MP processa secretário por crime de stalking contra servidoras em Terra Santa

Publicado em por em Justiça, Pará, Política, Terra Santa

MP processa secretário por crime de stalking contra servidoras em Terra Santa
A Prefeitura de Terra Santa, gestão do prefeito Doca (PSD): mais um escândalo. Foto: Reprodução

O MP (Ministério Público) do Pará, por meio do promotor de Justiça Guilherme Carvalho, ofereceu denúncia contra um ex-secretário municipal acusado de praticar stalking contra servidoras subordinadas a ele em Terra Santa, oeste do estado.

Conforme foi apurado e relatado por denúncia anônima junto à Promotoria de Justiça, o acusado se valia de sua posição hierárquica para perseguir servidoras públicas, em especial aquelas que ocupavam cargos comissionados, de modo a intimidar essas mulheres, ocasionando-lhes profundos abalos psicológicos e morais. 

A prática se enquadra no crime de stalking, conforme terminologia utilizada pelo Código Penal Brasileiro, no artigo 147, para designar o ato de perseguir ou assediar uma pessoa de maneira obsessiva.

Acusações graves

Em face da gravidade da questão, foi instaurada uma notícia de fato, procedimento preliminar com o objetivo de investigar a veracidade das informações apresentadas. Durante esse procedimento, as vítimas confirmaram terem sido persistentemente perseguidas por um indivíduo identificado como Iranildo.

A confirmação das vítimas conduziu à instauração de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC). No decorrer deste PIC, foram ouvidas diversas testemunhas, visando elucidar os fatos.

Diante dos elementos colhidos, a Promotoria de Justiça de Terra Santa/PA solicitou medidas cautelares com o propósito de proteger as vítimas. Entre tais medidas, destaca-se o afastamento de Iranildo em relação às vítimas e a proibição de frequentar o local de trabalho delas.

O caso culminou com o oferecimento, pelo MP, de denúncia contra o acusado perante o Judiciário. Tal ação evidencia o compromisso da instituição em proporcionar máxima proteção às mulheres, conforme preconiza a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, assinada em Belém do Pará em 9 de junho de 1994.

Quem é Iranildo

Iranildo da Conceição dos Santos Silva é servidor público municipal. Hoje comanda a Controladoria Geral do Município, por nomeação do prefeito Doca (PSD). Antes, dirigiu a Secretaria Municipal de Saúde. Foi nesse cargo, que supostamente deflagrou perseguição contra ao menos 6 mulheres da pasta.

Na semana passada, Iranildo Silva foi exonerado do cargo de controlador geral. Mas continua na prefeitura pelo fato de ser servidor público concursado.

Com informações do MPPA e redação do JC

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Uma comentário para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *