A Doxa apresentou hoje (29) o seu primeiro estudo para vereador de Santarém (PA) baseado na acumulação de suas 3 pesquisas registradas na Justiça Eleitoral – o que soma 1.400 entrevistados no município.
A disputa por vaga, no total de 23, estão 347 candidatos. Quartoze partidos estão no páreo – MDB, REP, PL, PODEMOS, PSB, PRD, União, PDT, PSD, Avante, PP, SD, DC, e Novo, além de 3 federações PSOL/REDE, PSDB/Cidadania e PT/PCDOB/PV.
Para obter esse resultado, Doxa adotou a seguinte metodologia: acumulou as pesquisas realizadas em um único banco de dados. Em seguida, separou os candidatos citados de cada partido ou federação com seus respectivos índices somados nas pesquisas.
Depois, aplicou o quociente eleitoral e logo em seguida o quociente partidário em cima dos votos válidos da pesquisa. Com isso, identificou o potencial de cadeiras que cada partido ou federação poderá obter na Câmara de Vereadores.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Vagas por partido
Depois de saber o quantitativo de vagas para cada partido, a Doxa identificou os candidatos que seriam eleitos se a eleição fosse hoje.
Por esse primeiro estudo, o MDB faria 4 vereadores, o União Brasil faria também 4; Federação PT/PcdoB/PV faria 3, Republicanos, PP e PL fariam 2 cadeiras cada.
PSB, PRD, PDT, PSD, Avante, Solidariedade fariam 1 vereador cada.
DC, Novo, Podemos e as federações PSDB/Cidadania e PSOL/Rede não fariam nenhuma vaga no parlamento santareno.
De acordo com a análise de dados, 11 partidos e 1 federação comporiam a nova legislatura santarena por 4 anos.
Cientista político
Nas tabelas abaixo, podem ser visualizados os possíveis 23 nomes que se elegeriam a Câmara por partido agrupado.
A Doxa ressalta que esse é o primeiro estudo com essa nova metodologia.
“No decorrer da campanha, essa dança dos números pode mudar conforme o desenrolar de cada candidato na busca do voto do eleitor”, esclarece o cientista político Dornélio Silva, dono da Doxa.
As pesquisas estão o registradas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) conforme os números PA-06604/2024; PA04444/2024; PA-06600/2024.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
A maior questão deste ano é saber até que ponto os candidatos de cada partidos vão conseguir “defender” o volume de mandatos conquistados. E como se defende? Obtendo 20% do quociente. Para 2024, as regras giram em torno das figuras que baterem um quinto do quociente.
Então, resta pergunta: isso é pouco ou é muito? O quão significativo é esse patamar? Basta dizer que em Santarém, 6 vereadores eleitos em 2020 não atingiram tal marca. Em Belém, 10.
TALVEZ O PODEMOS SURPERENDA E FAÇA 1.