
Em solenidade militar realizada na sede do Comando da Corporação, em Belém, a Polícia Militar do Pará celebrou 203 anos de serviços prestados à sociedade paraense, na manhã desta segunda-feira (27). O evento contou com a participação do governador, Helder Barbalho, homenageados e convidados. Durante a cerimônia, foi oficializada a promoção de 2.889 militares, sendo 185 oficiais 2.704 praças da PM.
— LEIA AINDA: Subtenente da Polícia Militar é encontrado morto dentro de residência, em Santarém.
Na oportunidade, também foi entregue a comenda mais importante da corporação com a concessão da Medalha Coronel Fontoura, sendo 17 entregas no grau Comendador; 272, grau Cavaleiro. A comenda é para agraciar personalidades civis e militares com serviços notáveis à Polícia Militar do Pará, contribuindo para o seu desenvolvimento e prestígio no âmbito nacional e estadual.
Durante a solenidade, a instituição lançou oficialmente o Anuário da Polícia Militar do Pará 2019/2020. A publicação faz um balanço das ações da PM na primeira metade da atual gestão, passando pela redução histórica dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s). Há também o registro das importantes aquisições de equipamentos feitas pela PMPA, neste período, e os destaque do processo da integração da corporação com a sociedade.
— ARTIGOS RELACIONADOS

“É fundamental que nós possamos prestar contas para a população, agir com transparência naquilo que o sistema de segurança pública, particularmente, a Polícia Militar está fazendo em favor de cada cidadão. Festejo estes 203 Anos da Polícia Militar do Estado do Pará. Uma corporação fundamental para trazer paz para nossa população. É um momento de mais este ano a PM poder ampliar o seu efetivo com concurso público, investindo em viaturas e políticas de fortalecimento da instituição”, disse Helder Barbalho.
— CONFIRA: Governo Bolsonaro volta atrás, e libera vacinação para adolescentes em todo país.
Aos 203 anos, a PM do Pará alcança melhorias importantes, tanto para o aperfeiçoamento da segurança pública, desenvolvida diariamente nas ruas, quanto para as condições de trabalho dos policiais militares.
É o que mostra a redução de 19% na ocorrência de crimes violentos no Estado, comparando-se os anos de 2019 e 2020, este último também marcado pelas ações de enfrentamento da covid-19 pelos policiais militares nas ruas.
O resultado expressivo na segurança pública é graças ao forte investimento feito pelo Governo do Estado, que tornou possível, por exemplo, a realização de concursos públicos, com 2.405 vagas para os cargos de oficiais e praças; aquisição, somente este ano, de 700 motocicletas, 6.180 coletes balísticos e 227rádios comunicadores; expansão do Projeto de Supervisão Militar Educacional (Sume); criação do Projeto Habitacional de Segurança Pública nos municípios de Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém; e reajuste salarial das praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militares.

Com informações da Agência Pará
Deixe um comentário