Irmão do deputado federal Wlad Costa, do Solidariedade, Mário Sérgio Costa é o novo superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, a SR-30, com sede em Santarém.
Mário assumiu no lugar do mineiro Rogério Zardo, também indicado pelo parlamentar para o cargo em dezembro de 2016.
A portaria de nomeação e exoneração dos 2 foi assinada por Leonardo Goés Silva, presidente nacional do Incra, e publicada na edição de hoje, 6, do Diário Oficial da União.
Para a lugar de Mário Costa, que comandava o Terra Legal na região, o Incra nomeou o radialista Nélio Magalhães, também aliado de Wlad Costa.
CARTA ABERTA DOS ASSENTADOS E ASSENTADAS DA REFORMA AGRARIA NO BAIXO AMAZONAS
A reforma agrária tem sido palco de muitas discussões, caminhos e descaminhos nos últimos anos e, na Amazônia em especial temos sofrido pelo descaso e abandono de nossos assentamentos, perseguição e morte dos nossas lideranças, sem que em nenhum momento isso nos faça desistir da causa ou do sonho de ver nosso chão respeitado e cada dia mais produtivo. Nós agricultores e agricultoras familiares temos orgulho de pôr, todos os dias o alimento na mesa de milhares de outras famílias que como as nossas só querem viver dignamente do seu trabalho.
Sofremos quando nossos direitos básicos são negados como acesso à moradia, água, estrada, energia, escolas, assistência técnica, crédito e tantos outros direitos legalmente constituídos. Mas é diante dessa negatória, que buscamos os poucos parceiros que ainda nos estendem a mão e aqui no Baixo Amazonas, e eles tem sido muitos, graças a Deus e temos nos fortalecido nessa luta pela terra e pelo fortalecimento da agricultura familiar.
Considerações:
Considerando que nos últimos anos pouco se tem avançado nas questões demandadas ao INCRA SR 30 por nossas organizações e tantas outras que legitimamente representam os milhares de assentados e assentadas da reforma agrária aqui na região;
Considerando o troca-troca de Superintendente e de equipe o que só vem retardando o andamento de vários processos que nos auxiliaria a prover o desenvolvimento socioeconômico das famílias assentadas;
Considerando que muitos dos Superintendentes e suas equipes pouco têm se preocupado em atender nossas pautas;
Considerando a recorrente escassez e mesmo cortes de recursos destinados a reforma agrária e à agricultura familiar;
Após todas as considerações, entre tantas outras, é que podemos constatar que só uma união de forças poderá nos colocar em condições de lutar pelas melhorias que tanto precisamos. Só quando assentados e suas lideranças, INCRA e seus servidores olharem no mesmo sentido e desejarem a mesma coisa é que avançaremos rumo a melhoria que nossas famílias precisam. Não somos nós nossos inimigos, nossa luta deve ser contra outros e não contra nós mesmos, isso só tem nos enfraquecido em todos esses anos e roubado de nós a possibilidade de grandes avanços.
A gestão de Rogério Zardo frente ao INCRA SR 30, mesmo com todas as ressalvas que possamos ter, e temos, em relação a mesma tem, no entanto, demostrado um esforço no sentido de buscar o atendimento de nossas demandas nesses poucos 9 meses que a mesma estava constituída. Os frutos são poucos mas já os podemos ver:
a) Nomeação de uma equipe interna de servidores efetivos e compromissados para com as causas da reforma agraria e em especial para com as demandas historicamente recebidas e engavetadas nesse órgão;
b) Realização de um planejamento das ações de forma conjunta e ouvindo boa parte dos representantes dos assentados;
c) Visitas a diversos Assentamentos em tão pouco tempo de gestão e levado consigo os servidores que respondem pelos setores e departamentos que são vitais para o desenvolvimento de nossos assentamentos;
d) Atendimento da agenda socioambiental dos PAEs através de nomeação de grupo de trabalhos para revisar os PU – Planos de Utilização dos PAEs e PDS;
e) Atendimento das demandas de apaziguar conflitos tendo retomado a Ouvidoria Agrária na SR 30 e realizado inúmeras reuniões com MPF, MPE, SEMMAs, SEMA, IBAMA, e outros órgãos;
f) Assinatura de cooperação com EMATER para diversas ações nos Assentamentos, entre elas as de desbloqueio de RB;
g) Retomada dos contratos de ATER paralisados desde o ano passado;
h) Aprovação de mais de 800 casas no programa PNHR;
i) Construção do pre acordo para desinterdição de 106 assentamentos, bloqueados a mais de 10 anos pela justiça pela ACP;
j) Planejamento para concessão de mais de 1000 créditos instalação na modalidade Complementação de Apoio Inicial e Fomentos, a ser realizada;
k) Operacionalização de crédito instalação em andamento para mais de 400 famílias na Resex Tapajós/Arapiuns e outras regiões;
l) Constatação e instrução processual para emissão de Contrato de Concessão de Uso para mais de 500 famílias;
m) Vistoria de Situação ocupacional em todo o PDS Igarapé do Anta;
n) Capacitação de 20 servidores e colaboradores para utilização do Quantum Gis, software essencial para continuidade de muitas ações.
o) Desbloqueio de mais de 500 famílias com inconsistências cadastrais apontadas pela CCU e TCU.
Dentre tantas ações que ainda podemos mencionar.
Assim, entendemos que cabe a nós como representantes dos maiores interessados no sucesso das ações do INCRA SR 30 na região, solicitando a todo o quadro de gestores e servidores do INCRA SR 30 em Santarém que juntem se a nós numa união de esforços para ver consagrado os interesses maiores da reforma agraria e que questões menores não possam jamais retardar o que já demora tantos anos para acontecer em nossos assentamentos.
Hoje vivemos um retrocesso à frente do INCRA SR (30) de Santarém, que deveria ter sido evitando pois foi construído ao longo de 9 meses um excelente trabalho com pessoas honestas e comprometidas, e que por diversas vezes foram interrompidas por questões políticas.
SÓ BANDIDAGEM E PILANTRAGEM!!!!! fora corruptos!!!!
E AS ONGS VÃO DEIXAR VOCE TRABALHAR;;;;
meu grande colega jeso o CARA É GENTE BOA, COMPETENTE, COMUNICADOR COM OS FUNCIONÁRIOS E VAI COLOCAR NO EIXO O QUE ESTE ROGERIO NÃO FEZ SÓ PERSEGUIU OS TERCEIRIZADO E PROPRIOS FUNCIONÁRIOS DO INCRA VIVA O WLAD QUE ACERTOU NA COLOCAÇÃO DO SUPER MARIO OK
SENADOR RONALDO CAIADO DIZ COMO É O INCRA DO PT.
https://www.youtube.com/watch?v=kMV-PhdNtjk
não vai haver reforma agrária.. falem com os gringos…
https://www.youtube.com/watch?v=kMV-PhdNtjk
O INCRA DE SANTARÉM COM O COMANDO DE CLAUDINEI CHALITO, ELITA BELTRÃO E ROGÉRIO ZARDO, NÃO FIZERAM ABSOLUTAMENTE NADA. E QUEM PAGA ELES POR FORA PARA NÃO FAZER NADA. O ASSENTAMENTO JURUTI VELHO CONTINUO COM A CORRUPÇÃO DESENFRADA SOBRE A BAUXITA, AS CASAS POR LÁ NÃO FORAM FEITAS, E OS COLONOS FICARAM DESAMPARADOS, MAS O DEPUTADO VLAD TEM SANGUE NOS OLHOS E MANDOU O SEU INDICADO PRA RUA PORQUE SE ALIOU AO PT PARA PREJUDICAR O POVO.
MAS AS ONGS NÃO VÃO DEIXAR ELE TRABALHAR…. VEJAM O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=S0HLYqVvUR8
Eu não culpo o deputado Wladimir Costa por essas manobras petulantes, culpo, os eleitores imbecis e ignorantes que votam numa pessoa tão desprovida de caráter, dignidade, humildade, bom senso, honradez e etc… Até quando o eleitor paraense vai permanecer nesse erro doentio e prejudicial?
Concordo!
O Zardo traiu o seu patrão o deputado Wladimir Costa nomeou para as chefias pessoas que nao eram do agrado do deputado e sua administração foi um fracasso andava fazendo muita besteira até falando mal do deputado o Zardo andou falando agora ele teve oque mereceu ele vai ver oque é ficar desempregado igual como ele fez com muitos tercerizado. Isso e o resultado de quem traí agora esse maldito vai fica no abandono e na solidão, por causa de seus atos nada republicano. Toma lhe miserável.
Isto que continua sendo vergonhoso. Esse deputado fui votado em Belterra e ainda nao fiz o que é de sua competencia pelo municipio.
Isto que continua sendo vergonhoso.
Oh! Crianças. Isso é só o fim.
Francamente, o que Nélio Magalhães que mal sabe dar uma notícia entende de política fundiária?? Mais um ato insano mental desse medíocre senhor daputada, resquício das safadezas TEMERosas de Brasília.