
Os médicos que prestam serviços ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 em Santarém (PA) resolveram cruzar os braços e não trabalhar a partir deste domingo (10) por conta de salários atrasados. Eles estão sem receber desde abril, segundo apurou o BJ.
Ao todo, estão lotados no Samu, 6 médicos, que trabalham em regime de plantão, e mais o responsável técnico pelo setor, o também médico Jornes Pontes, cujo salário fixo é de R$ 12 mil.
— LEIA AINDA: Não quer calar: Nélio não deveria exigir vasectomia de seus secretários?
Em abril, a folha de pagamento dos médicos – não paga pela OS (Organização Social) responsável pela gestão do Samu 192, o Instituto Mais Saúde – somou R$ 72 mil. Resultado de 60 plantões contabilizados naquele mês, ao preço de R$ 1 mil por cada plantão de 12 horas.
— ARTIGOS RELACIONADOS
As duas ambulâncias disponibilizadas para o plantão diurno do Samu 192 deste domingo estão desfalcadas de médico.
A terceirização das principais unidade municipais de saúde pública em Santarém foi implantada pelo prefeito (e médico) Nélio Aguiar (DEM) em 2018. A iniciativa dele fracassou com a OS IPG (Instituto Panamericano de Gestão) e agora tenta, também sem sucesso, com o Instituto Mais Saúde.
Procurada pelo BJ, a OS responsável pela gestão do hospital Dr. Alberto Tolentino Sotelo, UPA 24h, unidade 24h Nova Republica, unidade 24h de Santarenzinho, unidade 24h Alter do Chão e Samu disse que “o médico coordenador da unidade [Jornes Pontes] está no plantão de hoje” e que “mais dois médicos atenderão nos plantões seguintes”.
“O atendimento do Samu não paralisou”, assegurou a OS.
“É importante esclarecer que questões financeiras ou relativas a pagamentos estão sendo tratadas diretamente com a Secretaria de Saúde de Santarém. Nesse sentindo, faz se saber que as pendências serão regularidade a partir do dia 20 de julho’, ressaltou.
Raio X do Samu neste domingo: médicos ausentes
→ Ambulância 1 (Tipo USB, Unidade de Suporte Básico): fora de serviço, pois se encontra em conserto (manutenção);
→ Ambulância 2 (USB): também fora de serviço (manutenção);
→ Ambulância 3 (USB) – Equipe deste domingo: Maurício Magalhães (técnico em enfermagem); Adailson Silva e Edvaldo Cordeiro (condutores socorristas);
→ Ambulância 4 (USA, Unidade de Suporte Avançado) – Tiago Tapajós (enfermeiro), Ivaldo Portela e Maria Elza (técnicos em enfermagem); Rudney Lemos (condutor socorrista); Médico: não tem.
→ Ambulância 5 (USB): também fora de serviço (manutenção).
→ Motolância: Maurício Magalhães (técnico em enfermagem).
— Atualização: Essa matéria foi atualizada às 7h11 do dia 12/07/2021, para inclusão do contraponto do Instituto Mais Saúde.
O coordenador do SAMU enfermeiro Josiel e só elogios ao melhor prefeito Nélio Aguiar.
Agora ele vai dizer que o prefeito não é bom?
Jeso vc tem que fazer uma entrevista e perguntar pro Josiel se ele acha que o governo da gestão Nélio Aguiar e bom, deixando os salários atrasados do SAMU.
É o que ele acha da ação do prefeito sendo ele médico?
E gestor do município.
O Nélio Aguiar se caga de medo desse tal enfermeiro porque será? Kkkkk esse cara joga pra cacete pra se manter no páreo doido de vontade de ser vereador kkkkkkk e ainda tem gente que caí na conversa