O prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar (DEM), arrumou emprego para a irmã da atual titular da Semsa (Saúde), advogada Vânia Portela, na pasta que é comandada por sua esposa, Celsa Brito.
Jânia Azevedo Portela recebeu cerca de R$ 2 mil no mês de junho. Está lotada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Ribeirinho, vinculado à Semtras (Trabalho e Assistência Social).
— LEIA AINDA: Ministério Público abre investigação sobre nepotismo de advogada no governo Nélio
A servidora foi contratada ainda no primeiro mandato de Nélio Aguiar (2017-2020) – em julho de 2017, recebendo de salário à época pouco mais de R$ 1,3 mil.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Especialista em direito administrativo ouvido pelo BJ, qualifica essa contratação como “nepotismo indireto”.
“Esse tipo de nepotismo possui várias vertentes, todas engendradas para burlar a lei. De acordo com a Suprema Corte [Supremo Tribunal Federal], a manutenção em cargo, emprego ou função comissionados ou de confiança de pessoa que
possui parentesco com agente político do mesmo ente público configura nepotismo”, explicou.
No início deste mês, o BJ revelou que Nélio Aguiar fez uma contratação similar.
Arranjou uma vaga de procuradora do município para a advogada Anna Luísa de Sena Figueira, filha do secretário de Cultura e atual sub-prefeito de Alter do Chão, advogado Luís Alberto Pixica Figueira.
Acionado por denúncia anônima, o MPPA (Ministério Público do Pará) abriu investigação preliminar para apurar a a contratação.
Contraponto de Nélio
Procurada, a assessoria da Prefeitura de Santarém disse que “obedece a legislação vigente em todas as suas nomeações”.

Isso ai lembra a reforma administrativa do bolsolouco e do Guedes que auer acabar com o concurso publico e a estabilidade do servidor concursado, principalamente da saude e educação,, para transformar as instituições em cabide de emprego, com o nepotismo comandando o pais.
Essa versão atualizada da família “LIRA MAIA” veio com um discurso negacionista e de cumprimento das regras do jogo (só quando convém).
Eh Nélio o que é que esse pessoal te devem ou vc pra eles para vc conseguir empregar tanta gente da família desses secretários e da vereadora Alba ? Kkkkk putz quanta imoralidade desses políticos estou esperando aqui quando vierem pedir voto vou jogar essa onda de.nepotismo na cara de vcs!
Tudo competente, igual ao Sr Prefeito!
Novidade desse desgoverno. Tenho é vergonha!.
Essa Jania nao faz nada no Ribeitinho.
So faz passear
Vai pegar taca nas urnas quando lançar a mulher como candidata a deputada na tentativa desesperada de dar continuidade a suas maluquices
Prevalecendo a velha política da proteção a família, o resto que se lasque. Esse Nelio Aguiar com.essa cara de bom moço só engana os babaca, não tem palavra e gosta mesmo é desse tipo de situações complicadas e embaraçosas
Então já vou pleitear a minha vaga p assumir o cargo de professor de português de ensino fundamental de sexto ao nono ano, visto q fui aprovada no concurso de 2008. Por força de uma liminar da justiça, todos antes de mim foram chamados. Qdo chegou no meu nome, fui informada q não há mais vaga. Q devo aguardar o próximo concurso. Pode isso???
Não não pode, vá atrás de seus direitos, as secretarias estão cheias de familiares desses políticos em acordos de campanha, pois professora faça valer seus direitos e não fique de fora,garanta seu salário vc lutou e estudou pra ser contemplada com essa vaga!
“Obedece a legislação vigente”. Qual legislação? A oficial da República Federativa do Brasil, ou a da república da rapadura?
Imorais esses pestes é mulher é marido, tudo farinha do mesmo saco!