De Alenquer para Óbidos

Publicado em por em Memória

por Sidney Canto

Dia 21 de outubro de 1784

Após sair partir de Alenquer, o governador geral do Grão Pará, Martinho de Souza e Albuquerque, toma novamente o rio Amazonas e se dirige a Óbidos. Diz o cronista da viagem: “Pelas nove passamos por defronte de um sítio chamado Arapixuna, e pelo meio dia aportamos para jantar; largando logo depois dele, pelas duas horas passamos por defronte do sítio Paricatiba (hoje Paricatuba), e pelas cinco por defronte da boca do rio Uarapiri”.

Informação necessária: No século XVIII, as refeições eram assim chamadas: cedo da manhã era servido o ALMOÇO (hoje café da manhã), pelo meio dia era servido a JANTA (hoje almoço) e de noite era servido a CEIA (hoje jantar). Daí que o “jantar” do governador (em algum lugar entre Arapixuna e Paricatuba) foi na verdade o que hoje chamamos de almoço.

Leia também:
BR-163 completa 35 anos.
Fidelidade ao imperador.
Nasce o 1º bispo de Santarém.
Frades cruzam o rio Amazonas.


Publicado por:

6 Responses to De Alenquer para Óbidos

  • À amiga Maralice….
    só para constar
    o nome do Padre é Sidney Canto.
    Sidney Campos salvo engano é um advogado.

    1. Amigo Adson Wender, ótima chamada, mil desculpas pelo equívoco no nome do historiador. Aqui ressalto os meus parabéns ao nobre Padre Sidney Canto.

  • Parabéns para Sidney Campos e ao blog pelo espaço à História de nossa região. Essa remessa ao século XVIII, em sua informação necessária foi fantástica. Continue nesse brilhante caminhar histórico, e obrigada por dividir com todos nós seus conhecimentos.

  • Pe Sidney.
    Parabéns.
    Fico vislumbrado com o seu conhecimento. Todos os dias leio as pilulas e fico impressionado o quanto vc conhece e estuda a região.
    Grande abraço e muitas felicidades.

    1. É, Adson, a dedicação à pesquisa histórica sobre os fatos/pessoas da nossa região é impressionante. Também saboreio essas pílulas matinais do mesmo jeito que vc. Parabéns, Sidney!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *