PM deve instalar novo batalhão em Santarém até dezembro, prevê coronel

Publicado em por em Segurança Pública

PM deve ativar novo batalhão em Santarém até dezembro, prevê coronel
Coronel Leão Braga conversa com militares do CPR-I

Em visita a Santarém, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Pará, coronel Leão Braga, esteve reunido no último dia 8 com militares do Comando de Policiamento da 1ª Região (CPR-I) – que abrange também os municípios de Monte Alegre, Almeirim, Alenquer, Oriximiná, Juruti, Óbidos, Prainha, Terra Santa, Faro, Curuá, Belterra, Mojuí dos Campos – para discutir instalação do 35º BPM e da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME).

A agenda de compromissos do coronel Braga no município começou no dia 7, por conta do desfile cívico-militar realizado na avenida Tapajós. Na sequência, ele visitou a área onde se pretende instalar o 35º BPM.

Depois de conferir de perto a área, hoje ocupada pela 5ª Unidade Regional de Educação, o coronel Leão Braga afirmou que as instalações físicas são adequadas, mas vão necessitar de algumas intervenções.

“O prefeito Nélio Aguiar se mostrou motivado a nos ajudar nesse processo. Assim sendo, vou levar essa demanda ao comandante geral para que tenhamos uma definição sobre o assunto. Acredito que na melhor das perspectivas, até dezembro teremos ativado o 35º BPM, e no decorrer deste mês já iniciaremos a instalação da 2ª CIME”, avaliou o coronel.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente, o Comando de Policiamento da Primeira Região (CPR-I) atende a 13 municípios do Baixo Amazonas, compreendendo uma população total de 710.861 habitantes. O 3º BPM contempla a população de Santarém e também de Belterra e Mojuí dos Campos, atendendo 330 mil pessoas.

De acordo com o comandante do CPR-I, coronel Heldson Tomazo, com a efetivação de mais um batalhão, o efetivo de policiais deve ser dividido e setorizado.

“O 35º BPM irá atender a área leste da cidade, além dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. Já o 3º BPM ficaria com toda a área oeste, área central, além da região do Lago Grande. Dessa forma, vamos setorizar o atendimento, ou seja, o policial vai atuar em uma área menor e, consequentemente, estará mais perto do cidadão”, defende.

POR DECRETO

A respeito dos trâmites burocráticos para a instalação do batalhão e da companhia independente, o chefe do Estado do Maior da PM explicou quais serão os próximos passos.

“Em termos burocráticos, foi feita a doação de um terreno que pertence à Secretaria de Educação do Estado. Esse trâmite já está sendo conduzidos em Belém pelo Comando Geral. Vamos avaliar se juridicamente está tudo dentro das normativas que a Secretaria de Administração cobra para que a gente possa passar este terreno para o nosso patrimônio. Em seguida, vamos partir para a reforma do prédio e aquisição de mobiliário”, reiterou o coronel.

Competirá ao governador Simão Jatene, mediante decreto, autorizar a criação do 35º BPM e da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais.

Com informações da Agência Pará

Leia também
Pistoleiro foi preso de madrugada na fila do embarque para São Paulo


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *