CCJ da Câmara dos Deputados aprova projeto para restringir uso de celular nas escolas

Publicado em por em Educação, Internet, Política

CCJ da Câmara dos Deputados aprova projeto para restringir uso de celular nas escolas
Celular nas escolas públicas e privadas: uso limitado. Foto: reprodução

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celular em escolas públicas e particulares.

O texto segue para o Senado, a menos que haja um recurso para votação no plenário principal da Câmara.

A versão aprovada foi flexibilizada em relação à proposta da Comissão de Educação, permitindo que os alunos levem o celular, mas usem apenas em casos excepcionais, como situações de perigo ou fins pedagógicos. 

A proposta também possibilita o uso de aparelhos eletrônicos pessoais em sala de aula para: 1) fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação do professor; 2) garantir a acessibilidade e a inclusão, e 3) atender às condições de saúde dos estudantes e assegurar “direitos fundamentais” dos alunos.

Matéria original era mais rígida

Anteriormente, durante discussão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), havia proposto a proibição do porte para alunos do ensino infantil e anos iniciais do fundamental “como forma de proteger a infância de possíveis abusos”.

A versão também vetava o uso de celular dentro de sala, no recreio e também nos intervalos entre as aulas para todas as etapas da educação básica.

O projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), tramita na Câmara desde 2015.

O assunto ganhou mais força quando o Ministério da Educação informou que estava preparando uma medida para proibir o uso de celular em escolas públicas.

Com informações do Meio e G1

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *