Lei que obriga teste físico em concursos públicos no Pará é sancionada

por Eládio Delfino Neto (*)

A Lei n° 9.143, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, foi sancionada pelo governador Helder Barbalho e publicada no Diário Oficial de hoje, 09/11/2020.

A lei estabelece normas gerais para a realização de testes de aptidão física nos concursos públicos no âmbito da administração pública estadual direta e indireta, condicionada à existência de previsão legal.

 

A lei exige a indicação no edital do tipo de avaliação, das técnicas admitidas e dos índices mínimos, em atenção ao desempenho médio da pessoa em condição física ideal, especificados para candidatos do sexo masculino e feminino, necessários para a aprovação.

Os critérios previstos no edital de concurso público deverão ser objetivos, recorríveis e guardar pertinência lógica com as atribuições do cargo público em disputa.

A lei diz, ainda, que as condições de saúde para participação em testes de aptidão física são de exclusiva responsabilidade do candidato, que deve estar apto a realizá-lo no dia, na hora e no local previamente definidos no edital e que a gravidez, por si só, não é fator inabilitante para os testes de aptidão física.


— * Eládio Delfino Carneiro Neto é professor do Some (Sistema Modular de Ensino) no Pará.

LEIA também: TRE mantém candidatura do MDB e impõe nova derrota à defesa do prefeito de Alenquer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *