Conar abre processo por recriação de Elis Regina em propaganda de carro

Publicado em por em Internet, Negócios

Conar abre processo por recriação de Elis Regina em propaganda de carro
Elis Regina recriada por inteligência artificial em nova propaganda da Volkswagen. Foto: Reprodução/Vídeo

O Conar (Conselho Nacional Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária) instaurou nesta segunda-feira (10) um processo ético para apurar a propaganda da Volkswagen que recriou a cantora de MPB (música popular brasileira) Elis Regina (1945-1982) usando técnicas de deepfake e de IA (inteligência artificial), segundo noticiou o site Poder360.

Intitulada “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, a campanha produzida pela agência AlmapBBDO mostrou a artista que morreu em 1982 dirigindo uma Kombi enquanto canta a música “Como nossos pais” com sua filha, a também cantora Maria Rita, que dirige um ID.Buzz.

O filme foi feito em comemoração aos 70 anos da Volkswagen no Brasil.

Em nota sobre o processo, o Conar mencionou “queixa de consumidores” que questionam “se é ético ou não” o uso de ferramenta tecnológica e inteligência artificial para trazer pessoa morta de volta à vida.

“Adicionalmente, questiona-se a possibilidade de tal uso causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes”, disse.

A propaganda foi denunciada pelo advogado Gabriel de Britto Silva e pede a interrupção da veiculação do anúncio e a advertência pela peça publicitária. Afirmou ser necessária “a limitação do uso da IA em publicidade e o estabelecimento de diretrizes para o seu uso”.

Segundo informou o Conar, a representação será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do conselho. O julgamento deve ser realizado em 45 dias depois da abertura da representação.

A Volkswagen e a AlmapBBDO não se manifestaram sobre o caso.

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *