
A corrida por representatividade nas políticas públicas de cultura do Pará ganhou novos contornos nesta terça-feira (13). O Governo do Pará publicou hoje a lista preliminar de habilitados para o processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura (CEC/PA).
Para o setor artístico de Santarém, oeste do estado, o documento revela quem terá poder de voto e, principalmente, quem são os nomes que se lançaram como candidatos para representar o município no CEC/PA.
O processo faz uma distinção importante entre dois grupos. A maioria dos nomes listados figura como eleitores, ou seja, agentes culturais que se cadastraram exclusivamente para escolher seus representantes. No entanto, um grupo menor se inscreveu como candidatos. São essas pessoas que, se eleitas, terão mandato para debater orçamentos, editais e diretrizes culturais junto à gestão estadual.
Articulação política
— ARTIGOS RELACIONADOS
A análise da lista mostra uma mobilização desigual entre os setores da cultura. A área de Música desponta com o maior volume de participantes em Santarém, somando 18 habilitados, mas com apenas um candidato disputando a vaga. Já o segmento de Culturas Afro-Brasileiras mostra forte articulação política, apresentando 4 candidatos diferentes disputando a preferência dos eleitores.
Outros segmentos, como Artes Visuais, Dança e Cultura Urbana, garantiram apenas eleitores, sem lançar candidaturas próprias nesta etapa, o que significa que terão que escolher representantes de outras regiões ou aguardar novas definições.
O documento também listou uma série de inabilitações — pessoas que tiveram o cadastro negado, majoritariamente por problemas na comprovação de residência ou tempo de atuação. Eles agora têm prazo para apresentar recurso administrativo e tentar reverter a decisão.
Confira abaixo a relação dos nomes de Santarém aptos a participar do pleito, divididos por setor e função:
QUEM SÃO OS CANDIDATOS (Concorrem a uma vaga)
Estes são os nomes que pedem votos para assumir o cargo de conselheiro:
- Artesanato, Moda e Design: Raphael Lukas Ferreira Ribeiro
- Culturas Afro-Brasileiras: Jackson Douglas Santana Ferreira, Patricia Lilia de Melo, Rallson Nunes Santos e Paulo Lopes dos Reis
- Livro, Leitura e Literatura: Erica Castro da Silva
- Música: Júlio Heleno Lages Pereira
- Patrimônio Cultural Imaterial: Lucas Gustavo de Melo Pereira e Monique Melo Marinho da Paixão
QUEM SÃO OS ELEITORES (Apenas votam)
Estes agentes estão aptos a escolher os representantes acima:
- Artes Visuais: Joyce Kelly Viana da Silva.
- Artesanato, Moda e Design: Adrielle Priscila da Silva Tavares, Caroline Araujo da Silva, Fábio de Oliveira Barbosa e Gabriel Rego Licata.
- Cultura Urbana e Periférica: Claudia do Rosário Vilasboas.
- Culturas Afro-Brasileiras: Cleber Augusto Costa de Melo.
- Dança: Daiane Mota Tavares, Fábio Rodrigo Jati Colares e Nataly Luana Tavares Pinto.
- Livro, Leitura e Literatura: Angelo Melo de Castro.
- Música: Adrianderson Neres Soares, Aymê Suelem Gadelha Pedroso, Carlisson Murilo dos Santos Siqueira, César Henrique Azevedo Sousa, Edmarcio da Paixão Araujo, Eude Igor Almeida de Lima, Gean Marcos do Carmo Araújo, Hortencia Miranda Rocha, Jefferson Silva da Rocha, Jessé Castro Venâncio, João Carlos Rego Miranda, José Carlos Ramos Martins, Luiza Giovanna de Andrade Barroso Vieira, Marcos Valério Almeida de Sousa, Maria das Graças de Azevedo Moreira, Pedro Felipe Nunes de Sousa e Renata Souza da Silva.
- Patrimônio Cultural Imaterial: Camilla Luckanne Lopes Gazel Viana, Caroline Peixoto Pilletti, Daniely Nascimento das Chagas, Elisandra Santos da Silva, Giselle Emanuela de Castro Fonseca Vidal, Jaqueline Oliveira Betcel, Manuela Melo Marinho e Maria da Conceição Lopes Moraes.
O JC mais perto de você! 📱
Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:
Sua dose diária de informação, onde você estiver.
Deixe um comentário