
A segunda-feira começou com uma das definições mais aguardada no tabuleiro político do oeste do Pará. Em um movimento para unificar a base e evitar riscos eleitorais, o prefeito Zé Maria Tapajós (MDB), de Santarém (PA), e o ex-prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) oficializaram, na manhã de hoje (12), o desenho final da chapa governista para as eleições estaduais deste ano.
O encontro, ocorrido nas primeiras horas do dia, serviu para bater o martelo sobre uma questão que gerava ruído nos bastidores. Ficou decidido que o vereador reeleito Júnior Tapajós (MDB), filho do mandatário santareno, não disputará vaga para Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), abrindo caminho para que Nélio Aguiar seja candidato do consórcio político que comanda Santarém.
A lógica do acordo
A oficialização do apoio de Zé Maria a Nélio, logo no início da semana, é sinal de pragmatismo. A avaliação interna era de que manter Júnior e Nélio na disputa pulverizaria os votos, colocando em risco a hegemonia do grupo frente à oposição.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ao selar o acordo hoje, Zé Maria estanca as especulações e orienta sua base de vereadores e lideranças comunitárias a seguirem um único rumo.
Para Nélio Aguiar, que lidera diversas pesquisas de intenção de voto em Santarém entre os nomes do grupo, o apoio formal do atual prefeito era a peça que faltava para consolidar o favoritismo e transformar a campanha em um projeto de governo, e não apenas pessoal.
O cenário agora
Com a retirada de Júnior Tapajós, o grupo projeta uma campanha coesa. A leitura nos corredores da prefeitura é que a maturidade política prevaleceu: “perdem-se os anéis (a candidatura de um aliado próximo como Júnior) para não perder os dedos (a representatividade política de Santarém na Alepa)”.
A semana começa, portanto, com o cenário eleitoral da situação pacificado.
O JC mais perto de você! 📱
Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:
Sua dose diária de informação, onde você estiver.
Maria do Carmo (deputada estadual)
—————(deputado federal)
—————(governador)
Hélder (senador 1)
Sabino (senador 2)
Lula (presidente)
O Vereador Júnior Tapajós, é uma liderança política consolidada. 4 mandatos e na última foi o mais votado com mais de 5.500 votos. Tem experiência e cabeça suficiente para fazer o que deve e o que não deve. Não depende do PAI para decidir, Junior como um bom filho é bem criado, ele houve o Pai, mas o Pai não decide por ele”