Carreata “Tapajós Sim” inicia às 17h

Publicado em por em Oeste do Pará, Política

Tudo pronto para a carreata “Tapajós Sim”, a ocorrer hoje (3) em Santarém, com saída a partir das 17h do Parque da Cidade.

A Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém) encabeça o evento, com apoio de partidos políticos, da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Santarém, além do Movimento pelo Novo Estado.

O ponto final da carreata é a orla, em frente a Praça do Pescador, onde haverá ato público em prol da luta emancipacionista.

Ônibus de graça serão disponibilizados.

Leia também:
Tapajós: plebiscito em 6 meses.
Marinor do PT.
Giovanni Queiroz x Zenaldo Coutinho.
Ele disse.
Argumento de uma nota só.


Publicado por:

48 Responses to Carreata “Tapajós Sim” inicia às 17h

  • Para qualificar melhor o nível dos debates, fortalecer a convicção dos que votam Sim pela criação dos Estados de Tapajós e Carajás e calar definitivamente os anencéfalos que insistem em balbuciar asneiras reflexas nos comentários, segue a realidade dos números e as imensas perspectivas de melhorias econômico-sociais e da qualidade de vida dos habitantes dos dois novos Estados. Agora, o nosso promissor futuro está em nossas mãos e em nossos votos conscientes.

    Considerando os índices econômicos, o Pará ficaria com 56%, ou seja, R$ 32 bilhões e 652 milhões do Produto Interno Bruto (PIB); Carajás ficaria com 36%, ou R$ 19 bilhões e 506 milhões, e Tapajós ficaria com 11%, ou R$ 6 bilhões e 360 milhões do PIB.
    Na área da Saúde, observando a taxa de mortalidade infantil (TMI), em 2009, o estado do Carajás teria uma taxa de 22 óbitos por mil nascidos vivos; no Tapajós a taxa seria de 20 óbitos por mil nascidos vivos e no Pará, 19 óbitos por mil nascidos vivos. Já a taxa de mortalidade geral (TMG) seria de 4, 3 e 3 óbitos por mil habitantes no Carajás, Tapajós e Pará, respectivamente.
    A taxa de mortalidade materna, um dos problemas mais preocupantes do Estado, a média ficaria menor no Pará, com 59 óbitos por cada mil nascidos vivos, seguido do Carajás com 66 óbitos por mil nascidos vivos e do Tapajós com 81 óbitos por mil nascidos vivos, a mais elevada de todas.
    Na área de segurança, as estatísticas dos crimes revelam uma taxa média no Estado do Pará, de 1297 crimes contra a pessoa a cada 100 mil habitantes; de 1678 crimes contra o patrimônio e 231 crimes violentos a cada 100 mil habitantes. Tapajós apresentaria taxas de crimes de 775 crimes contra a pessoa, 685 contra o patrimônio e 115 crimes violentos a cada 100 mil habitantes. E Carajás teria taxas mais moderadas de 374 crimes contra a pessoa, 592 crimes contra o patrimônio e 149 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
    Sobre o mercado de trabalho formal, o Pará teria 669 mil postos de trabalho, Carajás teria 184 mil postos e Tapajós 97,8 mil postos. O número de estabelecimentos com vínculos empregatícios seria de 29,6 mil no Pará, 13 mil no Carajás e 6,9 mil no Tapajós.
    Na divisão, o Tapajós ficaria com a maior área territorial (57%), seguido do Carajás, com 23% e o Pará ficaria com 20%, mas este teria a maior concentração populacional, com 19,9 pessoas por km2, enquanto Carajás ficaria com 5,4 pessoas por km2 com e Tapajós com 1,6 pessoas por km2.
    Ou seja, do território total de 1 milhão 247 mil e 950 quilômetros quadrados (km2) do Estado, Tapajós ficaria com 718 mil e 135,6 km2 (57%), enquanto Carajás ficaria com 284 mil e 768,6 km2 (23%) e sobraria para o Pará 245 mil e 46 km2 (20%).
    Da população de 7 milhões e 580 mil habitantes do Estado, o Pará ficaria com a maior parte, de 4 milhões 888 mil habitantes, enquanto Tapajós teria 1 milhão 146 mil habitantes e Carajás, 1 milhão 546 mil habitantes. Dessa forma, o Pará teria a menor área e a maior população.
    O Pará perderia 2 milhões e 692 mil pessoas, sendo 20% para Carajás (1 milhão e 546 mil) e 15% para o Tapajós (1 milhão e 146 mil).
    Os municípios que comporão Carajás apresentaram maior incremento populacional médio anual nas últimas décadas: 9,4% de 1980 a 1991; 3,1% de 19991 a 2000 e 3,2% de 2002 a 2010. Esses crescimentos foram impulsionados pela implantação de projetos minerais e agropecuários principalmente nos municípios de Marabá, Parauapebas, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia.
    O grupo de municípios que comporão o Estado do Tapajós apresentou crescimento populacional médio anual na última década de 1,3% e no Pará o incremento foi de 1,9%.
    O Pará teria ainda a maior concentração de pessoas residindo na área urbana, com 70,8% da população remanescente, segundo dados de 2010. Carajás teria 68,5% de pessoas na área urbana e Tapajós, 58,9% no mesmo ano.
    O valor adicionado de serviços é preponderante no Pará (71%); Tapajós ficará com 59% e a indústria de Carajás também ficará com 59%. A produção de grãos agregaria um valor de R$ 250 mil no Tapajós, R$ 223 mil no Carajás e R$ 204 mil no Pará. As culturas industriais adicionariam um valor de R$ 796 mil no Pará, R$ 516 mil e R$ 214 mil, no Tapajós e Carajás respectivamente. A fruticultura geraria um valor de R$ 230 mil no Carajás, R$ 139 mil no Pará e R$ 110 mil no Tapajós.
    O rebanho bovino ficaria concentrado no Carajás, com 10 milhões e 854 mil cabeças (64%); Tapajós ficaria com 3 milhões e 673 mil cabeças (22%) e o Pará ficaria com 2 milhões e 329 mil cabeças (14%). Já a avicultura ficaria concentrada no Pará, com 69%, restando 16% ao Tapajós e 15% a Carajás.
    A produção leiteira prepondera no Carajás, com rebanho de 669 mil vacas ordenhadas e cerca de 450 milhões de litros de leite, agregando um valor de R$ 258 milhões. A produção extrativa madeireira seria partilhada entre a prevalência do carvão vegetal em Carajás, com 90 mil toneladas; de lenha no Pará (1.666m3) e no Tapajós (1.416m3). A madeira em tora se concentra no Pará (3.508m3) e 1.267m3 no Tapajós e 1.201m3 no Carajás.
    O comportamento da balança comercial em 2010 refletiria US$ 9 bilhões e 242 milhões no Carajás, US$ 2 bilhões e 830 milhões no Pará e US$ 596 milhões no Tapajós.
    Com relação aos indicadores da educação, o Pará teria a maioria da matrícula, tanto no Fundamental (63%), quanto no Ensino Médio (65%), dispondo de 63% dos docentes do Ensino Fundamental e 70% dos docentes do Médio, gerando uma média de 28 alunos por docente no Fundamental e 26 no Médio. O estado do Carajás ficaria com uma média de 29 e 32 alunos por docente, respectivamente. E o Tapajós apresentaria uma média de 26 alunos por docente no Fundamental e 31 no Médio.
    Sobre a qualidade da educação básica, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2009, os municípios do Tapajós apresentariam a maior média (3,6) na 4ª/5ª série, seguido do Carajás com nota média de 3,5 e 3,3 do Pará. Quanto à qualidade do ensino na 8ª/9ª série, o Tapajós ficaria com uma nota média de 3,6, Carajás 3,4 e o Pará com 3,3.

    Bastam os valores do PIB de cada Estado para provar com todas as letras a viabilidade econômica dos Três Estados brasileiros. Carajás já nasce com um PIB superior a quatro dos Estados do Nordeste (RN-PB-AL-SE), três da Amazônia Ocidental (RO-AC-RR) e dois do Meio-Norte (AP-PI) e um do Centro Oeste (TO), quase se igualando a dois outros Estados importantes da Nação (MA-MS). O PIB de Tapajós supera quatro Estados já incorporados à União (RO-AC-RR e AP), todos em pleno funcionamento das instituições republicanas básicas. Em dez ou 15 anos, com boa administração, serão três dos maiores e mais ricos Estados do Brasil, com a soma dos PIBs ultrapassando, separadamente, os três Estados do Sul (RS-SC-PR), os três do Sudeste (MG-RJ-ES), todos do Nordeste e do Centro-Oeste, aí incluídos Estados muito ricos atuais, como BA, GO e MT. Todos os números deste estudo inteligente e direto atestam a verdade dos fatos e devem ser enviados para todos os senadores, deputados federais, e estaduais, divulgados nas escolas, sindicatos, prefeituras, câmaras de vereadores, associações de classes, comércio e eleitores dos dois novos Estados, além de publicados, com anuência do Blog titular, em todos os Blogs associados PRÓ-NOVOS ESTADOS. Faltam, ainda, estudos sobre a produção de manganês, caulim, cavacos de madeira, celulose, etanol, petróleo e gás natural, pescados, turismo, agro-indústria, agricultura familiar, indústria da costrução civil, madeira de lei, extrativos vegetais, fitoterápicos, cobre, ouro, acquíferos, construção naval e energia elétrica, móveis etc. São setores dos três Estados que tendem a uma explosão quantitativa nos próximos anos, após as novas organizações das Secretarias especializadas a serem criadas pelos novos governos.Os três Estados, também, serão potências esportivas com os seus clubes incluídos nos circuitos nacionais (Remo-Paysandu e Tuna) pelo Pará, Independente e Águia por Carajás e São Raimundo e São Francisco por Tapajós. Outros clubes de cidades importantes nas três áreas complementarão o grande potencial futebolístico e esportivo do novo país do Grão-Pará. Pedimos licença ao Hiroshi para publicar e divulgar em nível nacional este espetacular estudo.Seu Blog acaba de entrar, definitivamente, para história do Brasil com a publicação deste estudo.
    Não constam do referido estudo, as fantásticas melhorias em geração de emprego e renda, melhoria do IDH, estradas, segurança, saúde, transportes, educação, justiça, Mineração e Energia, ciência e tecnologia, indústria, comércio, navegação, turismo, esportes, lazer, inclusão social, assistência social, abastecimento, agricultura familiar e extensiva, pecuária, meio ambiente, polícia militar e bombeiros, representatividade parlamentar nas Assembléias Legislativas dos dois Estados, no Congresso Nacional, etc.etc. trazidos pelo emprego do fabuloso orçamento próprio dos novos Estados em benefícios de suas populações, cidades e sub-regiões. Com um incremento mínimo de 5% ao ano no PIB superaremos em cinco anos Estados consolidados como Mato Grosso do Sul (Carajás) e Piauí (Tapajós).

  • Marcos, antes de você desejar que as pessôas sejam felizes em seus estados de origem, procure se informar a respeito de quantos ” paraenses” vivem longe de sua terra natal, por conta de desadministrações públicas de gestores reiteradamente eleitos por vocês, que não incentivam o homen na terra e nem em sua terra, ao contrario disso deixam ” matar” por causa da terra.
    IRMÃO, SÓ EM MANAUS, NÓS SOMOS (350) MIL, PARAENSES.

    1. Amigo, morar em outro estado é uma opção pessoal de cada um.
      Agora, o que nós não aceitamos aqui, é ver pessoas de outros estados virem, pra cá. fazer a vida, ganhar dinheiro e depois tentar tirar tudo o que o estado tem de bom, criando um estado só pra eles. Criando uma iliusão na cabeça das pessoas que a região aqui é abandonada pelo governo, etc e tal……
      Quando todo mundo sabe que isso é conversa de politicos inescrupulosos que estão de olho no dinheiro da Vale, que extrai milhões de toneladas de minérios das terras paraenses.
      E que esses mesmos politicos e fazendeiros são os que matam, roubam, para poder matar a floresta, ou vc não sabe disso?
      Esses camponeses que morreram eles defendiam a floresta e eles foram mortos, a mando de donos de serraria, que tambem são fazendeiros, para asssim poderem matar a floresta livremente, ou vc não sabe disso?
      Amigo eu te proponho, vcs 350 mil paraenses, que moram ai em Manaus, tentem fazer o que esses politicos forasteiros estão querendo fazer aqui no Pará ( mutilar o Pará), e me conta depois.
      Do mesmo modo como existem milhares de paraenses que sairam do Pará, para se darem bem, aqui existem milhares de pessoas de outros estados que vieram pra cá atraz de emprego e moradia que na terra deles não tinha. E se deram bem.
      Eu te convido a dar uma volta aqui no sudeste do Pará, pra vc constatar in loco o que eu to te falando.
      Sou paraense nascido e criado no interior, mais precisamente na região sudeste, E SOU CONTRA O ESFACELAMENTO DO PARÁ.
      E NADA VAI FAZER EU MUDAR DE OPINIÃO.

      1. E para completar, que não estiver satisfeito, aqui no estado que voltem para suas origens, porque o PARÁ É GRANDE e forte e rico.

      2. Então, meu caro vai morar no oeste do Pará, e depois me diz se é CONTRA O ESFACELAMENTO DO PARÁ. O Estado do Pará, caro Marcos, nunca chegou até o povo daquela região (OESTE), o direito que vocês tem aqui, o povo de lá também tem, afinal sobre muito dinheiro, Tens acompanhado o CASO da ALEPA. Pense BEM!

  • Jeso,

    Qualquer passeata agora, ainda mais no aniversario da cidade com temas como este, na minha opnião só enfraquecerá, dará mais pano pra manga que queremos a criação do “Tapajós Sim” para farra política.

    Penso que o grito de socorro da população é válido e não deve ser inibido, mas tivemos 6 anos pra isso, estou lendo e ouvindo há um ano esse tipo de insatisfação e nenhuma passeata aconteceu, estou falando de uma “Camapnha Inteligente” e bem articulada sobre a divisão do estado. Agora devemos ser estratégicos mesmo, não morrer na praia. Essa é a chance, tem que tenhamos que amargar mais um tempo em outros campos.

    Devemos conclamar uma passeata “Tapajós Sim”! sem necessariamente anular a outra, mas a principal, agora, deve acontecer.

    É o que penso.

    Telma

  • Caro Marcos vc parece no seu comentário que tem haver alguma coisa com o Venezuelano HUGO CHAVES, porque não deixa os outros serem felizes, sabe porque vc esta com medo da criação do estado do Tapajós e Carajas que são duas regiões mais ricas desse Pará e que dão sustentação financeira para o povo de Belém digo de Belém `porque o dinheiro vai tudo para LÁ e volta só a migalha para os municípios e pelo que sei tem cidade que esta próximo de Belém que esta com vontade de pertencer aos novos estados mas por causa da area geográfica vão ter que pertencer ao PARÁ desgovernado que só dá mau exemplo atraves dos seus governantes, Jader Barbalho, Ana Julia e outros que se for relacionar não vai haver espaço não sei se vc sabe o que esta acontecendo na ALEPA, a maioria dos políticos são de BELÉM, quem sabe se com a separação não vai ficar melhor para VCs e para nós, sei que vc é uma pessoa inteligente e não egoísta vai querer repartir o bolo com seus amigos e todos sairemos felizes de barriga cheia sem medo de ser FELIZ dizendo SIM ao NOVO estado, não querendo a separação porque sou BRASILEIRO e NORTISTA só queremos e poder somar para juntos melhorar que do jeito que está não dá para ficar. VIVA a Liberdade DIGA SIM AO NOVOS ESTADOS TAPAJÓS E CARAJAS.

    1. Vc se esqueceu do Lira Maior, o maior ficha suja do pais, e maior interessado na divisão do Pará, se vc assistiu o Jornal Nacional, ontem, já sabe porque.
      Vc esquceu do Giaovanni Queiroz, outro ficha, que enm paraense é, e o maior interessado na divisão do Pará.
      Vc se esqueceu do Darci Lemer, prefeito de Parauapebas, que conseguiu esconder mais de 500 milhões de reais que foram repassados pela Vale.
      E que os outros sejam felizes em seus estados de origens não retalhando o estado alheio.
      Eles estão de olho é no dinheiro que a vale repassa aos municipios, onde se encontram as minas que ela explora.
      NÃO A DIVISÃO DO PARÁ, NÃO MESMO.

      1. “Se gritar pega ladrão…não fica um meu irmão…” Bezerra da Silva (Frase digna do nosso legislativo, executivo e por que não, judiciário?!).

  • Cerreata pelas principais ruas é muito importante, porem, muito pouco para alcanssarmos o nosso objetivo, que é a vitória do ”sim”. Sugiro que organizemos caminhadas por todos os bairros das cidades que comporão o futuro estado do Tapajós. A reação contrária ao movimento legitimo de emancipação, que eles denominam, preconceituosamente de separatista, é natural. porem, nós que sofremos no dia a dia a ausencia do estado em nossa região, não vamos nos deixar influenciar com as ivestidas deles. viva o sim. viva o Tapajós. viva a democracia!!!!!!

  • Indigna já só a ideia de reduzir o Pará a Belém e Zona do Salgado. Coisa de político-forasteiro mal-agradecido. O cara chega à casa alheia, que o acolhe com hospitalidade, e se revela um aproveitador. Entra, fuça a geladeira, abanca-se no melhor sofá, escancara as portas dos quartos, e a gente sabe: é um folgado. Chora, estremece por seu estado de nascença, enquanto explora e desdiz do Pará, de que só pensa em chupar tudo, até o Estado inteiro, se deixarmos.

    O retalhador do estado (dos outros) chega e se espalha feito água. Abanca-se, invade a cozinha, destampa, tem o desplante de meter o dedo na panela, antes do dono da casa, lambuza as mãos, lambe os dedos. Como nós, os paraenses somos cordiais, ele confunde cordialidade com liberalidade. Vem, vai ficando, mergulha de unhas e garras afiadas em terras e política. Espalhado, o aproveitador, pronto, enriqueceu, encheu a pança. Fez-se fazendeiro, político de muito papo (balofo), o cara de pau. Alguns não dispensam trabalho escravo e agora dão de posar de redentores da miséria do Pará, como se só no Pará houvesse miséria. E cadê? Ih, já nas altas cúpulas, armando discórdia, querendo porque querendo dividir o estado do Pará, ‘disque’ porque é estado imenso e pobre, como se os miniestados brasileiros fossem paradisíacos reinos de felicidade, nenhum faminto sem teto, nenhum drogado, saúde e escola nos trinques, nada de tráfico e exploração de menores. Balela de retalhador!

    O retalhador (do estado alheio) tem no cérebro sinal de divisão. Só quer dividir, não seu estado, onde o espertalhão não conseguiu levantar a crista. No Pará, não se contenta em ser fazendeirão, explorador de miseráveis. “Quero um estado pra mim, Assembléia Legislativa, rumas de assessores, Tribunal de Contas com obsceno auxílio-moradia, mesmo que eu tenha casa própria”.

    E o retalhador já quer governar o estado (dos outros), quer reino e magnífica corte própria, algo comum nestas terras brasílicas dominadas por quadrilhas de políticos cara de pau, porque os dignos, vergonha na cara, os que lutam a valer por um Brasil de união, ordem e progresso, estes raros políticos dão uma de éticos e não põem a boca no trombone.

    Não, o Pará não é casa de engorda e enriquecimento de esquartejador da terra dos outros. Mas o pior é que eles se juntam até a certos políticos paraenses, que, em vez de dizer não decisivo e absoluto à divisão, ficam em cima do muro. É que os muristas, paraenses também não são flor que se cheire. Incrível que políticos paraenses admitam o roubo oficial das ricas terras do Pará. Pendurados no muro, os muristas paraenses só pensam na engorda de seus vastos currais e não em defesa e união.

    Sim, quem quer esfacelar o Pará? Deputados de longe que lambem os beiços por se apoderar do Marajó, do Tapajós, de Carajás. Risíveis os argumentos separatistas: “A imensidão do Pará impede seu progresso”. Nada! Papo de político! É vasta a miséria dos estados pequenos e do Brasil mal governado. Dividir vem da omissão de políticos do Pará, eles em ânsias por suas lasquinhas. Separatista daqui e de fora quer é feudo, castelo, mais poder. O mapa do Pará lembra um buldogue. Ele precisa de brio, amor-próprio, rosnar, se quiserem reduzi-lo em retalho. O Pará quer paz e união. Vamos calar os esquartejadores que boiam, do fracasso em seus estados, ao sonho de esfacelar o Pará. Vamos dizer não a mais essa mutreta de político espertalhão.

  • Ao comparar o Oeste do estado como um pentelho adolescente que vice de uma mizere migalha,simular uma discordia dos municípios isso só nos faz crer que já está ficando cada vez mas tarde a criação do Estado do Tapajós, pena que o senhor e, um ou dois seu jorge morais se contadizem nos ensutos que fazem, se não aceita o povo desse lado porque não quer a criação do novo Estado, se é um peso ajude a livra-sem. Seu jorge morais as crianças nascem, crecem e não querem ser peso para os outros, e sim viver livre para desenvolver novas idéias, TAPAJOS, TAPAJOARAS em direção ao desenvolvimento da nova era. DIGA SIM AO ESTADO DO TAPAJOS.

    1. Esses argumentos pró divisão, não convecem.
      Esse conversa de dizer que são esquecidos pelo governo, e conversa de politicos aproveitadores, inescrupulosoa, que estão no poder há muitos anos e

      1. (continuando) e nada fizeram para região, a não enriquezer.
        A prefeita de Santarem, é do mesmo partido politico do Lula fez alaguma coisa?
        O irmão dela foi chefe da casa civil no governo da Ana Julia, fizeram alguma coisa?
        Outro irmão dela foi ou é deputado, fez alguma coisa?
        O Lira Maia, o maior ficha suja do pais, já foi prefeito de Santarem, não sei quantas vezes, é deputado Federeal há muitos anos, ele fez alguma coisa, além de enriquezer.?
        Como é que uma região que andar sozinha, com uns politicos desses|?
        A divisão não e nunca vai ser a solução.
        A solução é sabermos eleger politicos comprometidos com a causa publica,e nos unirmos por um Pará, grande e desenvolvido.
        E pararmos de se iludir com conversa de amazonenses, que são declaradamente contra o estado Pará.

  • mas que mania desgraçada de mocorongo ir prá Má naus servir de chacota prá baré !!!! só pode ser caso psiquiátrico de massoquismo crônico !!! afe!!!!!

  • o amapá se separou do pará com os mesmos e velhíssmos surrados argumentos dos neo-separatistas e continua atrasado economicamente e políticamente !!!! a separação foi ótoma prás elites é claro que ficam com o filé e jogam o ossso prá cachorrada!!!

  • Caro Jorge Moraes um Parente meu queria ser gente grande saiu de casa para estudar e procurar emprego em Manaus porque aqui no PARÁ não existi emprego, hoje ele esta muito bem em Manaus e torce pela vitória da região Oeste do Pará, vai transferi o titulo dele para VOTAR SIM NO PLEBISCITO e faz campanha em Manaus em favor da criação do Estado do TAPAJÓS
    Só que esse meu parente não era preguiçoso, vadiu e mau acostumado era conhecedor da realidade do estado do PARÁ, tinha o apoio dos pais e não passava fome, mais queria o bem para sua familia, isso é a nossa vontade daqueles que almejam o melhor para sua vida, talvez esse seu parente não tinha uma visão ou um apoio da sua familia era mau informado das questões sociais ou talves foi para Belém e só consegui ficar o tempo todo na praça da república chupando manga e fazendo amizade com bandido e mendigo era um filho mau criado e mau intencionado.

