Prefeito decreta situação de emergência em Faro por conta da seca extrema do rio Nhamundá

Publicado em por em Faro, Pará, Política

Prefeito decreta situação de emergência em Faro por conta da seca extrema do rio Nhamundá
A faceta da seca extrema na comunidade de Nova Maracanã, em Faro. Fotos: Defesa Civil de Faro

O prefeito em exercício de Faro (PA), João do Espírito Santo Pimentel Freire, o Baíca (PSD), decretou situação de emergência na área rural do município. A medida é válida por 180 dias. O documento foi assinado na terça-feira (22).

O decreto foi motivado pela seca extrema que atinge a cidade desde abril deste ano, causando a redução do nível do rio Nhamundá, dificultando o transporte fluvial, principal meio de locomoção na região.

A falta de chuvas também resultou em desabastecimento de água, impactando o acesso à água potável e gerando prejuízos sociais, econômicos e humanos. A situação levou ao isolamento de comunidades ribeirinhas, que dependem do rio para transporte e acesso à água potável.

Total de pessoas afetadas

O decreto estima que cerca de 3,5 mil pessoas foram impactadas, em comunidades como Nova Maracanã, Maracanã-Ilha, Matapi, Vista Alegre, Ubim, Marco Velho, Romão, Ariju, entre outras.

Para lidar com a situação, Baíca autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais, que atuarão sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O decreto também autoriza a convocação de voluntários para auxiliar nas ações de resposta e a realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Faro, segundo o prefeito em exercício, não dispõem de recursos suficientes para prestar assistência a todas as famílias afetadas pela crise hídrica.

Aquisição de bens e serviços

Visando garantir assistência à população afetada, o prefeito autorizou ações como a entrada em casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação, além do uso de propriedade particular em caso de iminente perigo público.

O decreto também permite a aquisição de bens e serviços sem licitação, em caráter emergencial, para atender às necessidades da população.

Comunidade de Ubim, em Faro: crise hídrica atinge centenas de famílias

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

One Response to Prefeito decreta situação de emergência em Faro por conta da seca extrema do rio Nhamundá

  • Oi bom dia entre essas comunidades está a cabeceira do urucuxi onde agente trabalha como a estiagem não conseguimos chegar até nossos trabalho porq de lá e que tiramos também o nosso sustento e como estamos na cidade sou pescadora e meu parceiro também pescar não temos como porq esta seco o xixiar somos da colônia aqui de faro também queremos ser beneficiados com esse auxílio aos pescadores que chegou até terra santa e sobre obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *