Obidense estreia como rainha no Tucuxi

Publicado em por em Sairé 2010

Foto: Jeso Carneiro/Gazeta de Santarém
Ana Karine Ribeiro, do boto Tucuxi

15 anos, natural de Óbidos, onde reside com os pais, 1,72 de altura, estudante do ensino médio (3ª série), 58 quilos. Eis algumas das credenciais de Ana Karine da Silva Ribeiro (foto), que vai estrear neste ano no Tucuxi como destaque de um dos itens mais badalados da apresentação dos botos no sairódromo, a Rainha do Artesanato.

A escolha dela para o posto ocorreu por acaso. Graças ao “olho clínico” do folclorista oficial do Tucuxi, Edy Lopes, que a encontrou numa das ruas de Santarém e, encantado com a beleza dela, a convidou para fazer teste.

Começava assim o encantamento recíproco entre a estudante obidense e o boto de Alter do Chão.

– Sou Tucuxi desde criancinha – diz, do alto de uma contagiosa simpatia.

Simpatia e gingado, aliás, são atributos que não lhe faltam. “E nem garra”, completa.

Acrescentaria mais: determinação. Pois, sem largar os estudos, vem todos os finais de semana a Santarém para participar de ensaios e apresentações públicas do Tucuxi.

Na cidade, fica na casa da irmã.

Apoio familiar, aliás, é que não lhe falta. Ao comunicar à mãe o convite recebido do Tucuxi, recebeu a seguinte resposta:

– Vai filha, arrasa!

O pai, radialista Augusto Ribeiro, também é elo dessa corrente de incentivo à nova Rainha do Artesanato do boto Tucuxi.

Sobre sua estreia no dia 11 de setembro, Ana Karine declara que vai seguir à risca o conselho maternal.

– Vou arrasar – diz, emendando um largo sorriso.


Publicado por:

6 Responses to Obidense estreia como rainha no Tucuxi

  • é com muita alegria que venho parabenizar a
    ana Karine, essa linda jovem que obidense que está no seu 3º ano como rainha do Artesanato. Nós obidenses estamos mt felizes com a sua paticipação neste evento !

  • valeu mesmo vc foi espetacular vc fez com que o nosso boto tucuxí fose mas que campeão vc é cheio de graça e muita sinpatía o seu sorisso o seu dezenbaraso transmite alegria para quem estar te asistindo amei a sua apresentacão bjssssssssssss mim add no seu orkut ok!jandersonwolf@hotmail.com

  • Penso que não é salutar fazermos diferenciações de pessoas que formam um só povo, isto é: o povo amazônida. Por outro lado, fica muito mais interessante saber-se que os rituais são realizados primordialmente pelos descendentes diretos dos borari. Entendo a preocupação dos críticos locais.

  • Inadimissível, isso. destaque de outras cidades isso é um absurdo, a festa é realizada, elaborada e criada pelos comunitários de alter, eles permitem que pessoas de fora sejam destque de botos.

    Edy Lopes, é por isso que essa festa dos boitos isso mesmo boitos não é respeitado, tão pouco apreciado por moradores e da nossa região. Eles vão buscar pessoas de fora. Valorizem as belezas naturais de Alter e Santarém, Belterra, Mojui, Boa esperança, eixo forte, Destaque tem que ser daqui. você vem dizer que aqui não tem é porque não conhece a região….

    Isso não acontece no FESTRIBAL(juruti) e Bois(Parintins), mas aqui pode. É, vão ter que aprender muito ainda.

  • Muintissimo bem amigo Edi, o Tucuxi merece talentos desse porte, acresento tambem que essa nova participante do Tucuxi junti-se ao Festa de carimbo que estaremos unindo duas preciosidades mais queridas de nossa Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *