No blog Bilhetim
, do professor Edir Veiga:
Caso tenhamos nova eleição para o Senado no Pará, o nome mais cotado pelo campo majoritário [leia-se tendência do PT] é o deputado federal Zé Geraldo.
———————————-
Nota do blog: o Campo Majoritário reúne, no Pará, as tendências Unidade na Luta (capitaneada por Paulo Rocha) e PT Pra Valer (Valdir Ganzer, Zé Geraldo e Airton Faleiro). Zé Geraldo foi reeleito deputado federal.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Caso se confirme sua candidatura, essa hipotética nova eleição para o Senado e ele for eleito, a vaga de Zé na Câmara Federal será do médico santareno Carlos Martins (foto), por ser o 1º suplente da coligação Acelera Pará (PT, PSC, PTB, PP e PR).
Portanto, uma nova eleição em solo paraense conta com o apoio irrestrito do PT, já externado publicamente, e em particular da prefeita santarena Maria do Carmo.
Enquanto o Grupo DEM/PSDB/PPS tem 3 nomes para pré – candidatos a prefeito : Alexandre Von, Lira Maia e Helenilson. O PMDB deslancha com Zé Antonio, Zé Maria, Mauricio Corrêa e Antonio Rocha. O PT parece que só desponta com um nome e diga-se de passagem Carlos Martins. O PT pensar em investir em outros nomes e descartar todas as possibilidades do projeto político da prefeita Maria continuar de pé!
ZE GERALDO NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOOOOO
ELE E CONTRA O ESTADO DO TAPAJOS
POVO DE SANTARÉM NÃO VOTEM NELE!!!!!!!!!!
ASS:FERREIRA DE BELÉM A FAVOR DO NOVO ESTADO E PARAENSE ROXO DA CAPITAL
O NOBRE DEPUTADO ESTADUAL CARLOS MARTINS, COMO POLÍTICO……….E UM EXCELENTE MÉDICO.
não e bem assim, os nossos deputados, tem feito seus trabalhos, apresentados porjetos, captados recursos, essas coisas do parlamento. se voce lesse o IOPEA, ou mesmo o sitio da ALEPA, vc não estaria dizendo uma besteira dessa. Considero Carlos Martins, um dos mais atuantes, naquele parlamento, consulta. http://www.alepa.gov.br, e pesquisa dep. carlos martins.
1)Projeto de Carlos Martins pretende tornar trançados do Arapiuns patrimônio cultural
2)Artesanato em Balata pode virar patrimônio cultural do Estado;
INTERESSANTE ESSES PROJETOS DO DEP. CARLOS MARTINS. (EXCELENTE MÉDICO)
Sem dúvida a prefeita tem total interesse em uma nova eleição. Mas como sempre o interesse dela é em prol dela mesma e de sua família. Se o irmão tivesse sido eleito ela nem comentaria tal situação.
Santarém ganhará muito mais com o Carlos Martins se dedicando a Medicina, não tenho duvida, pois é um excelente médico ao lado de sua esposa.
Jeso,
Jader e Paulo Rocha (PMDB e PT) estão certamente jogando com as cartas que possuem, correm atrás das brechas e lacunas deixadas pela legislação do TSE para tentar reverter a decisão do STF. Argumentos jurídicos eles têm em suas teses construídas pelas mentes brilhantes de seus advogados especializados em direito eleitoral. Porém, o que me frustra é ter a consciência de que tudo isso não significa tentar fazer com que a vontade do eleitor seja respeitada, mas tentar manter o poder a qualquer custo em nome de suas individualidades e dos interesses dos grupos a que pertencem e cujos “interesses” certamente não contemplam as necessidades sociais.
O Carlos Martins deveria se contentar com a sua derrota, afinal, ela lhe mostrou que o eleitorado em Santarém precisa de motivos para crer que realmente ele seria uma boa opção política que representasse o Estado do Pará, o Oeste do Pará e Santarém. É necessário reavaliar seus métodos, seu mandato, seus assessores, a gestão de sua irmã e tudo o mais que possa contribuir para o seu crescimento político, sua representatividade perante nós eleitores.
2012 está bem aí e o meu voto avalia tudo isso.
Salvo engano o Paulo Alho, ja alugou um imóvel para o Dr. Carlos Martins voltar a consultar aqui em Santarém.
Não tenho certeza professor Jeso, mas acho que o Jusué Bengtson não renunciou ao seu mandato, ele apenas não se candidatou à reeleição. Mas o Barra Limpa tem razão quando lembra que Josué Bengtson foi apontado como um dos sanguessugas.
Essa senhora não demonstra ter juizo nenhum. Por quê ela não cuida de administrar Santarém ao invés de falar em eleição? Não vê que só o fato de ela anunciar seu apoio a um candidato já sela o destino do apoiado? Coitado do Zé Geraldo, que até parece ser um boa pessoa, mas com o apoio de Maria o bicho tá ferrado.
O Carlos Martins no meu entender já é Deputado Federal, basta pedir a cassação do deputado eleito e sanguessuga Josué Bengtson, só não entendo porque isto ainda não foi feito já que ele renunciou o mandato no mesmo período que o mensaleiro Paulo Rocha.
Bem colocado Barra Limpa.
Mas acredito que a raiz do problema, esteja na loucura das coligoçãoe partidária “estudadas” pelo chefe da casa do governo Ana Júlia: o “meia tigela” Claudio Puty.
O PT acabou coligando, entre outros, com o partido do batedor de dízimos e sanguessugas Josué Bengtson. Até pedófilos já condenados estavam nessa coligação.
Puty até que se deu bem, mas levou o governo Ana Julia e o PT a se ferrar.
O resultado palpavél está aí.
Tiberio Alloggio
Pô Ptibério vc vai culpar o Poty e a coligação pelo o fracasso da Ana Julia.
Não faça isso, acho vc um ser inteligente.
duas correçoes, a primeira a articulador, náo foi puty, e sim everaldo martins, segundo o pt coligou, com todos os que o apoiaram, ou seja, o pt foi absolvido pelo fisiologismo…
Então esse Puty é tão poderoso assim, derrubou sozinho o governo da Ana… Ha, ha, ha!
A briga de enciumada das tendências internas acrescida das disputas partidárias pelos diferentes domínios da máquina minaram o governo da Ana e, ao final, o povo fez o resto: mandou todo a turma de volta pras `bases`.
Não é bem assim, com os relatórios feitos pela CPI dos Sanguessugas, na Câmara, que recomendou a abertura de processo de cassação contra 72 congressistas – 69 deputados e três senadores – acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias. Na esteira das denúncias, dois políticos paraenses, os pastores Josué Bengtson (PTB) e Raimundo Santos (PFL), que foram citados no relatório, o que os levou a renunciar a seus respectivos mandatos para fugir dos processos de cassações. A Máfia dos Sanguessugas foi o esquema descoberto em operação deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Mas pelo que consta, o pedido de registro dele, náo foi impugnado, cabendo ao MP, essa funçao. Por isso, essa é uma esperança pifia, que eu náo me prenderia a ela para ver carlos martins deputado federal. Ja que os partidos politicos, e as coligaçoes em tempo habil, náo o fizeram, náo sei se cabe agora nessa fase, é uma boa pergunta.
Votei no deputado Carlos Martins para federal, infelizmente ele não venceu, mas penso que ele seria uma boa opção para o PT, caso houvesse eleições suplementares para senador. Apesar de não ter conquistado uma cadeira na Câmara Federal, Carlos mostrou que é bom de voto e um dos poucos políticos confiáveis do Pará. Eu votaria nele outra vez.
Desculpe amigo.
Nova eleição para senador não faz sentido. O fato de dois candidatos terem conseguido mais que 50 % dos votos me parece irrelevante pelo simples fato desses candidatos terem tido suas candidaturas rejeitadas pela nossa maior corte de justiça pelo simples fato também de serem ficha suja, ou seja pelo simples fato de não deverem sequer terem se candidatado, mas pelo simples fato se serem caras de pau e como urubus, não deixam e não deixarão nunca de ficarem batendo suas asas sujas em busca do poder e enganar os eleitores desavisados que esses candidatos se acham OS CARAS, mas não passam de CARAS DE PAU.
Bom dia
Agenor Pereira
so uma peguntinha, o nome disso e democracia, ou conveniencia?
Jeso,
É apenas uma opinião, que também não deixa de ser uma possibilidade:
Se um cidadão elegível só pode ter um registro de candidatura por eleição; e
Se as eleições são “suplementares” (e este é termo correto, e não “novas” eleições);
Podemos concluir que quem já foi candidato não poderá ser novamente, a não ser Paulo e Jáder, que foram para o mesmo cargo.
Este mesmo raciocínio levou a excluir de imediato a substituição do vice de Serra. Os cotados eram Aécio, eleito senador, e Marina, derrotada na disputa para presidente no 1º turno.
Zé Geraldo, portanto, não poderia ser candidato por já ter sido eleito no mesmo (ressalte-se) processo eleitoral.
No fundo, no fundo, acredito que a eleição suplementar não acontecerá.
Já há jurisprudência no TSE no sentido de que a invalidação definitiva dos votos dados a candidato que concorre por conta e risco, amparado por liminar, após ter seu registro indeferido, não serve para somar aos votos nulos “clássicos”, aqueles resultantes da manifestação apolítica do eleitor (quando você anula o seu voto na urna… digita 000, 999, etc).
E mais: este pessoal que sonha em poder recalcular o coeficiente eleitoral e redistribuir as cadeiras da ALEPA… podem tirar o cavalinho da chuva, porque o TSE também entende que estes mesmo votos, apesar de não serem do candidato, são da legenda.
É isso!
Mas…
Em tempos de violação da Constituição pelo próprio Supremo…
Em tempos de revisão de dogmas consolidados na jurisprudência…
Tudo é possível!
Fagner, essa tua tese jurídica é também a de Jubal Cabral Filho. E com certeza de tantas outras pessoas. Quanto à realização de uma nova eleição (ou suplementar), lembre-se: estamos no Pará.
Se dependesse do TRE paraense, Jader Barbalho e Paulo Rocha jamais seriam importunados pela Lei do Ficha Limpa. Por isso, acredito, convém não ter tanta certeza assim. A nossa salvação será, outra vez, acredito, o TSE e o STF.
a tese do advogado, é brilhante, mas só tem um ponto a ser conciderado, como fica o instituto da renunicia, caso zé geraldo queira ser candidato ao senado, nas eleiçòes suplementares, caso, hipoteticamente ocorra?
conCiderado!!!!
é falta de F1