-1
Presidente Trump anuncia que irá banir o aplicativo TikTok nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta 6ª feira (31) que vai banir o aplicativo TikTok no país. Trump abordou o assunto durante viagem no Air Force One, aeronave oficial do governo, com a presença de jornalistas.

Aos repórteres, disse que deve assinar “o documento” ainda neste sábado (1º), sem especificar qual.

O presidente Trump disse que poderia usar “poderes econômicos de emergência” ou “uma ordem executiva”, pois “eu tenho essa autoridade“.

 

O aplicativo é da empresa chinesa ByteDance. Trump já havia dito que acredita que os dados pessoais dos usuários do TikTok estavam sendo usados pela China para espionagem. A ByteDance negou qualquer vínculo com o governo chinês.

Em comunicado enviado ao canal de televisão norte-americano ABC News, a empresa responsável pelo TikTok disse que “os dados do usuário do TikTok nos Estados Unidos são armazenados nos Estados Unidos, com controles rigorosos no acesso dos funcionários“. Ressaltou que contratou “quase 1.000 pessoas apenas para a nossa equipe nos EUA este ano e estamos orgulhosos de contratar outros 10.000 funcionários”.

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse em 15 de julho que “funcionários do governo estão analisando o risco de segurança nacional no que se refere ao TikTok, WeChat e outros aplicativos que têm potencial para exposição à segurança nacional“.

O Wall Street Journal publicou nesta 6ª feira (31) que a Microsoft está em negociações para adquirir as operações do TikTok.O aplicativo ganhou maior notoriedade neste ano durante a pandemia da covid-19.

Foram mais de 315 milhões novos downloads no 1º trimestre de 2020. Segundo pesquisa da Sensor Tower, o número é o maior  já registrado em 1 único trimestre. Ao todo, são mais de 2,2 bilhões de usuários em todo o mundo.

Com informações do Poder360

LEIA também: Operação Carranca da PF mira exploração ilegal de madeira em 3 municípios do Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *