A Setran (Secretaria de Estado de Transportes) do Pará informou nesta segunda-feira que usará um sistema de cabos de aço de sustentação, como forma de restaurar o trecho da ponte sobre rio Moju, que desabou no sábado (6), após ter um de seus pilares atingido por uma balsa.
A ponte faz parte de um complexo de 4 pontes da Alça Viária, na PA-483, que liga a região metropolitana de Belém ao interior do estado.
Embora testemunhas tenham informado as autoridades sobre a queda de dois veículos no rio, até o início da manhã de hoje, nem carros. nem vítimas foram encontrados.
De acordo com o governo do Pará, o trecho destruído utilizava um sistema de pilares convencionais, com vão central de 80 metros e vãos menores, de 40 metros. O sistema de cabos de aço (chamado de estais) será usado nos 268 metros que desabaram (dois vãos de 134 metros cada).
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Dessa forma será possível eliminar quatro estruturas de pilares que, segundo o governo local, dificultavam a navegação na área.
BOMBEIROS
Ainda segundo o governo do Pará, um inquérito aberto pela Polícia Civil revela que a embarcação que colidiu com a estrutura da ponte não tinha licença para o transporte da carga – informação que foi confirmada ontem (7) pelo delegado-geral Alberto Teixeira, em entrevista coletiva na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros.
Há suspeitas de que a balsa estava com excesso de peso no momento do acidente. Além disso, segundo a Capitania dos Portos, a navegação de embarcações no local estava sendo feita fora do horário permitido.
“A quantidade da carga, de aproximadamente 2 toneladas, foi crucial para o acidente ocorrer, aliado à corrente intensa da maré naquele momento”, informou o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.
De acordo com a Capitania dos Portos, a navegação de embarcações naquela região estava proibida no horário do acidente.
Com informações da Agência Pará
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