por Wilson Rêgo (*)
O dia 3 de novembro de 2010 ficará marcado na mente dos torcedores do São Francisco. Data em que o clube santareno se despediu, melancolicamente, do campeonato da segunda divisão do certame paraense, ao ser derrotado pelo Izabelense por 2 a 0, em Santa Izabel do Pará.
Jovens santarenos, entre empresários e profissionais liberais, como o radialista Ed Ribeiro, o médico Bruno Moura, o vereador Valdir Matias Jr. e outros, resolveram enfrentar um grande desafio: retornar ao futebol paraense o Leão Azul santareno. Que desafio!
Sou testemunha da labuta desses jovens torcedores. Um clube existente há mais de 80 anos, que estava esfacelado, com a tradição que tem, com a torcida apaixonada, não merecia estar no estado em que se encontrava.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O São Francisco de outrora, onde grandes craques desfilaram com seu manto azul, como Galo, Jó, Coruja, Edvar, Tuvica, Afonso, Edson Pepeu, Chico Imbiriba, Sebinho, Bimba, Cabecinha, Jeremias e tantos outros, teria que voltar a ter anos de glórias.
Grandes RAI-FRANs inesquecíveis no estádio Elinaldo Barbosa, apreciando o refresco do Bráulio. Quem não se lembra? Pois bem, esses valorosos torcedores não encontraram obstáculos e buscaram sanear dívidas do São Francisco na Confederação Brasileira de Futebol e Federação Paraense de Futebol, objetivando colocar o clube na hegemonia do futebol paraense.
Quero neste momento dizer que, apesar da eliminação prematura do São Francisco, diretores e torcedores estão de parabéns, pela garra, determinação, amor ao clube e espírito empreendedor que todo desportista deve possuir.
O planejamento colocado em prática nesta competição certamente passará por uma avaliação, aquilo que deu certo será aperfeiçoado e o que deu errado será corrigido. No futebol é assim: nem sempre o que se planeja dá certo. Mas é só o começo, foi dado um grande passo. A nova diretoria certamente receberá o clube bem melhor para administrar.
Aproveitando o espaço, quero agradecer aos companheiros acima mencionados, como santareno e desportista o deferimento do nosso nome para representá-lo na capital paraense, que com a nossa experiência nos dedicamos durante esse tempo na consecução dos objetivos que se propunha.
Saí o São Francisco da competição, mas tenho certeza que a maioria dos torcedores azulinos ficaram satisfeitos e honrados pela dedicação de todos que trabalharam em prol dessa agremiação.
Parabéns!
———————————————–
* Santareno, é coronel da PM aposentado. Reside em Belém.
Que se cuide a Pantera (gatinha preta), porque o Leão Azul voltou.
Eu sou de Santarem, mas moro em Manaus há muitos anos. Ainda lembro como se fosse hoje jogos memoráveis no Elinaldo Barbosa (eu pulava o muro) entre São Francisco e São Raimundo(RAIFRAN). Dois grandes goleiros davam show: Chabregas pelo imortal São Francisco e Surdão pela panteriha. E na maioria das vezes o Leão azul levava vantagem.
Pantera, muda de cidade que o Leão voltou. E voltou brabo.
Etão de parabéns os diretores que fizeram a volta do Leão Azul. Parabéns a nós,torcedores azulinos.
Só a volta do São Francisco ao futebol já foi uma vitória. Sou de Santarém, e moro em Manaus há muitos anos, mas não esqueço até hoje dos RAIFRANS que movimentavam, na época, a pequena Santarém. Eu era criança, mas lembro de um grande goleiro que o S. Francisco tinha: o Chabregas. Jogadores como o Baiano, Maromba, Geremias e outros.
Prá frente Leão Azul. Vamos recordar as grandes surras q
Azulinos
Não se iludam, ACABOU… Ressusitaram um morto, mas não perceberam que um novo insucesso, como esse, acabaria de vez com o finado.
Tenho informações de fontes seguras que o Médico e o Vereador estão saindo da diretoria e sabem porque? Por que tudo caiu na costa deles, já que na hora de bancar as despesas os que mais falam alto são os que menos contribuem.
Quem vai bancar o time (time mesmo, pq Clube a muito tempo não é)? O Cel. Wilson? O Pedro Maia? O Hevelcio lá do RJ? O Jeso, Nelson Mota, Ivaldo? NENHUM DESTES e sabem pq? Pq estes mesmos tiveram chance de salvar o Clube no passado e nada fizeram.
ACABOU AZULINOS, ACABOU… e agora de vez.
AINDA NÃO ACABOU ….OS JOGADORES ESTÃO PASSANDO UMAS FÉRIAS NO BARRUDADA…JUNTO COM OS DIRETORES E TODOS DA IMPRENSA AZULINA…SO FALTA O EBIO LEPROSO..KKKKKKKKKKKKK….
Um dos erros a serem avaliados são os pés-frios que colocaram no Leão. Dois deles inclusive com muita experiência em azarar Leão e Azul… O próprio autor do texto e o Goleiro Adriano. DOIS DOS MAIORES PÉS-FRIOS DO FUTEBOL PARAENSE. Afundaram o Leão da Capital e o Leão do Interior.
Sal grosso e arruda neles… Xô azar.
Quem vive de passado é Museu. kkkkkkkkkk
Caro Wilson Rego,
Comungo com você desse sentimento, infelizmente nem todos os torcedores entendem dessa maneira, querem retorno imediato e não percebem quanta coisa se realizou para que o clube voltasse ao futebol profissional. Como foi citado, grandes abnegados e simpatizantes, inclusive
você, se dedicaram muito para que essa volta se concretizasse. A semente foi plantada, muita coisa boa ainda vai germinar. Toda a diretoria, colaboradores, patrocinadores e a torcida azulina estão de parabéns.
Iremos continuar acreditando que, com planejamento, seriedade, dedicação e amor pelo Leão, dias melhores virão. Eu comungo desse sentimento.
Salve o Leão do Tapajós, honra e glória do futebol santareno.
Meu caro Wilson Rêgo,
Aos jovens citados por vc faltou alguém orientá-los melhor, é como na construção de uma casa, nunca se começa pelo telhado e sim pelo alicerce, isto é tão primário, vamos devagar que a imagem de São Francisco é de barro, é como na constituição de um lar: recado, namoro, noivado, casamento, depois os filhos, criação, educação etc etc etc, mas usaram dos tempos modernos, levaram logo pro motel, eis o resultado.
Meu amigo Wilson,
Concordo com você, sou torcedor azulino e o que depender de mim, podem contar.