A destilação do ódio por conta da palestra Haddad na Ufopa. Por Wallace Sousa, Haddad na Ufopa
Fernando Haddad em palestra na Ufopa, nesta sexta-feira (24)

A visita de Fernando Haddad a Santarém, em sua caravana pela Amazônia [Lula livre], deixou um grande alvoroço na cidade, muito ainda com resquícios da recente eleição presidencial, expuseram uma onda de ódio e intolerância na cidade e nas redes sociais.

Dentro de um contexto de bipolaridade que divide o país, a palestra do ex-ministro da Educação provocou ataques daqueles que ideologicamente se alinham ao campo político da direita ou simplesmente escolheram o projeto político bolsonariano de governar.

Wallace Carneiro Sousa
Wallace Sousa (*)

É claro que a discordância e a crítica fazem parte de qualquer democracia sadia, o problema é quando essa crítica descamba para o ódio e para intolerância, levando de quebra ataques infundados a instituições, como no caso a Ufopa.

De todo esse episódio, o que mais me chamou atenção foi não só o fato de quererem cercear a manifestação política de um grupo X, mas também de se insurgirem contra a instituição pública federal que sediou o evento.

Ora, falar que o evento político de um grupo X não poderia ser sediado em uma universidade pública por si só já demonstra desconhecimento da democracia e das leis, além de não conhecer a acepção da palavra UNIVERSIDADE, mas além disso, atacar a instituição, menosprezando e inferiorizando-a só porque um grupo político utilizou do espaço PÚBLICO para debater política de sua linha de pensamento. Aí é absurdo, é querer regredir na história e descaracterizar o próprio conceito Universidade.

 

A universidade pública é ambiente de produção e difusão de conhecimento, manifestação de cultura e debate de políticas, sendo um ambiente plural, livre das amarras do pensamento único.

Outro dado importante é que pela lei a universidade é um espaço público que agrega não só sua comunidade interna (alunos e servidores), mas a própria comunidade externa. Desta forma, saibam que se fosse negado o espaço para realização do evento em questão, provando-se que aquele espaço se encontra livre e que o evento não causaria prejuízos ao funcionamento do ensino, caberia até mesmo mandado de segurança para assegurar direito líquido e certo de ocupação do espaço público pela comunidade.

Quanto à universidade, ela é sua, é seu patrimônio, tenha orgulho de ter uma universidade pública federal em sua cidade, tenha orgulho da Ufopa que hoje possui a segunda melhor avaliação das instituições de ensino superior do país, tenha orgulho da universidade que possui cursos que se classificam entre os melhores do Brasil.

Haddad na Ufopa 2

Universidade que produz conhecimento e leva esse conhecimento para a comunidade, que verdadeiramente retribui o que se gasta de recursos públicos com a própria população.

Portanto, antes de mostrar o pior lado do ser humano, que é o ódio e a intolerância, procure se informar, leia, liberte-se do reproducionismos de informações prontas das redes sociais e, principalmente, vamos parar de pensar com fígado e começar a utilizar a razão.


– * Wallace Carneiro de Sousa é analista judiciário do Tribunal de Justiça do Pará. escreve regularmente neste blog.

Leia também de Wallace Sousa:
Por que não comemorar?

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

35 Comentários em: A destilação do ódio por conta da palestra de Haddad na Ufopa. Por Wallace Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jarson Silva disse:

    O texto fala tão bem do ódio, porque está eivado de ódio.

  • Ricardo Neves disse:

    Mas eu seu Manuel e outros aqui.. não somos Ladrão e nem apoiamos Ladrão e Corrupto.. o Inteligente, o Deus de vcs está PRESO babacas, deve tá bebado. Eu sou um dos que juntos com vcs sofremos com a Educação do governo corrupto que roubou o Brasil e hoje eu e vcs sofremos com o ensino educacional que o PT contaminou o Brasil. Mas agora o povo tem uma esperança de mudança. Eu sou Vitima do PT.. e vc Manuel tambem é uma vitima. Kkkkkkkkkkk

  • Suely fernandes disse:

    É incrivel o odio dos Bolsoasnos contra Educação….o pte miliciano nao tem competencia pra formular uma frase …imagina dar palestras..Haddas não tem culpa se ele o Bozo passou 30 anos sem pelo menos estudar….é só convidar pra ele vir pra UFOPA dar palestras de armas e milícias ou como o Flávio filho virou corretor famoso com o dinheiro PUBLICO…

  • Ricardo Neves disse:

    Tem que despetisar tudo , pois essa Poste do Luladrão não.concertou a Educação em São Paulo… .. tem que despetisar tudo essa podridão esse lixão ideologico.. vcs tem que se concientisar que o governo petralhar não deu certo.. só serviu pra roubar e falir a nação.. foram 16 anos de atraso pois a educação do Brasil é a pior do mundo estamos atras de.todos. Esse pessoal ai são todos cegos. Surdos , até dou razão pra esses universitários, pois são mau informados, eles só leen cheguevara e fidenão , a maioria das universidades são doutrinada por essa bacteria maldita do petismo, eles não sabem o que significa ou a diferença de.corte pra contigênciamente e ficam afirmando que 2+2=5 e não quatro .
    Tem que varrer todo lixo deixado .. “ERANÇA MALDITA”

    1. Manuel disse:

      Rapaz com esse teu Português, eu imagino que tu deves ter sido “educado” na mesma “Universidade” junto com o teu presidente “JumentoNaro”.

  • Manuel disse:

    Jeso, se convidarem o Bolsojegue e o ministro da educação para juntos ministrarem uma palestra na UFOPA, e eles ficarem sabendo que ela foi concebida na gestão do ex ministro Haddad, é muito provável que eles mandem desativar toda a estrutura da UFOPA, por motivos óbvios.

  • J. Pau nos políticos canalhas disse:

    A turma da laranja e da rachadinha nem tem idéia do que seja pluralismo de idéias e democracia, estão perdidos em nesse vício maldito. Parabéns pela postagem, da hora👍

  • Ricardo Neves disse:

    Pelo que da pra entender certas mídiasí.. elas apoiam um governo falido do Petismo Corrupto
    . Certas midias estavam satisfeita com o PT Corrupto e Ladrão.. para eles estava tudo bem .. o Brasil era o melhor país do mundo, tinha empregos a educação estava em Primeiro lugar que quem roubo o Brasil foi o Bolsonaro… dá pra acreditar nessa midia

  • jose Guimarães disse:

    Nao sou inteligente como outras pessoas que ja escreveram nos comentarios, tem muita gente falando do Bolsonaro que e burro nao sabe falar fala soletrando e truncado um quase analfabeto e homofóbico racista e tudo que não presta falam do cara, mais o cara esta tentandi arrumar o que os outros passaram 16 anos e deixaram um rombo enorme no Brasil, tem que ser aprovada a previdencia mais a maioria dos politicos não aceitam porque vai mexer com a aposentadoria deles vai acabar com essa conversa de aposentar tendo dois mandatos, E politica nao e emprego eles nao tem carteira assinada.
    Se for aprovada a aposentadoria deles vai ser o teto e nao vai passar de 6.000,00 pra cada politico aposentado e é por isso que não querem aprovar esses ladroes da oposição.

  • Era dos Boçais disse:

    O fato principal que é menos de 0,0001% da população brasileira tem algum discernimento político, portanto sem qualquer poder de politicamente intervir em nada deixando toda ação política para um bando de imbecis. Primeiro o caso do PT, e seus satélites. Fazer tais encontros em espaço que apenas vão os que já votam é coisa de demente, pois isso não acrescenta nada . Basta dizer que nenhum pobre que mora por perto, proibidos cotidianamente de frequentarem esses espaço nobre só de doutores, não apareceu nenhum. Ou seja, fosse fosse numa praça, esse que foram iriam do mesmo jeito, e quiçá, agregaria algum outro eleitor a mais. Por isso, fica imbecil alguém de oposição reclamar vendo seu adversário morrendo na mesma lama de sempre. Essas reclamações poderão fazer com esses larguem seus métodos de sempre e passe a adotar técnicaas que conquistam voto de imbecil e vencer eleições, como se faz com fake news

  • Robervaldo Meneses disse:

    Sem nenhuma condição de governar o nosso país que é cheio de cultura, pensamentos diferentes. Coisa que o não presidente não sabe discirnir e dialogar com essas diferenças, o povo logo logo terá que fazer uma nova escolha do nosso presidente.

  • Pedro Henrique disse:

    A sensatez deve imperar na sociedade. Parabéns pelo texto. Totalmente diferente de outros blogs/grupos do facebook etc.

  • ALEM disse:

    Viva! a maioria Ganhou, se isso for democracia? Bolsonaro é o presidente.

  • Arinos Marcião disse:

    Muito bem.Wallace. O Brasil não pode cair nessa armadilha que querem jogar o povo. Viver numa sociedade de ódio, de afloração do instinto perverso, onde o contrário é abominado.

  • Rita P. Grasso disse:

    Li também a postagem de Wallace, e devo dizer que fiquei contente com os argumentos utilizados pelo autor. Estive também na palestra do prof. Haddad e devo dizer que ele foi sensato em sua conversa com as pessoas que decidiram ouvi-lo.

  • Delisvan disse:

    A Universidade assim com o Exército são entidades públicas, então, se o Bolsonaro dá palestra se manifesta indistitivamente em cerimônias de oficiais e recebe todo o apoio destes , como se escandalizar ou achar ridículo a Universidade receber o Haddad. Acho que exército poderia receber o Haddad para uma palestra e as Universidade ouvir o Bolsonaro, vivemos numa democracia com ideias diferentes!!!!

  • Hanson de Sousa disse:

    Quando um petista escreve ele se arma com a VERDADE, E A INOCÊNCIA. qualquer manifestação contrária é logo considerado DESTILAÇÃO DE ÓDIO, FASCISMO, RACISMO, HOMOFOBIA, ANTIDEMOCRÁTICO, ETC. Nunca existiu polarização, existe sim o bem e mal arrumado, dêem o nome que quiserem dar, é um direito seu. Independente disso, não é o uso do espaço público que está em jogo mas o desvio da função. Como professor, Hadad tem autoridade pala ministrar uma palestra em qualquer universidade (lugar de conhecimento, ouviu Wallace?) Mas não foi isso que se viu lá. Foi claramente o uso do espaço público pra arregimentar soldados para soltar Lula. Aquele que foi condenado por CINCO TRIBUNAIS.

  • Antônia Pereira Martins disse:

    Moro em Altamira 500 km.fe de Santarém mas se tem uma coisa que me orgulho é da UFOPA.

  • Demerson Soares disse:

    Parabéns pela análise sensata. Viva a democracia. Viva a UFOPA!!!!

  • José Roberto dos santo disse:

    Parabéns wallace

  • Marilene Alves disse:

    Meu caro Jeso!
    Eu entendo o desconforto dos que compraram pela internet este cidadão vazio chamado Bolsonaro, incapaz de completar pequenas frases com sentido lógico, daí sua truculência. Muito menos ministrar uma palestra pra uma platéia numa Universidade ou em qualquer outro lugar. Sem conteúdo, fala mal, sem retórica, fala soletrando e truncado. Enfim, quem do livre arbítrio iria ouvir um cidadão deste?

    1. Henrique c disse:

      Essa pessoa no mínimo votou na Dilma, a primeira PHD em estocar vento e saudar a mandioca, quanta inteligência essa senhora possui de nem sequer conseguir iniciar uma frase. Creio que Lula e Dilma passariam vergonha ao lado desse ser que foi comprado pela internet, e outra, não entendo o porquê os partidos dos trabalhadores que não trabalham só escolhem pessoas capacitadas para cargo eletivo, capacitadas em processos, tipo lavagem de dinheiro, um tem 32 processos, outro está preso por ser comprovado que é um bandido!!!

  • João Andrade disse:

    Já vou antecipadamente pedindo desculpas, se alguma asneira por mim for dita neste comentário, mas será simplesmente por desconhecimento do assunto (utilização do espaço público).
    Pois bem. É importante primeiramente informar que não votei e não votaria no Bolsonaro e nem no Haddad. Como de costume, procuro votar no candidato que tiver as melhores idéias e propostas e as do partido novo me pareceram mais coerentes e mais fáceis de serem executadas, pois não enfrentariam essa polaridade política, onde os interesses ideológicos se sobressaem aos interesses do povo.
    Portanto, não sou de esquerda, de direita, de centro, de costas, de ilharga, etc. Acredito que votando nas idéias, não corro o risco de me apaixonar pelo político, ao ponto de defende-lo a qualquer custo e passar a “pensar com o fígado”.
    Sobre o espaço público nas universidades para debates.
    O autor da postagem diz (aspas):
    “A universidade pública é ambiente de produção e difusão de conhecimento, manifestação de cultura e debate de políticas”.
    1) por coerência e razões óbvias, não faltou ele acrescentar a palavra públicas depois de “debate de políticas”? Assim teríamos o seguinte texto:
    “A universidade pública é ambiente de produção e difusão de conhecimento, manifestação de cultura e debate de políticas públicas”.
    2) não há uma enorme diferença entre debate de políticas públicas e debate político?
    3) o espaço foi solicitado para uma palestra sobre educação ou para se falar sobre o impeachment da Dilma, sobre a prisão do Lula, sobre o laranjal do Queiroz?
    Como o autor da postagem cita, com bastante clareza, o ódio está escancarado, então por que produzir mais ódio, quando se poderia aproveitar essas oportunidades pra uma discussão mais útil e inteligente sobre o que mais atormenta os menos favorecidos.
    Eu mesmo respondo: é porque há muito tempo o que vale mesmo na política brasileira é o quanto pior, melhor!!! Serve para os dois polos.

  • Everaldo Martins disse:

    👏👏👏👏👏👏👏👏Wallace , que não conheço mas que é analista judiciário do TjE.

  • Pedro Peloso disse:

    Muitô bem escrito esta pastagem e também muito sensata. Os que não concordam com a linha política do Professor Fernando Haddad,, ora, articulem a visita de uma liderança nacional de suas preferências e realizem um debate de contraponto ao Professor Haddad, na mesma Ufopa que concedeu a ele o espaço para a sua palestra.
    É assim que se constrói a democracia e não destilando ódio contra os que tenham pensamento diferenciado dos seus. Viva a Democracia! Viva a Pluralidade das idéias.

    1. Augusto César Gomes Galvão disse:

      Realmente muito bem escrito esta “Pastagem”!

  • Armando disse:

    Bom dia, ele esqueceu de avaliar os palestrantes, mas vamos lá, indiciado por corrupção, pior prefeito da história, melhor parar agora de falar ou não caberá tanta negação de integridade em uma só pessoa…

    1. Jeso Carneiro disse:

      Armando, o Brasil elegeu um homofóbico, um racista, um quase analfabeto, um parlamentar medíocre, enfim, um senhor cujo currículo é lastimável em todos os sentidos. Mas foi eleito. E dirige o país. Isso se chama democracia. O texto de Wallace chama atenção para isso. Pode-se não concordar com o petista Fernando Haddad, com o armamentista Bolsonoro, mas a sociedade não pode proibi-los de disseminar suas ideias. Ou impedir quem quer que seja de ouvi-los. Tenha a “integridade” que tiverem, seja em qualquer lugar — público ou privado — em que haja plateia disposta ouvi-los. Temos que aprender a conviver com as diferenças, com a diversidade, sem destilar ódio e nem alimentar a ideia de elinimar fisicamente quem se contrapõe a nossas opções, ideiais e comportamento.

      1. Augusto César Gomes Galvão disse:

        Caro Jeso, Você é quem afirma, rotula, e estereotipa o Presidente Eleito Jair Bolsonaro! No entanto a sua régua pessoal de avaliação de pessoas, não consegue medir a falta de honestidade, retidão e caráter de Fernando Haddad et caterva como pessoa, político e gestor público. Do mesmo modo, para vocês a justiça não vale quando condenou com todas as provas, evidências, testemunhos e documentações o chefe da maior organização criminosa e política que já existiu no mundo o Luís Inácio Lula da Silva! A esquerda da qual você faz parte evidentemente, assume aos menos esclarecidos intelectualmente que ela é a patrona dos excluídos, dos pobres e daqueles à margem da sociedade economicamente falando. Quando tudo que querem, e como ficou provado é chegar ao poder e criar uma nova classe social : Políticos e militantes do seu partido! Que usufruem dos melhores benefícios propiciados pela fartura monetária, dos melhores cargos, tudo em detrimento do empobrecimento social do povo e do seu emburrecimento intelectual! Vá a merda!

        1. Jeso Carneiro disse:

          Eu que rotulo? O teu Bolsonaro é declaradamente homofóbico, armamentista, miliciano, com fartas provas publicadas pela imprensa e vc escreve uma asneira dessa? E nem faltou palavrão ao final do teu texto, ao estilo do guru de vcs, olavistas, e fascistas dessa direita hidrófoba e burra brasileira.

      2. Henrique c disse:

        Esse seu comentário é a verdadeira cara da esquerda fétida que você defende, o verdadeiro “ódio do bem”, se contradiz nesse discurso barato querendo se passar do paz e amor enquanto de fato destila o ódio, atribuindo a determinada pessoa os piores adjetivos. Não esquecendo que no mesmo local dessa “palestra” havia frases que diziam Lula livre, não esqueçamos que esse mesmo ser, de fato é analfabeto, homofobico, que nem currículo apresenta, e o pior, é um bandido que assaltou com sua quadrilha os cofres da nação, sendo considerado o maior escândalo de corrupção do Ocidente, pois é, pensei que esse ser não tivesse currículo, mas como mostrei, ele tem!!!
        Se fosse um evento de ideologia contrária a essa, a mesma “massa do bem” que compareceu a esse evento no mínimo faria o seu circo mil vezes pior para o fato não acontecer, a esquerda e suas artimanhas baratas!!!

        1. Jeso Carneiro disse:

          Disse e repito: levem o Olavo Carvalho, o Major Olímpio, o 01, o Frota para a Ufopa. Tenho certeza que a instituição não fechará as portas. Lá o ambiente é plural, é democrático e com certeza haverá plateia para a direita.

      3. Enil Pedroso Repolho disse:

        dá pra ver o seu ódio ao chamar o teu presidente de homofóbico, racista, taxista, ista, ista, enfim segue bem a cartilha do pt. educacão foi a menor coisa a se tratar, imporatante mesmo era gritar lulalivre. única coisa que é livre é o choro, chorem a vontade. Se organizarem uma palestra lula corrupto na ufopa, o reitor vai autorizar? já que a ufopa é tão plural.

        1. Jeso Carneiro disse:

          Os “rótulos” dado ao Bolsonaro não são só meus. Ele se comporta assim e, por tabela, surge o “rótulo”. É horrendo, é chocante para quem o admira, como teu caso Enil, mas é a realidade. Encara. E assume o fascismo que move o teu Messias.

    2. 09751 disse:

      Será que o Nélio Aguiar pediu conselhos ao Prefeito Suvinil?