Técnica de Enfermagem de 39 anos é a 1ª no Pará a receber vacina contra covid-19

Publicado em por em Saúde

Técnica de Enfermagem de 39 anos é a 1ª no Pará a receber vacina contra covid-19
Shirley Maia, de 39 anos, recebeu a primeira vacina contra covid-19 no Pará. Foto: Jader Paes/Agência Pará

Técnica de Enfermagem, Shirley Maia, 39 anos, foi a primeira paraense a receber a vacina contra a covid-19 no estado. Para ela, que trabalha há 8 meses no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, é um alívio ser vacinada.

“Eu escolhi ser técnica de Enfermagem porque queria ajudar as pessoas e me sinto privilegiada e aliviada em ter sido vacinada hoje”, afirmou.

 

Mais 2 profissionais de saúde que atuam na linha de frente também foram vacinados: a técnica de Enfermagem Marielza Monteiro, 57 anos, que também atua no Hospital de Campanha do Hangar, e o enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que é servidor de Ananindeua.

As primeiras vacinações foram realizadas às 7h desta terça-feira (19), no Hangar – Centro de Convenções, onde está instalado o Hospital de Campanha de Belém, durante a coletiva de imprensa com o governador Helder Barbalho.

As 173.240 mil doses da vacinas chegaram em Belém às 23h de segunda-feira (18). Desse total, 48.680 serão destinadas à população indígena, e o restante será direcionado para profissionais em saúde que atuam na linha de frente no combate a covid-19 e idosos, que vivem em instituições de longa permanência.

→ LEIA também: Amazônia brasileira: o espaço de negligência nos trópicos. Por Joanderson Mesquita

O Governo do Pará já está executando a logística para que as vacinas cheguem hoje ainda em todos os 144 municípios.

“Preciso registrar que os esforços estão sendo feitos para, ainda nesta terça-feira, ter todas as regiões com vacina, todos os municípios já estão informados para se articular. O Governo do Estado vai colaborar nas localidades com maior dificuldade logística, como é o caso dos municípios do Marajó e da Calha Norte, para fazer a vacina chegar nas localidades”, garante o governador.

A distribuição das doses para os municípios começou na madrugada desta terça-feira (19), às 3h

Fases da vacinação

1ª Fase: Trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

2ª Fase: Profissionais da segurança pública na ativa; idosos a partir de 60 anos de idade; e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);

4ª Fase: Trabalhadores da educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

 


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *