Em 4 cidades do Pará foram aplicadas doses vencidas da AstraZeneca, revela site
A vacina vencida foi aplicada em 4 cidades paraenses, segundo reportagem do site Metrópoles. Foto: Reprodução

Doses vencidas da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 foram aplicadas em 4 cidades do Pará, segundo reportagem publicada pelo site Metrópoles, de Brasília. No país, 1.254 pessoas de 160 cidades receberam o imunizante de lotes cuja data de expiração já tinha passado.

No Pará, as pessoas que receberam vacina vencida somam 6. Elas são de Belém (1), Faro (1), Igarapé-Miri (1) e Floresta do Araguaia (3).

— LEIA AINDA: Governo cobra da Vale medidas no Pará de prevenção contra variante indiana da covid.

 

Segundo a bula da vacina no site da Anvisa, a validade do imunizante é de seis meses a partir da data de fabricação, e o produto não deve ser usado após o prazo previsto. “Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original”, diz o documento oficial.

De acordo com o registro no Ministério da Saúde, o lote 4120z001 foi autorizado para ser distribuído em 24 de fevereiro e vencia em 29 de março. A maior parte dos casos de aplicação de vacinas vencidas mapeados pela reportagem do Metrópoles se refere a esse lote.

Para a epidemiologista Carla Domingues, o problema da aplicação de vacinas vencidas é a possível perda de eficácia do princípio ativo. “Em princípio, um dia, dois dias, uma semana, não vai fazer diferença. Mas isso é teoricamente, e essa aplicação, se houve, não deixa de ser erro de procedimento, que não deve se repetir”, afirmou.

Explicou ainda que, como no caso em que grávidas e crianças foram vacinados por engano contra a covid-19, o indicado é que as autoridades acompanhem a saúde das pessoas durante algum tempo. “Por segurança. Em princípio, não há riscos à saúde, mas a chance de alguma perda de eficácia.”

Neste link, leia a reportagem na íntegra.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Em 4 cidades do Pará foram aplicadas doses vencidas da AstraZeneca, revela site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tatiana disse:

    Pela fé… como pode um negócio desses, um ERRO GRAVÍSSIMO, UM ATENTADO CONTRA A VIDA HUMANA.. Já não basta o Caso dos RESPIRADORES COMPRADOS X DEVOLVIDOS X COMPRADOS NOVAMENTE.. Agora esse da VACINA…
    Por favor! Mais Respeito com os Paraenses

  • manuel disse:

    Enquanto tivermos “barbeiros’ ocupando cargos para profissionais, esses “equívocos” acontecerão sempre.

  • Beto Lima disse:

    Até onde chegamos….