Com 1.985 votos, o que corresponde a 0,405 da paridade entre os 3 grupos de eleitores da instituição (professores, alunos e técnicos), a chapa encabeçada pela professora Aldenize Xavier venceu a eleição para reitoria da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará). A consulta prévia foi realizada nesta sexta-feira (26).
Atual vice-reitora, Aldenize Xavier tem como vice na chapa Novos Sonhos Solange Ximenes. Três candidaturas participaram da eleição – a terceira do tipo realizada na história da universidade com sede em Santarém (PA).
— Confira: TRT8 empossa juízes titulares em Itaituba, Xinguara, Redenção e Laranjal do Jari.
A chapa 1, Evolução: Ação Ufopa, composta por Jarsen Guimarães (reitor) e Flávia Garcez da Silva (vice), teve 872 votos (com 0,265 na paridade por grupo). Já a chapa 3, Ufopa para Todos, composta por Edilan Quaresma (reitor) e Carla Ramos (vice), recebeu 1925 votos (com 0,321 na paridade por grupos).
— ARTIGOS RELACIONADOS
O mandato das vencedoras é de abril de 2022 a abril de 2026.
O resultado da consulta prévia e informal deverá homologado em reunião do Consun (Conselho Universitário), instância máxima da Ufopa, no dia 7 de dezembro. Nesse mesmo dia, será constituído o colégio eleitoral no Consun para votação e escolha dos nomes que irão compor a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para escolha do novo reitor ou reitora.
Por esse sistema de consulta já foram eleitos Raimunda Monteiro/Anselmo Colares, Hugo Diniz/Aldenize Xavier e, agora, Aldenize Xavier/Solange Ximenes.
A Ufopa é a maior instituição pública de ensino superior do interior da Amazônia.
Deixe um comentário