  • Concordo com vc Anselmo Colares! É preciso envolver a sociedade em debates e palestras esclarecedoras, ou então correremos o risco de termos a mente daqueles que pouco ou quase nada sabem do projeto e dos benefícios que terá a região, com a criação do estado do Tapajós e conter a euforia de supostos revolucionários que vem com uma idéia de reinventar a roda em uma outra aerodinâmica, querendo justificar posição contrária e confundir as mentes dos nossos desinformados irmãos. Temos que nos mobilizarmos em palestras nas faculdades, escolas, associações de moradores, igrejas, sindicatos, enfim a ssociedade organizada como um todo, sobretudo aproveitando o nosso potencial intelectual e porque não dizer político e Cultural, temos que estar todos unidos neste momento, afinal o Brasil (Congresso Nacional), até que enfim, depois de décadas decidiu ouvir os esquecidos do oeste do Pará, temos que estar unidos para dar o grito de indepêndencia e honrarmos a história de todos aqueles que se dedicaram à este projeto ao longo da história. Viva a união de todos! Viva a vitória do SIM! Viva o nosso tão esperado ESTADO DO TAPAJÓS!!!!

  • um parente meu tem um pentelho adolescente que vivia reclamando o tempo todo que a comida não prestava que a mesada que recebia do pai era uma merreca e por aí vai aí um dia o pai dele se emputeceu e botou o moleque prá fora de casa prá ver se ele aguentava o tranco ! não durou uma semana e o moleque pediu arrego pro pai ! isto me faz me lembrar dos argumentos dos separatistas que querem ter a liberdade desde que todos os brasileiros paguem a conta dela!!!!

  • Jeso, Fizeram um ato de manifestação pela criação do Tapajós durante um show no CENTUR m Belém. Tudo correu bem! Minha pergunta: Se fizerem manisfestação pública pela integridade territorial do Pará dentro de santarém/marabá, as pessoas serão tão bem aceitas ou haverá hostilidades?

  • Jeso,

    Está sendo organizada mais uma passeata, andando, na semana do aniversário da cidade?

    Sabes alguma coisa a respeito?

    Telma

  • Jeso, tenho acompanhado a “campanha publicitária” e as estratégias de divulgação da proposta pela criação do Estado do Tapajós e, infelizmente, constatado uma situação muito desfavorável. Do lado contra, argumentos frágeis tecnicamente, mas com grande apelo aos menos esclarecidos (que todavia em quantidade passam a maioria!).
    Essa carreata lembra mais as famigeradas disputas eleitorais em que os novos coronéis lançam mão e peões “montados” em “animais” que transportam gente como se fosse gado, para no final ouvirem o som dos únicos berrantes que ecoam, a partir de um “direito” conquistado nem sempre de forma digna.
    Desculpem, mas não creio que essa seja a melhor, e muito menos a única forma de trazer e envolver a população para um debate consistente e uma tomada de posição coerente e firme a fim de que possa votar de forma consciente no plebiscito.
    Essas estratégias só rforçam os argumentos daqueles que insistem em dizer que o nvo estado será tão somente um novo e privilegiado espaço para políticos que nos envergonham.
    Eu não penso assim, mas temo que possa vir a ser, caso não estejamos desde já, atentos.
    Se é para radicalizar na divisão, que assim seja. Vamos fundo. Vamos discutir o que faz com as nossas misérias sejam ainda mais acentuadas que as misérias de outros que nos cercam, e procurar caminhos diferentes, que nos conduzam a outros resultados. Somente assim faz sentido a luta pela divisão. Somente assim acredito que o novo estado possa ser, de fato, novo.

  • Quero Tapajós sim!! Mas primeiro tem que cassar esse Lira Maia antes, porque senão…o cara de pau vai querer se canditar e Estado do Tapajós ao invés de sonho realizado será um pesadelo real…Sim ao Estado!! Fora Von, fora Maia…

  • Jeso, o que percebo aqui em Belem é a falta de maiores informações sobre nossa realidade, o tempo de 6 meses para a o esclarecimento e publicidade do diga sim a criação é suficiente, vamos esquecer essa história de “divisão de estado”, e falarmos sempre em “Criação do Estado”, nós não queremos dividir e sim CRIAR. E não esquecermos que todas as cidades que compõe o novo estado são seculares, com certeza mais da metade da população de Belém tem um Bisavô, avô, pai, tio, irmão, qualquer parente que veio de uma dessas cidade para Belém. Nós temos história Jeso, vamos aproveitar e divulga-la para todos, quem sabe para o mundo, com uma proposta de um estado para geração futura, lindo maravilhoso. Somos Amazônia, somos de uma região que o mundo precisa, e com certeza ele está nos olhando.
    Viva o novo estado, viva nós.
    Abraços Baixinho, saudade, eu não posso mais ficar muito tempo longe daí…rs…
    dudu dourado

    1. Esse novo estado, sairia de onde?
      Do divisão do Pará, certo?
      Então faz sentido, essa conversa de novo estado.
      Todos sabem, que a divisão é prejudical ao Pará.
      Dividir probeza, não resolve, o que resolve é união.
      Fico triste em saber que esse Zé Dudu, nem paraense é, então que direito ele tem de querer dividir a casa lheia?
      Porque ele não volta pra suas raizes, e faz uma campanha como essa na sua terra natal?
      É muito fácil chegar na casa alheia, se amezandar, comer do bom e do melhor, criar riquezas e depois tentar subitrair,essa mesma casa que lhe acolheu, lhe deu oprtunidade de crescer, levando tudo de bom para si.
      Esses, argumentos para a divisão do Pará, não convecem ninguém. Somente os aroveitadores da riqueza alheia.

  • Caro Jorge Moraes porque essa sua revolta eu sei que vc é santareno, e que devido isso tudo foi para Belém e agora fala mau da tua raiz do teu povo, que pena que vc alem de já ser belenense por aceitar tudo isso. Pelo que se ve nos meios de comunicações do Brasil são triste noticias que nos deixam envergonhados e não querer ser mais Paraense ver um Pará SUJO Um estado que por ser mau administrado não tem SAUDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA:, e se não bastace não tem uma representação para se conseguir a Sediar Copa do Mundo perdendo para o estado vizinho do Amazonas que não tem um campo de futebol a altura do nosso Acho isso tudo uma besteira da sua parte, pois se nós do Oeste do Pará somos isso que vc coloca no seu comentário, porque vc é contra a divisão do estado pois tudo que não presta eu não quero para mim, assim vc deveria fazer já que Santarém e o Oeste do Pará esta assim vota no SIM e fica com teu Belém maravilha, acho que vc se contradiz no seu comentário ou quer aparecer igual a MARINOR que também nasceu aqui na Região ou porque não te calas??? digo SIM ao nocvo estado do TAPAJÓS por achar que BELÉM não está BEM e o PARÁ todo também se tivesse todo bem eu também diria NÃO. Jorge que nóticia boa MATARAM MAIS UM AGRICULTOR, PACIENTE MORRE POR NÃO TER SOCORRO NO HOSPITAL DE QUALIDADE. PROFESSORES EM GREVE POR SEREM MAU REMUNERADOS. e ETC ….., ….., ….., ,,,,,. ….

  • PORQUE A MANIA DA VÁRZEA CITY QUERER SER A ” CAPITAR” ? O QUE TEM A OFERECER ? NOTHING !!!! A CULTURA ESTÁ EM ÓBIDOS E A GRANA EM ORIXIMINÁ !!!!!

    1. Vc está coberto de razão. Mas de que adianta a vasta cultura obidense e o imenso potencial econômico de Oriximiná se não é desenvolvido pelo Estado?? Na verdade existe Estado do Pará nessas cidades??
      Só lembrando que a capital do Tapajós tb será escolhida em plebiscito e pode ser qualquer cidade do novo estado, inclusive Óbidos (de onde descende minha família, minha mãe é obidense) e Oriximiná, que são duas belíssimas cidades e só não são mais desenvolvidas por conta da ausencia de um governo do Estado em nossa região, pois o Pará prefere patrocinar a cultura de Belém e não a de Obidos, ou investir em indústrias na região metropolitana e não em Oriximiná!

  • diga sim pros buracos !!! ( nas contas públicas da várzea city ) pró Lira Mala ! para a exportação de cuia pintada !!! porque não convidam o povo de óbidos e oriximiná que “adoram ” os mocorongos ??????

  • MARCOS, FICA CALADO, NÃO SABES NADA A RESPEITO DE NOSSO POVO, AQUI NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, TEM PRONTO SOCORRO EM MARITUBA, O METROPOLITANO, GUAMÁ, DA 14DE MARÇO, DA CIDADE NOVA, ABELARDO SANTOS, ALÉM DE OUTRAS CLINICAS E HOSPITAIS QUE ATENDEM URGENCIA E EMERGÊNCIA, AMBULANCIAS , AMBULANCHAS E ATÉ HELICÓPTERO PARA RESGATE DE FERIDOS. NA EDUCAÇÃO TEM UM GRANDE NÚMEROS DE FACULDADES E UNIVERSIDADES. ME RESPONDA OU SE CALE PARA SEMPRE: O QUE TEM EM ITAITUBA, CASTELO DOS SONHOS, SERRA DO CACHIMBO, AVEIRO, SÃSO LUIS DO TAPAJÓS, MONTE ALEGRE, ALENQUER. ÓBIDOS, ALÉM DE OUTRAS CIDADES E COMUNIDADES DO OESTE DO PARÁ. VOCE, ROMINHOS, BARBALHOS, CAREPAS E OUTROS FALAM SEM CONHECIMENTO DE CAUSA. TAPAJÓS JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ´.

    1. Vovô Duquinha, me desculpe, mais o sr. é muito despreparado, suas desculpas são muitos esfarrapadas.
      Seus argumentos não convecem niguém, fala sério.
      Só Belém, tem a mesma população do pretenso estado do Tapajós, é ai que mora diferença.

  • Sabe o que eles querem com esse plebiscito para mutilar o Pará?

    Mais governadores, um punhado de senadores, “trocentos” deputados e uma palma de vereadores…

    Só não dizem quem vai pagar a conta, ao se “espichar” esses novos parlamentares.

    Era só o que faltava… Mutilar o Pará para aumentar o número de políticos salafrários, e não sou eu quem afirma, é o que assistimos na mídia nacioanal diariamente. A exemplo agora da ALEPA e do município que a VALE denunciou e que não aplicou os royaltie

    Daqui a pouco o Sarney se engraça de sair como senador por Santarém.

    Como pode uma cidade ter pretensão de ser capital de um estado numa região de PIB menor que o de Guarulhos.

    Se a moda pegasse lá pelo sudoeste exatamente em São Paulo tenho certeza que forneceria mais viabilidade para se fragmentar em mais de 400 estados ‘paulistas’.

    Como pode querer dividir o Maranhão em dois? ‘Isso parece uma comédia americana’, um dos estados mais pobres da nação.

    Por isso peço a DEUS que ilumine os futuros eleitores para saberem separar o ‘joio do trigo’
    e clamo a Deus que proteja o Pará da sanha dos mutiladores geográficos.

    Esses importados ‘migrantes’ que vem em busca de subtrair as riquezes do Pará, e não possuem como também não conheçem a cultura…

    Não conheçem nossas raizes, só estão interessados em subtrair as riquezas do Grão Pará…

    1. Quem és tu pra falar em conhecer nossas raizes, se não conheces?
      O movimento de emancipação do Tapajós é secular e existe quase desde que o Brasil foi “DESCOBERTO”.
      Deverias te informar melhor antes de falar besteira e ainda por cima usando o sagrado no de Deus!
      Tenho certeza que Deus nos ilumina e por isso nos deu essa oportunidade de com sabedoria escolhermos nosso destino. O futuro que nos aguarda concerteza não está atrelado ao Estado do Pará e sua meia dúzia de empresários e políticos que enriquecem cada vez mais a custa de nosso povo.

      1. JPSTM, realmente eu não sou dai da região, mais acredito que as raizes de vcs sejam as mesmas que a minha, Paraense.
        Para tua informação e conhecimento o escrito que enviei, pra vcs lerem, é um email que esta rodando em todo o estado do Pará. Eu recebi o mesmo aqui no Sudeste do Pará. Esse migrantes importados que o autor se refere, são as pessoas de fora do Estado que fazem campanha pela divisão. .
        O melhor ainda sabe quem escreveu esse email?
        Foi o Sr. JORGE CALDERARO, que é mocorongo, escritor, historiador e cientista, nascido e criado no Oeste do estado do Pará.
        Se vc quiser saber mais sobre o mesmo entre no site http://www.acodapara.com.br

    2. “Comédia” é a situação lascada que o povo do Oeste do Pará vive cidadão, venha ver as migalhas que o governador manda pra ca! Sou do Pará e quero ser do Tapajós, liberdade ao nosso povo tão sofrido, o Pará ja é um estado mutilado por seus governantes, que só se preocupam com Belém e sua região metropolitana, infelizmente é essa a verdadeira situação.

      Diga SIM ao TAPAJÓS, o estado verde do Brasil!

    3. Além, dos cargos que vc elencou, tem gente querendo ser Desembargador por conta do quinto constitucional, vai ser um festival de cargos….Esses cargos nunca vão para as cidades satelites do novo estado, é mais facil maranhense, amazonense se dar bem, e o povo do novo Estado ficar a ver navios.

  • Oi Jeso,

    Não vou tá na carreata mas com toda certeza estou na Luta…coloca umas fotos para aqueles que momentaneamente estamos longe…Vamos organizar comitês do SIM em cada bairro de cada municipio do novo Estado…e preparar nossa gente para a campanha do Não que com certeza vai querer demarcar terreno…temos que nos antecipar, fazendo boca, gerando consciencia cidadã no povo de todos os estratos sociais, pois na mão da maioria sai a decisão…como dizia Cristo, orai e vigiai…tem uns muleques malinos contra o novo Estado…

  • Jeso, este é nosso primeiro plebiscito! Vamos ver se os líderes do MOVIMENTO conseguiram envolver a população. Se a adesão for maciça, há esperança. Caso contrário há muito que trabalhar.SAUDAÇÕES AZULINAS,

  • Pena q só estarei na Perola em Julho, não participarei da carreata mas to apoiando de longe! Viva o Estado do Tpajós…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *