Publicado em por em Uncategorized

O artigo Deus, abençoai o Estado do Tapajós suscitou o comentário a seguir, da leitora que se assina SSSilva: Paulo Paixão, Cumprimento-o e o felicito pelo escrito acima. Adoraria o fazer pessoalmente o cumprimento acima de tão feliz e satisfeita em ler em um texto só, um misto de inteligente crítica, e sutil e doce […]

O artigo Deus, abençoai o Estado do Tapajós suscitou o comentário a seguir, da leitora que se assina SSSilva:

Paulo Paixão,

Cumprimento-o e o felicito pelo escrito acima.

Adoraria o fazer pessoalmente o cumprimento acima de tão feliz e satisfeita em ler em um texto só, um misto de inteligente crítica, e sutil e doce poesia, esclarecimento necessários, precisão geográfica e… desabafo clamando merecido reconhecimento a favor de nosso sonho como oeste paraense que também sou.

Três palavras me fizeram lê-lo. Palavra que me transmitem amor, sonho, esperança de dias melhores, trabalho, carinho, realizaçao pessoal-profissional-acadêmica, palavras que me transmitem saudades de voltar, saudades de deixar, orgulho em fazer parte, orgulho em ser de lá, orgulho em vir a passar ser.

Essas palavras são: Santarém, Juruti e Estado do Tapajós. Onde quer que estejam sempre me tomarão o devido respeito e atenção para uma gostosa leitura.

Que o Tapajós, no menor espaço de tempo, deixe de ser apenas o rio maravilhoso e lindo de minha cidade, que já acarreta nisso infinitos elogios pelo mundo a fora dispensando ser citados aqui pois bons observadores o reconhecem nas melhores literaturas da região que circulam nacionalmente, mas seja sim e logo, TAPAJÓS O MAIS NOVO ESTADO BRASILEIRO.

Deixando de lado, a dependência política, o esquecimento favorecido geograficamente, deixe de lado a falta de respeito de boa parte (pois merecemos resguardar muitos) dos conterrâneos paraenses belenenses, e que no lugar desse destrato, nos reconheçam orgulhosamente como ex-parenses um dia.


Publicado por:

2 Comentários em Orgulhosamente ex-paraense

  • Só voto a favor se Juruti for a capital, e vcs de Santarém vão querer ser novo Estado se Juruti for a capital ou outro municipio?

    1. MEU CARO, JURITIENSE. GOSTARIA QUE ENTENDESSES QUE PRIMEIRO TEMOS DE LUTAR PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS. PRECISAMOS ESTAR UNIDOS PARA ISSO. QUAL CIDADADE SERÁ A CAPITAL. ISSO TEM DE SER DISCUTIDO QUANDO O ESTADO FOR CRIADO. OS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHE TEM DE SER OBJETIVOS E BASEADOS, SOBRETUDO, EM INDICADORES SOCIO-ECONÎMICOS, DE INFRAESTRUTURA, GEOPOLÍTICA E DISCUTIDOS DEMOCRATICAMENTE ENTRE OS ENTENDES FEDERADOS (SIM OS OS MUNICÍPIOS SÃO ENTENDES FEDERADOS SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO DE 1988).
      CREIO SINCEREAMENTE QUE SANTARÉM REUNE OS PRINCIPAIS INDICADORES PARA SER A CAPITAL ALÉM DE TER MAIO FORÇA POLÍTICA. SE NÃO FOR ISSO SERÁ CONSEQUÊNCIA DELIBERAÇÃO DEMOCRÁTICA.
      PORÉM GOSTARIA QUE SOUBESSES QUE TODOS OS MUNÍCIPIOS DA REGIÃO OESTE SÓ TEM A GANHAR COM A CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS: INCLUINDO JURUTI.
      HOJE O JURUTIENSE TEM DE VIAJAR QUATRO DIAS DE BARCO PARA CHEGAR À CAPITAL DO SEU ESTADO. NO MESMO DIA COM O TANSPORTE MAIS LENTO (O BARCO) CHEGARÁ ÀS CIDADES MAIS COTADAS PARA SEREM A CAPITAL DO ESTADO DO TAPAJÓS. PELA MAIOR PROXIMIDADE DO GOVERNO MAIS INVESTIMENTOS PODERÃO SE FEITOS E A BOA GOVERNANÇA PODERÁ SER REALIZADA.
      É HORA DE UNIÃO E NÃO DE UMA DISPUTA, QUE SÓ NOS LEVARÁ AOS DESGASTE E À DEPENDÊNCIA GOS GOVERNOS ENCASTELADOS EM BELÉM QUE SEMPRE ABANDONARAM NOSSA REGIÃO, INCLUINDO JURUTI, CUJO DESENVOLVIMENTO SÓ ESTÁ SENDO POSSÍVEL TENDO VISTA A EXISTÊNCIA DOS DIVIDENDOS DO PROJETO DE EXPLORAÇÃO DE BAUXITA REALIZADOS RECENTIMENTE.

      UNA-SE A TODOS QUE ACREDITAM NESSA LUTA PELO TAPAJÓS: ESSA LUTA É COLETIVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.