OPINIÃO DO BLOG
Vereadores de Santarém, de diferentes colorações partidárias, andam pregando a necessidade da gestora do HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), a Pró-Saúde, abrir a “caixa preta” da empresa, para que faça a devida prestação de contas dos recursos públicos que recebe para fazer funcionar o hospital.
Estão certíssimos.
Essa pregação ecoa, no entanto, como falso moralismo. Algo como faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
Explico.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Nenhum deles até hoje, e lá se vão quase 4 anos de mandato, deu um único pio em relação à “caixa preta” inexpugnável da Câmara Municipal de Santarém.
Ninguém sabe, por exemplo, quanto eles recebem em diárias, quantos bilhetes aéreos são emitidos pela Casa em nome deles por mês, quem são as pessoas lotadas nos seus gabinetes, entre outras despesas que, pagas com dinheiro público, também merecem as luzes das transparências.
Sobre as contas da Casa, eles preferem deixá-las à sombra, como faz – e deu no que deu – a Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).
O certo é que devemos sempre cobrar, afinal foram eleitos com nosso voto, para fazer o melhor para a população. Independente de partido.
Só fico triste, porque não vejo mudanças só mais do mesmo. Infelizmente!
Governos vivem de impostos e em Santarém precisamos atrair grandes empresas e indústrias.
Só assim sairemos da estagnação, o resto é conversa de Marxistas fora de moda que já deviam está morando em Cuba, Venezuela ou Irã. Aproveitem as promoções aéreas.
Caros eleitores do Deputado Alexandre Von, vocês estão de acordo com o deputado em não assinar o pedido de uma CPI, ou vocês não sabem o que aconteceu na Assembléia Paraense, ou vocês ainda vão querer vota nesse cidadão que se diz O CARA, o prefeitável . Vocês poderiam me informar o porque que ele não quer assinar o pedido de uma CPI, alguma coisa tem…………ou será que tem o Telhado de Vidro.
Jeso,
Gostaria de saber o que está ao alcance da população fazer para tornar estas informações disponíveis, sem exceção?
Pressão popular, via MP (Ministério Público), e sobre os próprios vereadores, Larissa.
Jeso;
Devo elogiar-lhe e dizer que você está completamente certo. Perfeito em suas colocações.
Brilhante citar o caso ALEPA, só vou acrescentar que os ‘nossos’ deputados, ainda não assinaram o pedido de CPI. Notemos, principalmente ALEXANDRE VON, que se diz o “prefeitável” com mais condições a governar a cidade.
A muito nossos vereadores, principalmente, os que se dizem oposição querem fazer uma caça a bruxas em nossa cidade e governo Maria, devem se preocupar mais com ‘suas traves’.
Parabéns, novamente.
Lembro-me bem quando os nobres vereadores santarenos (da atual legislatura) cobravam, com toda razão, a convocação das pessoas aprovadas no concurso público do município. Chegava a ser comovente o empenho dos edis em favor dos concursados. Eu mesmo cheguei a produzir algumas matérias sobre o assunto (na época trabalhava para o Diário do Pará). Pois bem, a própria Câmara era e continua sendo um exemplo de desleixo quando o assunto é concurso público, pois jamais realizou um para o seu quadro de funcionários. Logo, algumas cobranças e atitudes emanadas daquela Casa soam como hipocrisia.
Jeso;
Voce tocou num ponto importantíssimo: “Transparência”. Sabemos que é dever de toda prefeitura informar a população de seus gastos, não é verdade? Essa verdade é colocada para a população? Sim ou não?????? O povo sabe que é dever da prefeitura:
1) Informar a população, com clareza, como gasta o dinheiro público?
2) Prestar contas à população?
O povo sabe também que a CÂMARA MUNICIPAL deve:
1) Fiscalizar a prefeitura? Que o VEREADOR deve acompanhar de perto os gastos da prefeitura? Que a PREFEITURA deve prestar contas à Câmara Municipal? Que os CONSELHOS foram criados para ajudar a prefeitura na tarefa de utilizar bem o dinheiro público? E o cidadão sabe que ele deve fiscalizar todos? Isso tudo é uma questão de educação!
Cara Luciene Marinho, a transparência da Prefeitura de Santarém está a anos luz da Câmara de Vereadores. Se vc. consultar o Porta da Transparência (vide link https://transparencia.santarem.pa.gov.br/servlet/pt_menutransparencia) irá encontrar muitas informações – mais muitas mesmo – em relação a gastos públicos. Portanto, muito do que se fala – e se cobra sobre transparência – o governo municipal anda fazendo, sejamos justos. Agora, pecamos – nós cidadãos – porque não temos o hábito de visitar, consultar tais portais. A Câmara possui o seu, mas é, digamos assim, só de fachada. Não detalha seus gastos, não esmiuça absolutamente nada. Daí a distância enorme em relação ao da PMS.