Hospital referência no tratamento de covid-19, o HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas), em Santarém (PA), tem 15 funcionários infectados pela doença – e por isso afastados do trabalho.
Os números, contabilizados nesta terça-feira (12), são do próprio hospital, que possui no seu quadro de pessoal cerca de 1.400 funcionários.
O HRBA é estadual, com gestão terceirizada entregue à Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar), OS com sede em São Paulo.
Funcionários ouvidos pelo Blog do Jeso, sob condição de anonimato, revelaram que o número de casos, entre suspeitos e infectados, supera a 35. E que o hospital não estaria prestando o devido acompanhamento desde o estágio leve até a confirmação da doença.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Não existe monitoramento. O hospital simplesmente manda o funcionário infectado ou com suspeita de coronavírus para casa, estabelece o prazo da quarentena e marca o dia do retorno às atividades”, disse um dos denunciantes.
“Nesse período de recuperação em casa, a pessoa doente ou com suspeita da doença é praticamente abandonada pelo hospital”.
Ministério da Saúde
O HRBA nega a denúncia. Afirma que adota o protocolo de atendimento, recomendado pelo Ministério da Saúde, para casos de profissionais de saúde suspeitos com a covid-19.
“Desse modo, todos os profissionais que apresentam sintomas gripais são imediatamente afastados do trabalho e acolhidos pelo serviço assistencial para realização de exames. Durante o afastamento, o profissional é acompanhado pelo Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho”, explica.
Conforme a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) de Santarém, em boletim epidemiológico nesta terça-feira, o município já soma 223 casos de covid-19, dos quais 17 resultaram em morte. 56 foram recuperados.
O HRBA abriga, ainda segundo a Semsa, 21 pacientes: 16 em UTI’s (Unidade de Tratamento Intensivo) e 5 internados na “área clínica”. Há ainda 1 paciente com a doença no hospital de campanha (Parque da Cidade) e 128 em isolamento domiciliar.
Na tarde de ontem, um dos mais conhecidos pacientes que estava no HRBA há 40 dias recebeu alta e voltou para casa. Luís Alberto Pixica Mota, 57 anos, secretário de Cultura de Santarém, é a 23ª pessoa recuperada pelo hospital.
LEIA também: Coronavírus: secretário de Cultura recebe alta e retorna à sua casa ainda hoje
Deixe um comentário