Do leitor que se assina Francelino, sobre o post Opine. Venda de remédios em supermercados:
Quem regula o comércio de medicamentos no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma autarquia federal com autonomia para emitir Resoluções (RDCs) com peso de lei, baseadas em critérios técnicos e científicos, algo que falta na proposta do deputado, proposta esta que denomino tendenciosa à indústria farmacêutica e irresponsável para com a saúde pública.
Recentemente, obteve-se vitória quando da obrigatoriedade da prescrição e retenção de receitas para antibióticos, pela automedicação abusiva de populares e consequente resistência bacteriana a muitos de nossos fármacos.
Retroceder nesta conquista é o que acontecerá se aprovada a proposta.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ao invés de se meter sem conhecimento de causa em assuntos já dirimidos por quem tem competência, que tal os nobres deputados pensarem em ajustar os repasses do SUS às realidades locais e regionais?
Na qualidade de farmacêutico bioquímico, 37 anos de farmacêutico, 32 anos de exercício nas “Análises Clínicas” – Laboratório. Nem pensar em tal hipótese, realmente o nosso povo hipocondríaco, talvez seja o maior do mundo, pelas desenformações dos efeitos colaterais, que muitas das vezes até letal. Pelo uso indiscriminado dos fármacos; no popular remédios. Tem os microorganismos ou bactérias adquirido a ressistência bacteriana no seu código genético, com proliferação de grandes colônias com variantes de mutantes que resistem aos quimioterápicos de primeira linha tornandos-os inócuos; como se fossem o NaCl (sal de cozinha). E, os leucócitos ou glóbulos brancos (anticorpos da resistência imunológica), como se fossem simples e indefesos soldados nesta batalha de antígenos – anticorpos. Agora que temos conhecimentos tecnológicos de ponta, com o domínio do estudo da ciência celular , genoma, molecular, bioquímica e sínteses das estruturas químicas dos medicamentos ligados a saúde pública. Quem sugeriu, tal possibilidade, só sendo mais um analfabeto de pai e mãe. A sociedade sempre será evolutiva ! . Precisamos reagir, é a saúde de todos que está sendo ameaçada. Para completar esse comentário e não ser prolixo, você sabia que: A toxina botulínica é 40 milhões de vezes mais potente que o cianureto ?
Quer usufruir dos efeitos colaterais, muitas vezes danosos à nossa saúde, compremos medicamentos sem orientação de profissional qualificado.Tome antibiótico por conta própria, quero ver quando seu organismo necessitar de um combate a uma infecção severa e seu organismo não responder aos antibióticos poderosos!!!! Mais uma vida se vai!!!!!!
Inadimissível, o País regride ao tempo da PEDRA LASCADA. Nós já somos um povo hipocondríaco, compramos remédios até de maneira profilática, ou seja, vou gripar amanhã , necessito ter um medicamento à mão.Onde estão nossas autoridades de saúde, REGREDIREMOS AOS TEMPOS JURÁSSICOS!!!!!
Lembrando que as farmácias tem até dois anos para se ajustar no modelo de lojas interativa, que o consumidor entra, pega e compra os medicamentos de prateleiras, como os analgésicos. Confesso que não sei se os farmaceuticos recorreram, mas a Anvisa estava pegando no pé.