Nélio foge do debate e criminaliza movimento social, dizem em nota PT, PSOL e PCdoB

Publicado em por em Política, Santarém

Nélio foge do debate e criminaliza movimento social, dizem em nota PT, PSOL e PCdoB
Nélio Aguiar, prefeito de Santarém. Foto: Arquivo BJ

Nota, enviada ao portal BJ, “de indignação” assinada PT, PSOL e PCdoB contra o prefeito Nélio Aguiar (DEM), de Santarém (PA), por seu posicionamento no caso do lixão do Perema.

Leia a íntegra.

NOTA DE INDIGNAÇÃO E APOIO À LUTA CONTRA O LIXÃO DO PEREMA.

Desde o início desta semana o lixão do Perema sofre com incêndios que vêm prejudicando gravemente as comunidades adjacentes.

Por conta disso, as comunidades do entorno do Perema vêm reivindicando do Poder Público resolução para os incêndios e para a questão do Lixão, inclusive por meio de manifestações populares nas vias públicas.

Em resposta às manifestações, ao invés de apresentar soluções para os incêndios e para o despejo e tratamento do lixo de Santarém, a Prefeitura criminalizou três lideranças do movimento popular que foram processadas e determinado judicialmente que, caso continuem nas manifestações, pagarão multa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

É preciso deixar claro que as manifestações não são políticas. São de ordem de saúde pública. A população sofre com o mal cheiro e a produção de fumaça e gás metano diariamente.

 

Esse caso devolveu à tona a problemática do despejo e da falta de tratamento dos resíduos sólidos no município de Santarém, propiciando doenças de diversas ordens em quem convive direta e indiretamente com o Perema.

Apesar de toda a mobilização, os incêndios não foram apagados e não se sabe quem deu causa aos incêndios.

A Lei 12.305/2010, de resíduos sólidos, determina que o lixão deveria ter sido extinto desde 2020 e condições deveriam ter sido criadas para destinação final ambientalmente adequada dos resíduos.

Indica ainda que a Prefeitura deveria ter elaborado um Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, que deveria prever a parceria entre setores público e privado.

São necessárias ações concretas e eficazes quanto ao destino dos resíduos domésticos da população de Santarém.

A série de manifestações que ocorreram ao longo da semana são reflexo da falta de gestão pública quanto a este delicado assunto, e são necessárias, principalmente porque refletem a insatisfação popular, que exerce o direito de protestar por seu bem estar.

— LEIA também: Nélio dá emprego para irmã de secretária na pasta sob comando da esposa

O povo precisa ser ouvido, e seus desejos atendidos por quem os representa.

O Governo Nélio Aguiar abre mão do debate com o povo, mostrando não gostar da democracia. Ao invés disso, tenta criminalizar os movimentos sociais.

Prefeito Nélio Aguiar, não jogue a democracia no lixo!

Santarém, 31 julho 2021

Assinam:

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PC do B

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – PSOL

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT


Publicado por:

15 Responses to Nélio foge do debate e criminaliza movimento social, dizem em nota PT, PSOL e PCdoB

  • Então é isso. Sofremos muito tempo com esse Lixão aqui no perema. Todos políticos prometem resolver véspera das eleiçoes dizem coitados dos que sofrem com mal cheiro e fumaça. Levantam bandeira da causa ambiental. Daí chegam no poder, ficam 8 anos e a gente aqui esperando

  • Tomara que resolva essa situação do lixão. Deveria ser em outro lugar, pois tem muitas nascentes e cursos d’água nessa área sendo contaminadas pelo lixao

  • Sou morador do perema e tem quase 20 anos desse Lixão aqui com esses gases, mal cheiro e queimadas, fumaça. A Anos nós pedimos ajuda pra resolver e só ouvimos que vai melhorar, consertar. A quase 20 anos entra governo e sai governo mas continua com gases, mal cheiro e gases. Nessa crise econômica difícil il resolver né? A Anos atras povo do perema já até interditou curuá una por causa desses mesmos problemas.mas quando chega perto das eleições volta esse problema na midia

  • Bom, se é pra comparar, então vamos comparar: 8 anos de governo Lira Maia, somados a mais 4 do Alexandre Von e mais 5 do Nélio, lá se vão 17 anos de governos apoiados pela família Maia e nenhum.a solução para o problema do lixo. Vale lembrar que o atual lixão do Perema foi criado na gestão de Lira Maia, ou seja, foi o parente do Robozinho Judson quem criou problema. Por isso, as comparações são muito perigosas.

  • Nélio, aproveita a oportunidade, no próximo ano tem eleição para governador, faça um projeto para reciclagem do lixo produzido na cidade de Santarém, apresente ao governador Hélder, ele certamente aprovará, pois vai querer se reeleger, essa é a oportunidade, se não fizer isso és um JUMENTO e PT saudações.

  • Indignada fico eu quando lembro que na época da ana Júlia carepa governadora do PT Raimunda Monteiro chefiava Ideflor Instituto florestal do PA e maria do carmo do PT prefeita, presidente da República do PT também não fizeram nem Plano de Arborização de Santarém. Tinha muito dinheiro na época e força política nas três esferas do poder. Hoje nessa crise financeira e política do Brasil sobrou pro governo do Dr Nélio resolver.
    Pouco tempo depois Raimunda Monteiro assumiu reitoria da UFOPA com PT no poder municipal e federal e podiam ter resolvido problema do lixão do Perema. Oportunidade tiveram e muito. Nunca se viu na historia de santarem esse alinhamento de poder no municipal, estadual e federam. Mas perderam única oportunidade. Lamento muito

  • O governo que transferiu o lixao do Cucuruna para o Perema é anterior ao da Maria do Carmo. A manutenção do aterro sanitário durou os oito anos do governo do PT. Nunca houve incêndio como o atual . Foram lá, pelo menos pra ver os gases? Não foram ainda. Plano de Gestão e até mesmo a tentativa de empresa privada fazendo coleta seletiva, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem foi feito sim, na época. Qualquer tempo é tempo de continuar o que está iniciado. De melhorar, de consertar, se necessário, de melhorar. Mas afrouxar não resolve. Ou recorrer pro judiciário, também não. Piora. Olhando pro passado , é só retrocesso. Coitado. E coitados dos que sofrem com o mal cheiro e a fumaça. Estamos indignados. E lutando.

  • Vejo esta Lei 12.305/2010 do governo Maria do Carmo do PT determinando a extinção do Lixão e plano de gestão de resíduos sólidos. Porque o PT nos oito anos de governo não fez??? Essa lei é do governo Maria do Carmo do PT. Ana Júlia carepa era governadora pelo PT e presidente da República PT também. Tinha dinheiro e poder e não fizeram. Perderam oportunidade. Nem o plano diretor fizeram. Fazem essas leis sem plano e nem diagnóstico. Fizeram apenas leis determinando futuros governos assumirem. Agora assinam manifesto.

  • Por enquanto São Pedro deu uma ajuda para amenizar a situação, mandou chuva desde a madrugada até às nove horas da manhã.

  • O governo do PT governou santarem por 8 anos e governo maria do carmo nunca elaborou plano de gestão de resíduos sólidos pra Santarém. Lideranças da elite petista do governo de maria do carmo viajaram pra alemanha dizendo ser viagem pra resolver problema do lixão e clima, militantes petistas funcionarios da prefeitura na epoca de maria foram pro canadá pra resolver. NUNCA FIZERAM NADA. NEM PLANO DE RESIDUOS SOLIDOS. Só viagem mesmo. E comunidade do perema até hoje sofrem as consequencias da degradaçao ambiental. Lula e Dilma governaram 15 anos e nem plano de residuos solidos o governo local da epoca petista fez. Mas adoram criticar e nao olham para o proprio umbigo

    1. O governo que transferiu o lixao do Cucuruna para o Perema é anterior ao da Maria do Carmo. A manutenção do aterro sanitário durou os oito anos do governo do PT. Nunca houve incêndio como o atual . Foram lá, pelo menos pra ver os gases? Não foram ainda. Plano de Gestão e até mesmo a tentativa de empresa privada fazendo coleta seletiva, tratamento de resíduos sólidos e reciclagem foi feito sim, na época. Qualquer tempo é tempo de continuar o que está iniciado. De melhorar, de consertar, se necessário, de melhorar. Mas afrouxar não resolve. Ou recorrer pro judiciário, também não. Piora. Olhando pro passado , é só retrocesso. Coitado. E coitados dos que sofrem com o mal cheiro e a fumaça. Estamos indignados. E lutando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *