autônoma. Entende-se não haver prejuízos para niguém e mesmo haver ganhos decorrentes de diminuição de custos e melhoria da gestão. Porquê, então, não votar sim.
Qual alternativa apontam os partidários da não emancipação? Com que argumentos rebatem os argumentos refutam os argumentos dos emancipacionistas? Limitam-se a defender os seus escusos interesses que tentam passar como sendo os interesses de todo o Estado.
Para sua informação o Lira Maia só é deputado a menos de seis anos e uma de suas realização boas, embora se discorde deles em muitos pontos foi a defesa da aprovação do projeto que autorizou o plebíscito para a democraticamente o assunto posso ser decidido.
Toninho, teu orgulho te faz mais pobre junto com a miséria que é o estado do Pará. É preciso mudar para que essa região se desenvolva.
Voto 77
Sr. Toninho, o estado do Pará é um paraíso em miséria. Já a divisão é para melhor a vida das pessoas .
O abandona e a miséria já justificam por si só a emancipação dessas regiões.
Voto 77 e 77
Eu voto SIM e munca foi aceitar esses argumentos desse tal Dr. Freira. A guerra está declarada, nos tapajonicos queremos ver bem longe essa raça de ditadores.
Mas este Duda Rinha de Galo Mendonça e um apelativo, mais estamos vacinados contra isto.
Não e Não
55 E 55
Fafa contou com o canto de sabia do Pará.
Putzzz….se os sabiás dai cantam assim, imagina o canto de uma rasgamortalha….ahauhauahuahua
Fafá chorou com lágrimas de crocodilo, já que ela detesta viver na cidade de Belém.
Dr. Freire,
Fafá gosta tanto de Belém que mora em Copacabana no Rio…
Diga que e mentira…
Seu Cego iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
É Olavo a tua luta pode ser até louvável, mais infelizmente os teus amigos separatistas, que estão doido para esquartejar o Pará, não foram suficientemente capazes de desfazer da opinião publica paraense o real motivo desse plebiscito. Todos nós sabemos o real o motivo e tu sabes também.
Eles estão chegando ao ponto de usarem gente humilde moradores da cidades ao longo da PA 150, obrigando-as a portarem cartazes, apelando para Belém votarem pelo Sim, isso é um absurdo. Essa pobreza que eles estão mostrando, eles também tem uma parcela de culpa e muito grande , por que eles estão no poder há mais de vinte anos e nunca procuraram fazer nada para mudarem essa situação. Essa pobreza existe no Pará e no Brasil todo, tu sabias que entre os 50 municipios mais pobres do Brasil, 10 estão na região da ilha do Marajó?
E nem por isso ele nunca pediram a emancipação, sabes por? Por lá não existe uma Serra do Carajás e num politicos forateiros gananciosos.
Será que os prefeitos dessas cidades que o programa de vcs mostra são tanto inoperantes? O que eles fazem com o dinheiro da prefeitura?
Infelizmente o Oeste paraense está sendo usado como instrumento de manobra dos forasteiros de Carajás.
Acabei de assistir esse tal de Lira Maia na tv liberal, cara esses argumentos não convencem ele não soube disser daonde virá os recursos para que haja progresso no pretenso Estado de Tapajós, caso haja a divisão, coisas muito improvavel que aconteça.
Caro Toninho, manipulador são todos que não querem perder as vacas gorda do Carajás e Tapajós. Vocês querem tratar a região como colônia, mas vamos lutar conseguir uma população maior em nossa região e conseguirmos os votos necessários.
Voto 77 e 77
Fabio
Novo plebiscito só daqui a 50 anos e espero que ate la esta região do Tapajós cresça e Carajás idem, entretanto nos do Para mirin como vcs querem jamais deixaremos de ter os 70% a mais de eleitores, sempre se lambada nos pretensiosos defensores da separação ou forasteiros.
O Jornal Nacional em rede Nacional através do JN no Ar vai desmacaram o Lira Cara de Pau Maia que ontem levou ate o estúdio da TV Liberal um litro de óleo de Cerejeira,pois o de peroba não ilustrava mas a face de mentiroso deste elemento.
Um conselho a dar ao irmão de Santarém em 2012, vê se o elegem prefeito de nova para ele acaba ainda mais com o município de vcs.
55 E 55 NÃO E NÃO.
Dr. Freire, daqui a 50 anos a população do Tapajós será o dobro da região da capital Belém, ai sim vamos virar a mesa.
Até lá, o ódio será plantado neste estado de misérias que é o Pará.
E ver a fafá de Belém chorando não foi ridiculo? Se eu fosse do NÃO votaria no SIM até por vergonha dessa campanha suja e burra!
Virão daqui: https://www.jesocarneiro.com.br/artigos/tapajos-tem-direito-sim-a-r-25-bi.html
Se conseguir contestar pode falar, ou aqui:
https://www.simtapajos.com.br/viabilidade.php
Tai um texto bem interessante para quem consegue ver as razões do outro lado:
https://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2011/11/divisao-do-para-iii.html
Leia também: https://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2011/11/o-que-ele-disse_29.html
E mais: https://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2011/11/divisao-do-para-daria-ao-maior-estado-o.html
Toninho,
Acredito que você ta mal informado, leia a matéria e tire suas conclusões
Diga que estou mentindo como a turma do não ….
Associação de municípios de Marajó defende emancipação da área, onde vivem 456 mil pessoas na miséria
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) defende a emancipação de Marajó, que se tornaria território federal. Os recursos da União seriam repassados diretamente aos 16 municípios do arquipélago, sem intermediação do governo do estado do Pará.
https://oglobo.globo.com/pais/polemica-estado-do-para-uniao-disputam-posse-de-7-mil-ilhas-3234231
O negócio é que os políticos de Belém não querem perder o curral eleitoral que é o Baixo Amazonas, que elegem eles sempre em troca de alguns trocados. Triste mas é a realidade. Mais triste é os belemenses não entenderem isso.
Mais triste são os forasteiros quererem dividir o Estado do Pará, e tu devias respeitar os paraenses , porque se não fosse esse Estado tu estarias passando fome sei lá aonde?
Se tu és inteligente tu sabes que estais sendo usado com massa de manobra desses politicos inescrupulosos, ganaciosos e esquartejadores do Estado alheio.
Amigo , o tu chamas de forasteiro eu os chamo de brasileiros.
Sou mocorongo e voto SIM 77. forasteiros ou não, são os que impulsionam a região. Isso é preconceito
Tem muita gente que passa fome e o mérito eh do Estado SIM. E o que eh pior não eh forasteiro NÃO. Mas meu querido… …já vi gente do NÃO chegar aqui neste blog preocupado conosco, indagando sobre o que realmente está acontecendo com o seu irmão nesta região esquecida do mapa, procurando a partir daí chegar a uma posição pessoal imparcial e só sua.
Vota YES e vem p´ra K.
SEVENTY-SEVEN
Dudu, Belenense é egoísta,
Putz…..
Belenese declara voto e Santareno o esconde….
HELENILSON PONTES NEGA O TAPAJÓS EM MARABÁ E SE IRRITOU QUANDO FOI QUESTIONADO DE SUA POSIÇÃO SOBRE OS NOVOS ESTADOS
Leiam mais aqui: https://zezoferreira.blogspot.com/2011/11/helenilson-pontes-nega-o-tapajos-em.html
no Blog do Espalha Brasa
Tiberio Alloggio
CHORA MOCORONGO CHORA CHORA MOCORONGO TÁ CHEGANDO A TUA HORA !!!! A-D0-RO VER DESGRAÇA DE MOCORONGO !!!! EU ACHO QUE VOU ABRIR UMA LOJA DE LERNÇA EM TRASH CITY A PARTI DO DIA 12 DE DESEMBRO !!! VOU FICAR RICO COM A DESGRAÇA ALHEIA !!!! COM O MEU FUTURO EU NÃO BRINCO !!! VOTO 55 !!!!
É assim que é feita a propaganda do Não.
Pergunto aos defensores da divisão, O JN no AR mentiu em relação ao Rombo de mais de um Bi caso se crie (o que não vai ocorrer) Carajas, isso anualmente segundo o Jornal nacional de hoje mostrou, a inviabilidade da divisão foi mostrada, caiu por terra a mentira colocada no programa do sim.
Amanhã sera desmacarado o SIM de Tapajos, e espera para ver, rombo ainda maior e pior que hoje o Cara de Pau do Lira Maia que nem oleo de peroba mais da jeito não soube explicar de onde sairiam o recurso do defcito, portanto: NÃO E NÃO – 55 E 55
O JN considerou este artigo: https://www.ipea.gov.br/sites/000/2/tds/TD_1367.pdf
Que não leva em consideração a distribuição do FPE como mostrado aqui mesmo neste Blog:
https://www.jesocarneiro.com.br/artigos/tapajos-tem-direito-sim-a-r-25-bi.html
Cálculo acompanhado pelo próprio Boueri e que não foi contestado.
Não sei se notou, mas o mesmo estava bem nervoso na entrevista.
Dr. Freire, larga o osso. O Estado do Tapajós é problema nosso.
Voto 77
Aproveita e abre uma escola também, quem sabe assim tu aprendes algumas noções de ortografia e língua portuguesa, gênio… “A PARTI, LERNÇA, DESEMBRO??????”
Escroto é quem adora viver na miséria e rir da desgraça alheia.
Choro que a tua alma já encomendada para o diabo.
Nós do Estado do Tapajós não vamos desistir nunca de nossa emancipação.
A ferida está aberta é não vamos desistir nunca.
O SIM será nossa liberdade.
Prezado Olavo
Bonita suas palavras, mais seu pai e de Vila Maua, Marapanim e fez a vida em Belém quando aqui chegou, sendo que ele o envio para santaremPA a alguns anos atras onde queriam expandir os negocios da familia, mais renegar o que esta a frente de nossas faces e muito triste, pois não e so a região metropolitana que não quer a divisão e tão pouco Salinas, onde vc passar suas ferias de julho, que de eleitores tem poucos, mais são 63% dos Paraenses em pesquisas ja realizadas que confirmam o NÂO E NÂO 55 E 55, vc deve te visto nas careatas que sairam da aterial 18 na Cid. Nova, Augusto Montenegro e Jão Paulo Segundo que se reuniram em grande festa contra a Divisão na praça do operario, entre em salas de dircusão do facebook sobre a divisão que veras o quanto os Paraenses natos são unidos e estão lutando em todos os municipios do Paramirin contra o esquatejamento de nosso coloso Para.
Vc pode ate te apisrações politicas para ser senador por SantaremPA mais o Pará jamais será dividivo.
NÃO E NÃO 55 E 55
Desculpa mas as salas de dircusão do facebook não são nenhum modelo de vontade popular, é uma verdadeira vitrine pro Não usar de xingamentos e todo tipo de preconceitos e ódios que pode existir contra quem possui um ideal diferente do seu.
E não é esquartejamento é INDEPENDÊNCIA!!
Independência a região do Tapajós!!!! É a vontade de quem mora e vive no Tapajós!
O povo do Tapajós suplica pela emancipação,
Voto 77
É PARÁquiderme ISSO!!!!!
Meu querido dr. Freire, o egoísmo de Belém é uma coisa absurda.
O orgulhoso de ter um teritório imenso e misérica é outra coisa absurda.
O Estado do Novo Pará terá o tamanho do estado mais rico do Brasil, São Paulo.
E vocês da capital Belém tem orgulho da miséria que vive um dos estados mais pobres deste país., o velho Pará.
É preciso mudar, é preciso desenvolver essa região.
Somente a criação de novos estados irá desenvolver a região Amazônia.
Agora quem quer a desgraça de nossos filhos, vote NÃO.
Quem quer desenvolvimento para toda região Amazônica , vote SIM
A criação do Estado do Tapajós e Carajás é o maior projeto de desenvolvimento para a Amazônia.
SIM é 77 e 77
Parte do texto de Roberto Pompeu de Toledo, na Revista Veja, sobre a mudança de pensamento do publicitário Duda Mendonça se compararmos o trabalho dele contra a Divisão da Bahia, nos anos de 80 e o trabalho atual dele a favor da Divisão do Pará: ” … Um texto por ele (Duda Mendonça) composto e que era lido por Maria Bethânia na TV afirmava que dividir a Bahia era separar o Jorge do Amado, o Dorival do Caymi, o Rui do Barbosa, o Gilberto do Gil. Já separar a Fafá do Belém, o Paulo Henrique do Ganso, O Billy do Blanco, o Jaime do Ovalle, isso pode”. Ele encerra o texto dele, preocupado em que a população do Pará saiba quem é Duda Mendonça e que não se deixe levar por suas estratégias de campanha que só visariam vencer as campanhas que faz, sem importar se elas são verdadeiras ou não, dizendo: “Leve isso em conta amigo paraense”.
PARABENS A NOBRE FENANDO DOURADO.
NÃO E NAO 55 E 55 NESTES FORASTEIROS, VOLTEM A SUA BAHIA E NOVAMENTE TENTEM FAZER A DIVISÃO.
Você não sabem o que diz muito menos conhecer a nossa realidade, separa Fafá de Belém ela já esta separada a muitos anos que ela não morra nem visita esta região só esta fazendo este depoimento devido o gordo cachê si nos pudéssemos paga ela seria a favor do SIM.
Santa ignorância dos egoísta.
Voto 77 e 77
Caro Olavo , cada vez mais me orgulho de ter o privilégio de gozar da tua amizade.Homem de carater, empresário bem sucedido, justo e um dos maiores querreiros da nossa causa emancipacionista, obrigado irmão.
Eu também sou Belenense, nasci em Belém e sempre morei em Belém. Concordo plenamente com o Olavo. Sou a favor do SIM, conheço muito bem os políticos aqui de Belém. Ele são contra o desenvolvimento da região oeste do Pará. Vou votar SIM.
SIM e SIM, até pelo CARALHO