
O DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) e a UES (União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém) protocolaram há pouco, no MPF (Ministério Público Federal) em Santarém, uma representação contra a reitoria da instituição dirigida pelo reitor Seixas Lourenço.
No documento, o DCE aponta indícios de irregularidades em licitações, compra de imóveis no entorno do campus Tapajós (antiga Sudam) e superfaturamento na reforma de prédios.
Pede ainda que seja “investigado a construção do prédio do Instituto de Ciências da Educação, principalmente valores e prazos”.
O documento foi entregue pelos presidentes do DCE/UFOPA, Heloise Rocha, e da UES, Ib Tapajós, ao procurador da República Cláudio Dias.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ao blog, Dias disse que irá instruir a representação e acionar a Polícia Federal para apurar o caso.
Um dos indícios mais forte de irregularidade, de acordo com o documento, foi na compra de equipamentos que revelam valores em torno de R$ 2 milhões de prejuízos para os cofres públicos.
Leia também:
Reitoria da Ufopa: práticas antidemocráticas.
Réplica do vice não entra no site da Ufopa.
Unicamp e Ufopa celebram parceria científica.
UFOPA: vice-reitor contra-ataca pró-reitor.
UFOPA forma, mas não entrega o diploma.
ouvi falar que a situação na ufopa está tão complicada, que o reitor nem sequer aceitou o Estatuto que as categorias construíram conjuntamente durante dois anos. Se for assim mesmo, então a situação tá difícil, porque isso mostra o completo desrespeito por parte do reitor para com o corpo universitário, além do mostra que ele pouco quer saber o que todos pensam, quer é fazer aquilo que veio da sua cabeça! Muito me preocupa, isso, porque eu sonhei com essa Universidade, e hoje vejo que ela não tá sendo aquilo que o povo queria! Parabéns, IB e demais, pelo que têm feito
eu não entendo o motivo para se ter um reitor que nem sequer mora na cidade. O que ele sabe sobre a nossa região? Por que ele vem aqui pra dirigir um sonho nosso?
Parabéns ao DCE e a UES, isso mostra que eles estão preocupados com a nossa instituição. Se preciso vamos realizar uma grande manifestação contra essa cambada de corruptos que sujam a universidade. Fora Seixas!
eu acho é que essa administração e mais esses que tão defendendo eles aqui são todas pessoas desinteressadas com a sociedade e com a administração.Tem que ser todos presos!
POR QUE O SINDUFOPA NÃO ASSINOU TAMBÉM A REPRESENTAÇÃO???
Que sindicato é esse que se diz representar os professores mas é conivente com a CORRUPÇÃO na Universidade??
Ainda resta dúvida?
Isso é calúnia contra o SINDUFOPA que, atualmente, é o sindicato que está presente na luta contra os desmandos e a corrupçao na universidade.
Esse “professor do IEG” náo é professor e nem do IEG porque se fosse náo escreveria uma bos… dessa. Deve ser um pelegao que luta contra o SINDUFOPA.
2 anos sem prestar contas, uma montanha de obras inacabadas. Desperdício do dinheiro público. Licitação reprovada pelo TCU. Existem muitas coisas a serem investigadas sim.
Como sempre o movimento estudantil santareno na vanguarda das lutas! Agora entendemos porque a reitoria tentou processar os estudantes. Justamente porque o compromisso dessa juventude é com a defesa da universidade, do património publico, da democracia interna e da autonomia cientifica.
Parabéns UES, DCE por não perderem o tempo e o ritmo da luta politica!
Aos comentaristas de todas as matizes ideológicas, vocês tem de reconhecer que o surgimento de uma liderança politica da expressão do IB Tapajós é deveras importante para a nossa historia!
Dedico a essa juventude o poema de Brecht “O elogio revolucionário”.
Até sempre! Maike Vieira.
Agora é IB VEREADOR!
Finalmente essa reitoria foi denunciada, um ótimo trabalho do DCE em pareceria com a UES, e espero que os técnicos e professores se juntem a eles nessa luta, quanto mais gente melhor e em breve conseguiremos derrubar essa reitoria corrupta e colocar alguém que seja eleito democraticamente.
Parabéns pela atitude dos estudantes e espero em breve ver um post divulgando que os professores e tecnicos também se uniram nessa luta.
Sinceramente, não importa se esses estudantes são do psol, do dce, da ues, de qualquer lugar, o que importa é que eles fizeram o dever de qualquer cidadão, que é denunciar a corrupção, e tentar impedir que eles brinquem com o dinheiro público, visto que, essas atitudes mafiosas da reitoria são de conhecimento da maioria dos estudantes e da sociedade santarena, de vez em quando, agente escuta sobre o carro novo do reitor, o material super faturado, desvios e mais desvios de verba e etc.
É bom saber que os jovens estão cada vez mais interessados em garantir seus direitos e que se organizem politicamente pra isso, seja através de um partido ou de uma entidade, pois eles estão sempre fazendo com que os direitos dos estudantes sejam garantidos, e consequentemente os direitos da sociedade. O Brasil PRECISA de uma nova geração na política, de jovens compromissados com a sociedade e com a preservação do bem público.
Parabéns Ib Tapajós, a nossa geração agradece.
Aline Picanço
Academica de direito da FIT
Jeso, a íntegra da represenaçao dos estudantes tá no link: https://docs.google.com/file/d/0B72y2_ZTLMZlaGZSbzRmQmJVbWs/edit
Convenhamos leitores, quem leu o documento apresentado percebe claramente que o texto está fraquíssimo, a maioria das denúncias são baseadas em “achismos” e sem laudos técnicos comprobatórios. Certamente isso não passa de mais uma auto propoção do Sr. Ib Tabajós e grupo PSOL-PSTU, mas as razões para toda essa algazarra serão esclrecidas a partir do mês de julho, quando todos veremos o anúncio: PARA VEREADOR VOTE IB TAPAJÓS!!! Trocando em miúdos, eles reclamam da turma do Aldo que é ligada ao PSDB, mas querem pegar o lugar dele com o radicalismo do PSOL-PSTU. Daqui a pouco farão a marcha para liberação da maconha na UFOPA. Quem perde com isso? A população do oeste do Pará que sonha com o desenvolvimento por meio do conhecimento científico. Lastimável…
Nossa, mas como tu fala de política… sabia q a ufopa teve uma licitação embargada por superfaturamento?
Eis um comentário típico de pessoas que se beneficiam com essa gestão autoritária do Seixas, aldo, ximenis e cia. Denigrem pessoas que estão empenhadas e denunciar as irregularidades.
Não deveria ser Leitor Desinformado?
Olha o Defensor Gratificado aí, gente!!!
Comentário cheio de preconceitos, e falácias. Infelizmente perdi 10segundos da minha vida ao ler.
Esse comentário é tipico de pelego que tem rabo preso com a reitoria, mas não foi perda total de tempo ler esse post, e se for mesmo verdade que o Ib Tapajós vai se candidatar a vereador, eu mesma votarei nele, não o conheço pessoalmente, mas curso Biologia na UFOPA e desde muito tempo acompanho o histórico de luta dele e de outros militantes da universidade, e uma coisa falo com certeza: Se esses militantes que historicamente lutam na universidade fossem nossos vereadores, prefeitos e etc, quem sabe a educação pública melhore, e teremos politicos REALMENTE comprometidos com a sociedade e a classe estudantil.
sinceramente, esse teu discurso é de gente que tem rabo preso com essa administração.
quem perde com o desvio de verba na UFOPA? O povo vai sentir muita falta desse dinheiro.
É agora que Seixas, Aldo, Marcos Ximenes e cia limitada caem.
O novo site da UFOPA (no qual gastaram milhares de reais… rsrs ) tá horrível e o mais impressionante, ainda não tem nenhum texto de “importância para a comunidade acadêmica” escrito pelo Marcos Ximenes pra defender a honra da ufopa e do seixas e acusar os estudantes de quererem instituir uma crise q não existe na ufopa
:O
Quero ver provarem tudo o que disseram! Inclusive o Jeso deveria ter cuidado com o que publica, pois como fica se não for provado?
Se houver uma investigação séria, é claro que vai ser comprovado. Além do mais, uma prestação de contas de vez em quando não faz mal nenhum aos cofres públicos.
Esse é tucano!
Se a reitoria não tivesse nada a ocultar, teria ocorrido aquela reação descontrolada do Marcos Ximenes na página da UFOPA? E o ataque sem lógica do reitor, atacando o PT, que é o partido do próprio Mercadante, o chefe dele? Isto só tem um nome: desespero!
É Direito de todos e fundamental exigirmos transparência na gestão de instituições púbicas. Em 3 anos de UFOPA nunca tivemos prestação de contas dos gastos da universidade. A representação protocolada no MPF demonstra a inquietação da grande parte da comunidade acadêmica. Penso que se não houver nada de errado na UFOPA, o MPF irá constatar em suas investigações. Tem muita gente de rabo preso.
As suspeitas não são infundadas. É extremamente importante a participação de todos em espaços de discussão sobre a questão. Alguns questionamentos precisam ser respondidos. Cerca de mil e duzentos alunos entram todo o ano na UFOPA e a universidade não apresenta um planejamento consistente para alocação dos estudantes – e quanto tempo mais precisará utilizar o hotel Boulevard como campus. O prédio do ICED – obra interminável – já esta a mais de 2 anos sendo construído e não apontam prazos para a sua conclusão. Enfim, o DCE-UFOPA e a UES estão de parabéns por apresentarem de maneira responsável e fundamentada essa problemática ao MPF e a sociedade.
Esta semana, possivelmente impulsionado pelos desmandos que estão vindo à tona na UFOPA, um servidor da instituição, da área de licitação, deixou escapar que a universidade recebe R$ 70 milhões por mês, do MEC. “Gente, a UFOPA é rica”, declarou o servidor.
Nem precisa ser funcionário do setor de licitação pra saber q a UFOPA é rica, todos sabemos que vem muitos recursos para a universidade que, além de mal aplicados, são desviados através de obras superfaturadas, como a construção da planalto 24 horas, digo prédio do cfi, que já apresenta rachaduras, da reforma do prédio da proen, do contrato milionário com o boulevard etc. Enquanto isso os estudantes tem suas bolsas (PROAD, PIBIC, PERMANÊNCIA) atrasadas e nem sequer recebem uma justificativa.
Queremos transparência nas contas da universidade já!
Vamos nos ater aos fatos:
NÃO interessa se eles são do PSTU, PSOL, PSDB, PT. Fiscalizar a aplicação de NOSSO dinheiro é papel de todo cidadão, pois realmente o prédio já está em construção a quase dois anos e isto soa estranho para um prédio daquele porte, temos que saber os motivos, se está dentro ou não do prazo, como está sendo gasto o dinheiro de nossos impostos, se a universidade estiver com as contas e contratos em dia ,tudo certinho, ÓTIMO, nosso dinheiro está sendo bem aplicado. Agora se não tiver tem que ser investigado. Não temos que criticar, pois todo cidadão tem o direito de petição, temos que ficar de olhos abertos para ver se não estão ocorrendo desvios.
Eu acompanho a UFOPA desde o anúncio do projeto de criação da mesma e infelizmente o que eu tenho visto é que tentaram, tentaram, tentaram, (Lira Maia principalmente) matar a UFOPA quando ela ainda estava no ventre. Não conseguiram! Agora tentam matá-la, ou melhor, desmoralizá-la a qualquer custo, para impedir que cresça e se desenvolva, como acontece com milhões das crianças brasileiras. Quem tem medo da UFOPA???? Ou será que tudo não passa de um jogo sujo para abocanharem os milhões que o governo federal está despejando aqui em Santarém, via UFOPA??? Não se iludam: DCE e UES são sim, associados a partidos políticos.
o DCE não passa daquele grupinho do PSTU e PSOL
Concordo plenamente quando é dito que há uma tentativa de impedir que a UFOPA cresça, que se desenvolva, que tome proporções gigantescas e torne-se um destaque nacional. O que realmente acontecerá se essas denúncias continuarem a aparecer. Penso que a comunidade, não só acadêmica, mas a comunidade de uma maneira geral, como principais provedores das entidades públicas, deveriam se mobilizar e ENGROSSAR esse coro que está lutando para destituir essas pessoas que se auto-intitulam UFOPA, e valem-se do seu “poder” para praticar os seus “mandos e desmandos” “estiolando” a imagem da instituição perante seus alunos e até funcionários. Todo apoio a estes bravos lutadores que não se deixam intimidar pela tirania dessas dinossauros.
FORA SEIXAS! FORA TODOS OS CORRUPTOS!!!
Dentre muitos os problemas enfrentados na universidade e cujo o objetivo do texto é informar à sociedade a respeito da situação, há pessoas que estão mais preocupadas com a posição do Ib de está ou não no DCE ou UES, vamos centrar nossa atenção no que de fato é importante. Acho devido a denuncia e cobrança das entidades para com o MPF para apurar os fatos, isso é direito nosso e é o dever desses órgãos investigar quando há indícios. Mesmo que não tenha irregularidades – o que eu acho muito difícil, servirá como um alerta para administração superior da universidade.
Uma ótima atitude do DCE, tava na hora mesmo de alguém cobrar essa reitoria, que manda e desmanda sempre sem ter nenhuma limitação. São tantas os casos de corrupção dentro da universidade que estava na hora mesmo de denunciarem. Parabéns aos estudantes do DCE e UES por isso, o movimento estudantil está sempre a frente.
Acho q o IB é alguma coisa da UES não é? e nao do DCE…
Enfim, tomara q de em alguma coisa. Que o MPF e a PF façam seu trabalho.
UES, DCE… são todos do mesmo grupinho… Todos querendo fazer anarquia na universidade, não estudam e não deixam os outros estudar.
Vão procurar o que fazer!
Vcs sabiam que professores também são servidores públicos e não podem vazar documento de ambito interno, pondendo até responder processo administrativo?
E quem disse que a representação foi feita baseada em documentos vazados? E você, recebe FG do Aldo Queiroz?
João, os documentos apresentados foram extraídos do site Portal da Transparência, do Governo Federal. Portanto, não são documentos internos..
vc sabia que todo funcionário público ao ter conhecimento de indícios de atos ilícitos deve denunciar? sob pena de processo administrativo?
Estes garotos estão na trilha certinha, certinha… A coisa vai feder!
Povo que não tem o que fazer.
Romero, se você é aquele que estava recebendo os documentos daqueles estudantes que foram PROCESSADOS ADMINISTRATIVAMENTE pela REItoria Pro-tempore da UFOPA, parabéns!! Você tem muito o que fazer… principalmente estudar muito bem o direito para ser um ótimo jurista no futuro… Agora se você não é esse dos PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DOS ESTUDANTES, diga que você faz? Diga pra gente o que faz pela UFOPA (Técnicos, Docentes e Discentes – Educação Pública como um todo)?
Todo mundo na UFOPA sabe quem é ESTE Romero, sua FAMA o precede.
Parece que tudo acontece em cadeia, agora são trazidos a baila fortes indicios de mal uso do dinheiro público. o que falta aparecer?
claro, isto chama-se efeito dominó e as próximas peças a caírem são????
dou 1 real pra quem acertar!
Agora a coisa ficou séria!!
Como pode o Ib Tapajós representar o DCE se nem diretor da entidade ele é?
Ele representou a UES no ato.
É de gente com coragem assim que Santarém precisa! Parabéns Ibi!!
Prestar atenção no texto é muito importante… principalmente antes de fazer algum comentário. Pedala Robinho!