Matutando é o campeão do Festival Folclórico de Alenquer de 2025

Publicado em por em Alenquer, Educação e Cultura, Pará

Matutando é o campeão de 2025 do Festival Folclórico de Alenquer
Integrantes do Matutando foram às ruas de Alenquer comemorar o título. Fotos: JC/Silvan Cardoso

Matutando em Férias é o campeão do Festival Folclórico de Alenquer (PA) 2025. Essa foi a primeira disputa de Zé Matuto e Matutando em 25 anos. Durante esse período, aconteceram três edições do festival, mas sem disputa, ocorrendo apenas como forma de resgate nos anos de 2015, 2016 e 2023. No ano de 2024 seria disputa, mas Zé Matuto não participou.

O retorno da disputa entre as duas agremiações aconteceu com os dois espetáculos realizados no Centro de Eventos Ione Gatuss, na noite deste sábado (26). A apuração dos votos ocorreu no salão anexo ao centro de eventos, na tarde de hoje (27), junto aos fiscais de cada agremiação. As torcidas ficaram do lado de fora aguardando o resultado.

Leia também sobre o festival: Maurício Monteiro, o matuto do Matutando no Festival Folclórico de Alenquer. E ainda: Rosa Yared, a rainha do folclore do Matutando no Festival Folclórico de Alenquer 2025.

Sob a avaliação dos jurados Antônio Luciano, Laís Rupf e Lucas Souza, Matutando em Férias alcançou 417,9 pontos e Zé Matuto teve 416,7 pontos, tendo uma diferença de 1,2 ponto. Após o anúncio do campeão, parte da torcida se reuniu em frente o Centro de Eventos e entraram no espaço com o troféu para comemorar.

Performance dos grupos

Zé Matuto abriu a noite de sábado do festival, levando para a quadra o tema “Alenquer: Um povo de muitos povos”, com várias alegorias, abordando a temática e revelando seus itens individuais de forma dinâmica, o que fez movimentar a sua “torcida encarnada”, que vibrava na arquibancada.

Matutando finalizou as apresentações levando o tema “Caminhos da Fé”, também com várias alegorias, que buscaram mostrar a temática, destacando os seus sete itens individuais, que atuaram na quadra e agitou a sua torcida tricolor.

Diretoria do Matutando recebe o troféu de campeão de 2025

O primeiro evento que levou ao surgimento do Festival Folclórico de Alenquer aconteceu em 1985. Em 1988 surgiu a primeira disputa com participações de vários grupos no clube Xeque-Matte, de dona Dionor Monteiro. Foi a partir de 1989, ainda com vários grupos participando, que aconteceu o primeiro confronto entre Zé Matuto e Matutando.

Ainda em 1989, no Xeque-Matte, Zé Matuto foi campeão e Matutando ficou em terceiro lugar. O festival nos moldes atuais, com apenas dois rivais em disputa, definido na categoria Grupo Folclórico, passou a acontecer em 1991, quando a prefeitura da época se responsabilizou em organizar na quadra da AABB.

Quadrilhas menores

O Festival Folclórico sempre reservou os dois primeiros dias de disputas de títulos entre as chamadas “quadrilhas menores”, de acordo com as suas categorias, deixando a última noite para a categoria Grupo Folclórico, a mais esperada do evento. O último duelo entre Zé Matuto e Matutando foi em 2000, no Matutódromo, quando houve empate e ambos levaram o título.

A volta do festival foi uma iniciativa do prefeito Tom Silva, que fez com que as agremiações se movimentassem e fizessem com que a população alenquerense voltasse a ter mais sentimento de orgulho pelo evento folclórico, que sempre mostrou a identidade ximanga e que era realizado desde a década de 1980.

Além do título do Zé Matuto, o grupo Arrastapé Luandense foi campeã da categoria Quadrilha Estilizada; o grupo Extraordinários venceu na categoria Quadrilha Humorística; o grupo Brilho de São João venceu na categoria Quadrilha Tradicional.

Apresentação do Matutando na noite deste sábado

Zé Matuto possui atualmente quatro títulos no Festival Folclórico, tendo vencido nos anos de 1989, 1990, 1991 e no empate de 2000. Matutando em Férias possui agora três títulos, sendo campeão em 1994, no empate de 2000 e agora em 2025. Nos outros anos não teve festival ou aconteceu festival sem disputa.

Polêmico título

Há uma polêmica com o Festival Folclórica de 2024, em que o Matutando em Férias participou e o Zé Matuto não quis participar. Devido a essa ausência, Matutando em Férias se autodeclara campeão dessa edição, o que somaria quatro títulos. Porém, o rival Zé Matuto não reconhece essa conquista.

Em discurso feito após as apresentações das duas agremiações, Tom Silva anunciou apoio financeiro de, pelo menos, 150 mil reais para cada um dos grupos folclóricos, a ser realizado em julho de 2026, em data a ser definida.

Torcida do Matutando agitando o evento folclórico de Alenquer

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *